Conheça o seu computador



Entender que o computador foi desenvolvido para nos auxiliar em todas as áreas é o primeiro passo para derrubar barreiras.

Existem vários tipos de computadores e você pode escolher o que mais se adapte às suas necessidades, eles foram elaborados em diversos formatos para atender as diversas atividades. Todos têm equipamentos básicos obrigatórios, como o monitor, o teclado, o drive de disquetes, o mouse, chamados de periféricos.

Nos servimos da informática desde a hora em que somos despertados pelo rádio-relógio, até a mais simples transação bancária que realizamos durante o dia e lidamos com a tecnologia do computador sem nos darmos conta ao usar o microondas ou ligar o carro, por exemplo.

No mundo moderno é inevitável o contato com o computador. Portanto, aprenda desde logo a lógica das máquinas!

Tudo o que há dentro de um computador, além das funções que ele realiza, foi criado por seres humanos. Pode, portanto, ser explicado e entendido.

O computador tem um lógica particular bem menos complexa do que a lógica humana.

O modo de "pensar" da máquina e seu modo de "organizar" são diferentes da nossa forma de raciocinar e trabalhar. A grande vantagem da máquina é que podemos programá-la, ou seja, podemos modificar e adaptar sua atividade conforme a nossa necessidade. Esta flexibilidade explica a utilização do computador em praticamente todas as atividades humanas. É fundamental entender que dois computadores idênticos do ponto de vista de equipamentos, funcionam de forma totalmente diferentes, dependendo dos programas que estão em execução no momento em que lidamos com ele.

Ao comprar um computador, você ouve o vendedor dizer que o equipamento está saindo da loja com alguns programas instalado, ou seja, que já foram colocados "dentro" da máquina e estão prontos para uso. Os programas mais comuns permitem escrever textos, fazer operações matemáticas, desenhar, jogar, etc.. É só colocar alguns comandos para que comecem a "rodar", ou seja, entram em funcionamento.

Nem sempre os programas originais são os mais adequados às diferentes atividades dos usuários. Além disso, o computador é um equipamento de flexibilidade quase ilimitada. Por isso, é muito importante saber algumas coisas que vão permitir extrair o máximo dele.

Mesmo que você prefira chamar um especialista no assunto para adaptá-lo ao seu interesse, resolver uma pane ou torná-lo mais rápido, é bom entender o que está sendo feito.

Aqui estão as primeiras dicas para você lidar com o seu computador:

- Nunca se coloque em posição inferior em relação ao computador. Lembre-se de que ele foi feito para ser seu auxiliar.

- Tenha calma para produzir. Familiarizar-se com a máquina antes de iniciar um trabalho. A curiosidade só vai ajudá-lo

- Aprenda, primeiro, a escrever no computador. A escrita é a função mais intuitiva e, portanto, a mais fácil.

- Não se assuste com termos difíceis de informática. O significado destas palavras estrangeiras é, geralmente, mais fácil do que a sua pronúncia.

- Não tenha medo de destruir o computador. Ele é resistente.

- Não coma nem beba perto do equipamento. Líquidos derramados e migalhas podem prejudicar o seu funcionamento.

- Faça backup (cópias em disquetes) de trabalhos importantes. Assim eles poderão ser recuperados caso sejam apagados por acidente.

- Exija cópias em disquetes ou CD-ROM de todos os programas que já vêm instalados em seu computador. É um direito seu. Assim eles poderão ser reinstalados, se necessário.

- Não tente aprender tudo de uma vez. Navegar na internet, por exemplo, torna-se mais interessante depois que estiver familiarizado com o seu equipamento.

Como se familiarizar? Você pode mexer no computador e fazer pequenos ajustes; reconhecer defeitos em cabos e conexões é um passo seguro antes de chamar um suporte técnico.

Faça você mesmo: A maioria dos fabricantes de computadores já aprenderam que não basta vender um computador. Também é necessário conquistar o cliente. E, por isso nada melhor que oferecer um bom suporte técnico. Alguns problemas no seu computador podem ser contornados por você mesmo, sem a necessidade de chamar por um técnico. São poucas as pessoas que têm a curiosidade ou iniciativa de abrir o computador e vasculhar seu interior. Mau contato e fios partidos, são facilmente detectados e resolvidos em aparelhos elétricos caseiros e isso também acontece com os computadores.

O primeiro passo para resolver um problema em seu computador é manter a calma. Poucos deles podem causar a perda dos arquivos existentes e apenas uma porcentagem de defeitos exige a substituição de um componente caríssimo. Na maioria das vezes, os problemas são fáceis de serem resolvidos e requerem apenas uma boa vistoria.

- Sempre que o seu computador ou componente parar de funcionar verifique as conexões em primeiro lugar.

- Se o seu computador desligar de repente ou, ao ser acionado, não ligar, o problema é óbvio: está faltando eletricidade. O motivo mais comum para isso é ele não estar ligado à tomada, ou ainda, seu cabo de entrada estar malplugado ou mesmo desligado. É comum que esbarrões o soltem.

- Outro problema com tomadas e conexões do computador está relacionado com o estabilizador de voltagem. Existem várias marcas de estabilizadores, muitas de baixa qualidade, com tomadas que não se encaixam perfeitamente. É preciso que sejam verificadas.

- O mesmo problema de mau contato pode acontecer com os dois cabos do monitor. Um deles que é diretamente ligado na tomada, ao ter problemas, não permite o funcionamento do monitor, que não dará sinais de vida. O segundo cabo, que é ligado ao computador, mesmo malconectado permite que as luzes de funcionamento do computador e do monitor se acendam, mas não aparecerá nada na tela. Para conectar corretamente esse cabo, observe na parte posterior do computador se seus pinos estão bem atarraxados.

- O mesmo problema acontece com a impressora que tem dois cabos ou com o mouse, ou com o teclado. Resumindo, observe o caminho dos fios e veja se estão em ordem.

Problemas internos: Mesmo olhando toda a fiação e o seu computador continuar inativo, pode existir um mau contato em algum componente interno. Abrir o computador e verificar o que está acontecendo não é difícil.

Antes de abrir o computador é muito importante que a eletricidade estática armazenada em seu corpo seja descarregada. Esta eletricidade, que pode danificar o seu equipamento, é adquirida com o atrito dos pés com o chão ao andar. Sapatos e carpetes são os maiores causadores desse tipo de eletricidade.

Você danifica a máquina sem saber. É preciso descarregar a eletricidade estática do corpo antes de mexer no computador.

Para descarregar essa energia, encoste a mão no chão ou mesmo na parede. Ou então, fique descalço. Mas não fique assim por muito tempo. Se estiver descalço na eventualidade de raios, você será o primeiro atingido. Não utilize o computador descalço.

Se quiser olhar dentro do computador, comece desatarraxando os parafusos e deite-o após tirar a tampa, se ele for do tipo "torre". Reconheça as peças do seu computador: um grande quadrado de metal na parte de trás é a fonte de alimentação por onde entra toda a eletricidade. Outros quadrados na parte da frente são os drives. No centro encontra-se a placa-mãe e ligadas à ela, na vertical, estão as placas auxiliares.

Comece verificando os cabos de entrada de eletricidade. Um conjunto de dez cabos saem juntos de um mesmo conector e é ligado à placa-mãe. Aperte-o para verificar se não está frouxo. Caso esteja solto, tome cuidado ao encaixá-lo: o conector deve ser colocado em um conjunto de dez pinos que ficam na placa-mãe, muito próximos à fonte de alimentação. O cabo deve entrar sem ser forçado. Se você ligá-lo ao contrário, pode danificar o computador. Os outros conjuntos de cabos que saem da fonte são ligados aos drives.

Nem todos precisam estar em uso. Mas para cada drive pelo menos um deles deve estar plugado.

Uma outra forma de mau contato pode existir entre a placa-mãe e as placas auxiliares. Todas as placas auxiliares devem estar firmemente encaixadas na placa-mãe. Se estiver frouxa, aperte-a de encontro à placa principal. Se alguma delas estiver solta, pegue-a com cuidade e encaixe.

Findo esse processo e seu computador não dá sinal de vida, daí sim chame o técnico.

- Se o seu computador tem garantia e você tem tempo disponível, chame o técnico. Por mais que saiba, é sempre bom ter um profissional lidando com a sua máquina.

- Os manuais dos computadores geralmente trazem dicas importantes sobre os problemas mais comuns que podem ocorrer.

- Ao consertar seu computador, faça-o sempre com muita delicadeza e paciência.

- Para evitar a eletricidade estática, use um aterrador, que é uma pulseira de metal com um fio e um mordedor na extremidade. Ligue o mordedor a uma superfície de metal e, pronto, você está aterrado.

- Em caso de dúvida, troque o computador de tomada. Às vezes, o defeito pode estar na rede elétrica da sua casa.

- Nunca use chaves de fendas imantadas. Este tipo de ferramenta pode danificar o computador, além de destruir os disquetes.

- Ao transportar o computador, faça-o com muito cuidado. Batidas e esbarrões bruscos danificam o disco rígido.

- Caso tenha dúvida dos encaixes dos cabos, não arrisque. Um cabo plugado em local errado pode queimar partes do computador.

- Os cabos de força são padronizados em muitos aparelhos eletrônicos. Se achar que algum está com mau contato ou partido, procure por outro pela casa. Ou então, troque o do computador pelo da impressora.

- No caso de alguma dúvida, qualquer que seja, não mexa. É preferível gastar algum dinheiro chamando um técnico do que gastar muito dinheiro substituindo peças.

Este texto faz parte do "Movimento Blog Voluntário" que tem como objetivo combater o "Analfabetismo Digital" - optei por mostrar como identificar os possíveis motivos de não conseguir ligar a máquina: ponto de partida para a sua utilização.

Não esqueça: Embora o computador esteja associado à inovação, é preciso pensar no papel que ele pode ter na preservação de valores sociais, como ecologia e cultura. Com a sociedade mais informatizada e interligada online, aumenta a responsabilidade ética das pessoas em relação ao recursos e às informações no futuro compartilhadas. A adoção de inovações tecnológicas deve estar voltada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Lista de participantes [aqui]

Esclareça as suas dúvidas! Se não as tiver, participe do movimento! Faça seu cadastro e venha blogar com a gente! Contribua para a melhoria do mundo virtual.

10 comentários :

  1. Oi querida, vim aqui te deixar uma beijoca.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma!
    Gostei do post e das dicas, vou tentar segui-las, mas tem dia que eu acho que meu computador está tirando sarro da minha cara!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:11

    Não faz um ano que eu decidi entrar neste mundo virtual. Até junho de 97 nem o mouse eu sabia mover.( tudo por resistência a este mudo que me amedrontava. Fui devagar, pesquisando aqui e ali e então estou aprendendo alguma coisa.
    ...
    Neste mundo existem conselheiros virtuais que iluminam e tu és uma deles.
    Beijos e obrigada pelas palavras de reflexão lá no blog.

    ResponderExcluir
  4. Quer ver uma coisa que deveria vir explícito ao se adquirir um pc?

    Uma coisa simples.

    Limpeza de disco e desfragmentação.

    Já peguei máquinas lentíssimas, com 4 anos de uso, e que nunca haviam sido desfragmentadas.

    ResponderExcluir
  5. Luz de luma
    Achei excelente este movimento e todas estas explicações.
    Nós hoje vivemos dependentes da informática e, por isso, não devemos ignorar certos procedimentos básicos.
    Não sou uma expert na matéria para oferecer os meus préstimos mas vejo que, felizmente, já outros o fizeram.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Luma querida! Preciosas são essas dicas para cuidar de nossa principal ferramenta viva de múltiplas utilidades... Meu amável R2D2 composto de software e hardware passa por um processo de limpeza de pó a cada ano. Com um pincel macio retiro toda a sujeirinha acumulada, inclusive dos ventiladores dentro de seu corpo metálico. Beijos - adorei sue post e sua visita ao Morango.

    ResponderExcluir
  7. Excelente, Luma!! Super informativo e util! Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Oiêee!
    Concordo com tudo o que disse. Comunicação é tudo. Deve ser livre mas... saber o que se lê e apreender não é para todos.
    Ah, obrigada, mais uma vez, por achar organizada. Acho que só vc mesmo...rsrsrs...
    Beijos.

    *continuo esperando que me conte o que aconteceu com o Mutumutum... rsrsrs...

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Luma! Este post me fez lembrar dos tempos de faculdade que tanto quero esquecer. :-)))))) Brincadeira, o curso foi pesado, mas aprendi muito e depois consegui bons salários. Valeu a pena tanto sofrimento. :-)))))
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Ola , eu venho aqui me desculpar pela falta , fiz o post rapido pois estava ensinado a outros professores a postar , e me esqueci de colocar e referencia

    mais uma vez peço humilde mente desculpa pelo ocorrido

    obrigado
    escatambulo@gmail.com

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor