Reciclando a vida



A charge acima, vi no blogue do Fábio (Bar do Smoke) - Se o homem pode se suicidar, o peixe também pode - e fiquei pensando em quantas coisas fazemos errado, sabendo que é errado, mesmo assim fazemos. Tadinho do peixe!

Veja o caso dos fumantes; a maioria sabe que fumar é errado. Mas, e os ecologistas fumantes? Eu, heim?

Quando Heráclito de Éfeso enunciou que no mundo não há nada permanente, exceto as mudanças, isto por volta de 340 antes de Cristo, não poderia dizer algo tão mais atual, se o nosso papel é assumir o problema ao qual somos os principais responsáveis.

Vivemos impasses de segurança nacional, acha que estou exagerando? Por exemplo: Centros de previsões metereológicas do mundo todo, dão previsões contínuas aos Ministérios de Defesa, porque? Porque há uma preocupação de que as mudanças climáticas provoquem guerras e problemas globais de segurança. Espera-se conflitos em relação a água, porque a mudança não será somente na temperatura, mas também na localidade, intensidade, qualidade e frequência das chuvas.

As previsões para o futuro da Amazônia ainda não chegaram a um consenso, mas todas mostram um aumento na temperatura da floresta e por causa do aquecimento global, teremos um aumento extra de gás carbônico na atmosfera. Porém a uma certa temperatura, essa situação se inverte e em vez de absorver, a atmosfera libera mais carbono. Nas queimadas, os aerossóis que vão para a atmosfera, criam uma sombra, impedindo a entrada dos raios solares. Captou?

Se não há consenso, somente indicações e fazendo uma analogia entre queimar árvores e queimar cigarros, eu diria que não se pode dizer que o cigarro dá câncer, mas quem fuma tem maior chance de desenvolver o câncer. Então, deixaremos queimar as árvores para ver no que vai dar?

A variação do clima flutua em ciclos e já estamos além do limite esperado das estações do ano, do calor e do frio. Não sabemos como o ser humano irá se adaptar, porque a tecnologia somente descreve sistemas físicos. Porém não pensem que isso demora a acontecer, as mudanças ocorrerão em nosso tempo de vida e no futuro, elas serão ainda mais acentuadas e rápidas.

Toda essa discussão política em torno da Amazônia é fundamental, porque o desafio dos cientistas dependem de políticos. As soluções para resolver os problemas do aquecimento global dependem de esforço político global, muito trabalho, investimentos e se, no caso do Brasil, o governo brasileiro não tomar as rédeas da situação, haverá de ter uma "cooperação" internacional. Isto não quer dizer entregar a Amazônia, vejam bem, se o governo brasileiro não assumir a responsabilidade por aquele território, no futuro não existirá Amazônia, existirá um grande problema global.

Virão dizer que o governo brasileiro não é responsável pelo que países desenvolvidos causam de impacto ambiental, mas pelo protocolo de Kyoto, o país que reduzir as emissões de poluentes, poderá usar esse fato a seu favor para lançar créditos de carbono e investir em compensações, o que pode ser traduzir em investimentos para o Brasil.

Se o governo brasileiro não faz, leva puxão de orelhas. Afinal, Lullinha participa de todas essas convenções globais pra quê? Não adianta querermos impor soberania, se não cumprirmos os acordos firmados perante a comunidade global. Não vivemos um filme de ficção científica e certamente os fatos científicos não serão muito mais interessantes no futuro.

Ah, os fumantes ecologistas! Taí um bom personagem para os programas de humor.

"Os fornos que secam as folhas de tabaco são alimentados à lenha: florestas inteiras são devastadas para obtenção desta madeira.
Para cada 300 cigarros produzidos, é sacrificada uma árvore, ou seja, o fumante de um maço de cigarros por dia consome uma árvore a cada 15 dias.
A plantação de fumo emprega grande quantidade de agrotóxicos que intoxicam as plantações, poluem o solo, a água e o ar, além de causar câncer nos fumantes.
Defenda a natureza e previna o câncer, eliminando o hábito de fumar" (ABCâncer)

E dia 31 de Maio - Dia Mundial sem tabaco

Nando Damázio e a Nana organizam uma blogagem coletiva sobre anti-tabagismo. Confirme a sua participação!

Quer ganhar uma sacola Ecoblogs?



É só ir ao Blogue Sturm und Drang, da Denise Rangel e responder à pergunta: “Por que você leva sua sacola retornável às compras?” no sistema de comentários. Aproveite vote também na enquete que fica na coluna lateral direita do blogue. Serão sorteadas 3 sacolas no Sábado, dia 31 iguais a da foto acima.

Como disse no início da postagem, vamos assumir o problema ao qual somos os principais responsáveis, adotando atitudes ecoconsistentes.

Beijus,

29 comentários :

  1. Oi Luma!

    Feliz com sua visita, viu?!
    :)

    Claro que somos responsáveis por tudo que nos diz respeito, mas costumamos culpar o outro, aquele lá longe, aquele que aparece mais, aquele que se expõe, aquele que certo ou errado faz alguma coisa enquanto encobrimos nossas falhas...
    E assim é com tudo...
    Bem, já fiz meu post sobre a blogagem coletiva e vou participar sim.
    Até lá!

    Beijos, Mel

    ResponderExcluir
  2. Luma, um belo texto para reflexão. As vezes fico pensando se devo falar sobre tudo o que sei em relação ao que acontece hoje com a Terra, inclusive com a degradação do meio ambiente, etc. É tanta coisa que dá para escrever um livro. E é inevitável ! Não dá mais para reverter, mesmo que quiséssemos. Só um muito pequenino exemplo. Na Europa, nas regiões que tiveram queimadas nos últimos 5 anos, 30% das plantas que nasceram naquelas regiões não fazem mais fotosíntese, ou seja, não são capazes mais de transformar gás carbônico em oxigênio...

    ResponderExcluir
  3. Luma, excelente texto pra refletir, tb devo participar dessa blogagem coletiva.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tudo de bom...Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:58

    Puxa, Luma, o dia foi cansativo hoje. Ainda nem postei pro debate de amanhã lá no Faça, mas tenho que apoiar esta iniciativa de divulgar a causa verde e conscientizar mais pessoas.
    Ah, e obrigada por divulgar a enquete!
    vou te mandar um email.
    beijo,menina

    ResponderExcluir
  6. com prazer, no dia 31 de maio, vou comemorar 10 anos sem a fumaça do cigarro e suas 4720 substâncias tóxicas.

    obrigada pela visita. bem lembrado, charlotte von mahlsdorf é a cara do paulo autran!

    um abraço

    ResponderExcluir
  7. Somos muito contraditórios e nem sempre preservamos a qualidade de vida. Falta muita conscientização.

    PS. Começar o dia com uma visita simpática como Você é muito bom. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a visita, Luma, pois sabes a grande admiração que tenho por você, não só por sua inteligência e grande capacidade explorar todos os assunto, inclusive esse do post de hoje, excelente abordagem.
    Você não imagina o quanto eu sou fã dessa juventude que é sua e dos meus também, pois tenho filhos até que mais velhos que você, parabéns e parabenise seus pais também, por tão bela filha.
    Minha linda, gostaria de colocar também lá em casa o banner dos cigarros que você disse e acabo de ver, mas não sei se posso...gostaria da sua opnião.
    E também gostaria de colocar seu Banner em meu blog, me indique por favor onde está, já procurei mas não encontrei, sabe como é, Vovó é meio devagar,rsrsr...
    Que continue te abençoando sempre e sempre, para que nos dê sempre a felicidade de permanecermos juntos.

    PS::- gostaria também de participar da Blogagem Coletiva do Meio ambiente, será que dá tempo?

    Nossa desculpe me alonguei!!!

    Beijos!

    Rô!

    ResponderExcluir
  9. Luma

    Aho que é da natureza humana,não acreditar nós problemas que ja estão ai batendo em nossa porta,creio que a hora de se fazer alguma coisa para minorar essa situação é
    agora.

    Abç

    ResponderExcluir
  10. Anônimo14:21

    Luma, acho que é bem a condição do ser humano: faça o que eu digo, não faça o que eu faço. Fumante ecologista representa bem este axioma. Já fumei bastante mas nunca fui ecologista...rs... adotei atitudes ecologicamente corretas mas nada disso de GREENPEACE... Deus me livre!...rs. Hoje não fumo mais por uma questão de consciência mesmo, pois não vi sentido em ficar dependente de qualquer coisa. E tem dependente de todo tipo por aí: cigarro, álcool, sexo, comida, sucesso e a lista vai longe...rs. Sou a favor da campanha anti-tabagismo e espero que a sociedade perceba logo que, atualmente, o álcool está matando mais do que o cigarro. Espero também que o Lula sancione a lei que proibe terminantemente que pessoas dirijam com qualquer nível de álcool no organismo e que deve ser sancionada por estes dias. Chega da conversa mole de que dois copos de cerveja não fazem mal nenhum... tremenda desculpa esfarrapada. Tem gente que com uma dose já fica completamente doida.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. A questao e que nem sempre reconhecemos que somos cheios de falhas e vicios. Claro, que ate que começe a nos afetar. Otima postagem Luma. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Belo texto e louvável iniciativa da blogagem, me deu até vergonha, pois sou fumante incorrigível...

    Beijo e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  13. Olá Luma!

    Obrigada pelo retorno.
    Meu email é rowsouza@yahoo.com.br
    O tamnho pode ser o mesmo que o seu.
    Beijos e muito obrigada!
    Rô!

    ResponderExcluir
  14. Ai, que vergonha...
    Sou um "biólogo fumante".
    Não tenho nem cara pra participar da blogagem coletiva...
    Beijos envergonhados!

    ResponderExcluir
  15. Luma minha blogueira madrinha
    Excelente texto, essa blogagem é muito propícia,tentarei participar, mas estou meio fora de combate.
    Passei para lhe agradecer tantas manifestações de carinho, em momento tão difícil.
    Muito obrigada por tudo, até do meu aniversário vc' lembrou, valeu!
    Denise

    ResponderExcluir
  16. Luma, sou contra "dia disso", "dia daquilo"...
    Todo dia é dia de tudo.
    Bj!

    ResponderExcluir
  17. Oi Luma! Antes de tudo obrigada pela visita e pelo comentário! Quanto às histórias do blog, algumas são mais velhas, eu já estou um pouco mais esperta e não caio mais em qualquer papinho, rs... A parte boa é que hoje, contando os casos, eu consigo me divertir, né?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Anônimo23:58

    Excelente post...
    Excelente blog, o qual já se encontra linkado em minha página...

    ResponderExcluir
  19. Muito bom seu blog, meus parabens!

    esta favoritado!

    abrç

    Fabio Lody

    ResponderExcluir
  20. Oi Luma. Brigada pela visita no Carbono Zero e seu comentário. Quanto a seus questionamentos aqui, são legítimos. E a charge tá perfeita. eco_bjs. Luz

    ResponderExcluir
  21. Luma, querida!
    Vim aqui agradecer as felicitações pelo meu "niver", mas vou saindo, de fininho, morrendo de vergonha e matutando sobre o "puxão de orelhas" que me deste, neste post, pois sou fumante e (o que é pior!) consciente dos problemas que esse péssimo vício traz pra mim e pra humanidade ... Nem preciso dizer por que não vou participar da blogagem,né?
    Desculpa aí.

    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  22. Anônimo06:24

    Lindo filha! E, tão verdadeiro pra quem te conhece! Segue assim, tirando vida das mortes, tão pequenas diante de tudo que podes!
    Agradecimentos - Luma

    ResponderExcluir
  23. Uma das coisas que ainda falta é que todos tomem consciência de que são responsáveis pela preservação do Planeta. Não adianta que uns lutem para proteger enquanto outros não estão nem aí.
    Somos todos parte activa na destruição, o mínimo que se nos exige é que comecemos a ser activos na protecção!

    Beijo Luminha.

    ResponderExcluir
  24. Oi querida,
    Obrigada por sua visita. Eu estou bem, só não tenho vontade mais de postar, ando meio afastada da blogosfera. De vez em quando dou uma olhadinha nos blogs que gosto e, como agora, venho matar as saudades de você. Você é antenadíssima e aqui encontro sempre temas importantes, interessantes e bem escritos. Parabéns, Luma, continue sempre com essa sua energia!
    Beijos,
    Rosana

    ResponderExcluir
  25. A charge realmente é muito boa e inusitada!
    Estou na blogagem do Nando Damázio. Acho que todo o barulho que pudermos fazer contra o tabagismo ainda é pouco.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo14:35

    Ola minha gata!!!
    Ainda bem que nao sou ecologicamente correta!
    Assim diminue ...a cupa!
    Fiquei longe de cigarro durante um ano...
    Mas sempre acabo voltando!

    Bjo grande!!!

    ResponderExcluir
  27. Que ótima idéia essa blogagem, mas acho que não vai dá. Sábado, dia de limpeza geral, supermercado e se der um bolo. Mas apóio o Nando. Bom findi!

    ResponderExcluir
  28. Como culpada da história, sempre gosto de ver essas discussoes pra que em algum momento me sirvam de ajuda mesmo, tipo o antes e o depois. E bom, da blogagem coletiva (sem desanimar ninguem) achei a sua a única com conteúdo. Como sempre.

    Viva as cabeças pensantes! hehehe

    :*

    ResponderExcluir
  29. A coisa tá feia, né, Luma? E quase nada tem sido feito... :-(

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor