Sofre quem quer, não é assim?

Vergonha do quê?
Eu amo, desamo, sofro e gozo.
Normal.
Bem, não pulei de prédio, não fiz tatuagem com o nome dele, não saí choramingando por aí.
E daí? Não ligo a mínima, ou eu gosto muito ou não gosto nada.
Não existe "meio amando, meio se apaixonando"...

Blecaute - é com febre que se estrela ovos



No início da noite de Quarta-feira, a conexão entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro foi desligada, sem aviso e sem justificativa. Prejuízos ainda não calculados, mas sabemos que houveram assaltos nas ruas e comércios, caos no trânsito e mortes em hospitais. O apagão durou cerca de duas horas.

Mágina se isso me afetou!?
Gerador queimado e fazendo tudo na unha!
Parte da Sexta-feira, ainda avariado!
Sem chance de postezito!

Comentei em alguns blogues de Minas Gerais sobre o BarCamp, que aconteceria em breve em Belo Horizonte. O evento está confirmado para os dias 17 e 18 de Novembro. Conta até a presente data com 27 inscritos. Você vai ficar fora dessa desconferência?? As vagas são limitadas para 100 pessoas e estarão abertas até à véspera do evento.

Essa desconferência nasceu com objetivo de colaborar. Cada participante pode fazer sua apresentação ou simplesmente 'esponjar' os conhecimentos de outros participantes. Os mais ativos participam das discussões e mostram seus projetos, não existe programação fechada, muito menos palestrantes.

Vieram perguntar se esse Bar seria em um acampamento. Pode ser Jana; você assistirá a vários Work-shops e não sentirá vontade de sair de lá por dois dias. Acampados não somente bloggers, como também empresas de desenvolvimento de software e tecnologia.

Este evento já rodou alguns países como Portugal, Amsterdam, New York, Vancouver, Bruxelas, Paris...festejou os dois anos desde o primeiro BarCamp na Califórnia e no Brasil a data foi lembrada no BarCamp Floripa nos dias 17 e 18 de Agosto último.

Thanks, Rafael pela informação!



O homem dos nossos dias

Tu disseste-me
que o homem dos nossos dias
engoliu os olhos
E só se vê a si mesmo
Dentro de um estômago cheio.

Tu disseste-me
que o homem dos nossos dias
tem os sentimentos maus no lugar de balas
e tem a mão no gatilho.

Tu disseste-me
Que o homem dos nossos dias
Não se suicida
Porque suicidar-se é morrer
Depressa e bem.

Mas tu disseste-me
Que o homem dos nossos dias
Vai ter uma congestão.

Como o sabes eu não sei.
Mas pelo sim pelo não
Resolvi premir o gatilho.
(Tiago Nené)

Bom fim de semana!
Beijus,

Live in books ll

postagem com update

"Karl Marx foi um sábio" Isso nós sabemos.

Marcello Freitas propôs a brincadeira:

1. Pegue um livro qualquer
2. Abra na página 161 e copie a quinta frase completa.
3. Poste a frase no blog, não esquecendo de colar o link de quem enviou.
4. Não escolher a melhor frase, nem melhor livro
5. Repassar pra 5 blogs

Quebrando o meme vou escrever todo o parágrafo, que prova a sapiência de Karl Marx.

"Karl Marx foi um sábio. Ele estudou, trabalhou, trabalhou e compreendeu o mundo à sua volta. Disse que o mundo se dividia em duas classes, os pobres e os ricos. Para cada rico havia mil pobres que trabalhavam para tornar esse rico mais rico. Ele não dividiu o mundo em negros ou brancos ou chineses: Para Karl Marx, parecia que para ser um dos milhões de pobres ou um dos poucos ricos era mais importante do que a cor da pele de um homem. A missão da vida de Karl Marx foi tornar todos os seres humanos iguais e dividir a grande riqueza do mundo a fim de que não houvesse pobres nem ricos, e que cada pessoa tivesse a sua parte. Esse é um dos mandamentos que Karl Marx nos deixou: 'De cada um segundo sua capacidade, e a cada um segundo suas necessidades'."

Frase retirada do livro "O Coração é um caçador solitário", de Carson McCullers - edição: livros de bolso europa-américa, tradução e prefácio de José Rodrigues Miguéis.

Convido para participar desse meme:

1. Raquel Moniz;
2. Luma Kimura;
3. Lino Resende;
4. Mel Campos e
5. Cristiane Freitas.

Anteriormente eu passei um outro meme para a Maria Elisa Guimarães [Sub Rosa (flabbergasted) v.2], que rendeu uma postagem questionando os memes.

"Assim, na blogosfera: à proliferação avassaladora dos memes, seguiu-se, naturalmente o desinterese. Entretanto, de acordo com a vontade, o desejo e o gosto do freguês, alguns *memes* são maravilhosos"

Frase da Meg que traduz o pensamento de uma parcela dos leitores do "Luz" - devemos separar o joio do trigo, sempre! Alguns memes eu realmente gosto. Como também gosto de alguns prêmios e indicações, mas esse abaixo é uó:

Este prêmio é uma tentativa de reunir os blogues que são adeptos aos relacionamentos “inter-blogues” fazendo um esforço para ser parte de uma conversação e não apenas de um monólogo.

Schmooze: (Verbo) fofocar, jogar conversa fora, trocar idéias. (Substantivo) conversa, bate-papo.

E a Meguita maravilhosa, me presenteou com ele!! Obrigada!! Porém o melhor presente, foi o que ela escreveu para mim - Fiquei lisonjeada...ixe, gosh!;-) Meguita!!

«Quem espera por mim não espera por mim
E talvez me encontre por um acaso distraído.»
Alexandre O'Neill


Maria Augusta,
Esse desenho é seu!
Matei sua curiosidade?
Pintura feita em gouache

A solidão irroneamente é associada à tristeza, pois sim! Pra mim é circunstância essencial à reflexão!

Convite: No dia 27 de Setembro, às 19 horas, na Casa 500 anos de História de Cabo Frio será realizada a finalíssima do I Concurso de Trovas de Cabo Frio, onde os classificados declamarão suas trovas e serão avaliados por um corpo de jurados e pelo público presente.

Contamos com o apoio de toda a área literária, empresas privadas, entidades e orgãos públicos para a realização com sucesso deste grande evento. O público, protagonista que não deve faltar ao espetáculo contribuirá certamente para o desenvolvimento cultura da cidade de Cabo Frio.

Contamos com a presença de vocês!!

Até lá, estarei ocupadíssima!!

UP! DATE!! 21:00hs

NASCEU! NASCEU!



Olhem só que cute, cute!! Também quero!! Nasceu o netinho da Tina e ela está bem faceira! Parabéns vovó!! Felicidades mil!!

Beijus,
Luma

Bem me quer mal de quer

MP3: Myriad Harbour
(Clique com o botão direito do mousse para ouvir ou salvar)
Just to show you I don’t hate change,
I fuckin’ LOVE
The New Pornographers‘ Challengers,and sometimes I get the feeling I’m the only one.

margaridas

Hoje nem ia postar. Passei a tarde consolando uma amiga que nem sei porque estava tão depremida. Quer dizer, sei sim, mas também sei que não era pra tanto.
Tem horas que nem mesmo nós mulheres entendemos as outras, que dirá os amantes, amigos, namorados, namoridos, maridos... o ex-marido chegou correndo, apavorado, pedindo socorro! Tive que ir, larguei tudo. No final, estávamos os três gargalhando, pode?

Não sei, será que é por causa da primavera? Todo mundo querendo exorcizar sentimentos. Conversei depois com outro amigo. Ele preocupado em voltar para o trabalho depois das férias e deixar o filho pequeno. Misto de sentimentos e saudades antecipadas. Contei-lhe dos poucos momentos que vivi com o meu pai, do prazer e dor que sinto em pensar naquilo que não vivi com ele. Chorei pra dentro. Porque é assim quando estamos sozinhos com a nossa dor.

Sim, sou um poço de sentimentos e confesso, não sou fiel aos meus sentimentos. Algumas vezes escondo a tristeza em um canto que procuro e não acho. No entanto a alegria sempre fica na superfície, teimosa e incomodativa. A tristeza faz falta.

Saravá!

Constância

Papai do céu existe sim!! O Chato voltou a postar!!

New post in Luma Rosa's blog music

Download para os fãs Amy Winehouse podcast

A quem possa interessar: últimas notícias sobre Ana Virgínia, no blogue da Luci Lacey - motivo da postagem anterior a essa. Acessem o site Vidas Alternativas. Queremos que os direitos dos cidadãos sejam respeitados, simplesmente! Ah, é o seu direito.



Boa semana!!!
Hoje sem beijus,
Luma

Comente aqui também!

Se a alma é pequena



Esta mensagem estava hoje no meu e-mail. Veio a calhar. Eu estava para falar de assuntos delicados, como certas picuínhas, umas bobeiras que tenho presenciado pela blogosfera; Blogueiros que aparentemente não têm com o que mais se preocupar, miguxos que fofocam nos bastidores, coisas assim. Como nada disso me afeta e não sou adepta de sentimentos "feios" reservo a minha indignação no minuto que me presto a isso. Se alguém quiser me malhar covardemente, malhem bastante! Não me contento com pouco. Aos envolvidos peço que caridosamente canalizem suas energias para algo que realmente possa contribuir para melhorar seus mundinhos, mas se o seu mundinho anda tão ressequido, se incomodem com as injustiças do mundo, façam trabalhos voluntários, escovem os dentes de seus filhos [eles precisarão de pelo menos 20 no futuro] ou vão pentear macacos.

A Luci e a Regina são mulheres resolutas e postaram em seus bloguinhos sobre um assunto que me tirou o sono. Como tenho muitos leitores portugueses, aqui manifesto a minha indignação.

Transcrevo, portanto, o que Luci Lacey relatou em 12 de Setembro de 2007 :

"ANA VIRGINIA MORAES SARDINHA, brasileira, solteira, administradora de empresa, CPF sob nº 512468645-68, Rg sob nº 03715989-58, SSP/BA, residente e domiciliada na Cidade do Salvador,na Rua São Raimundo, 119, apt. 1002, Bairro das Merces, que, desde o dia 05 do mês de julho do ano presente se encontra encarcerada no Estabelecimento Penal de Tires, sob nº,202, sob a acusação de ter contribuído para a morte do filho menor de 06(seis ) anos, Leonardo Brittes Sardinha, cujo corpo foi trasladado para o Brasil e sepultado em Salvador - Bahia.

O relacionamento de ANA VIRGINIA e o jovem de origem português, Nuno Guilherme de Almeida Sampaio, Identidade 10346594/4, residência no Empreendimento Quinta do Sol, casa 50, Lugar de ALBARROIS, Freguesia de Triana, Conselho de Alenquer, foi iniciado há dois anos, em um hotel em que ambos se hospedava, ele em viagem de lazer, ela participando de Capacitação profissional por determinação da empresa em que trabalhava.

Nuno esta foragido.

O infortúnio que ceifou a vida de Leonardo ocorreu quando a mãe ministrava medicação PRESCRITA POR MÉDICO BAHIANO, que o acompanhava desde que a enfermidade, epilepsia moderada, se manifestara.

O menor entrou em crise na hora em que ingeria a medicação, se engasgou, vindo a falecer, a mãe tentou o socorro, acionando o Corpo de Bombeiros, porém, estava em uma terra estranha, sem conhecer para quem recorrer em situação emergencial.

A constatação da morte do filho menor, a impulsionou a situação de tal desespero, que levou-a a cortar os pulsos, que a levou durante dez dias ao estado comatoso.

A situação de Ana Virginia é desesperadora, com fundamento nos Tratados Internacionais de Direitos Humanos, dos quais Portugal e Brasil, são signatários a prisão e absolutamente ilegal, pois, nao foi oferecida denúncia pelo Ministério Público e não há qualquer prova de que ela assassinado o filho menor impúbere.

Segundo os médicos que lhe prestam atendimento, decorrente da violência física sofrida no carcere, ela perdeu os movimentos do braço esquerdo".

Luci por ter um certo conhecimento pessoal do caso, ainda relata que Ana Virgínia esta internada desde dia 14 de Agosto com queimaduras graves, sofridas na prisão.

A Regina vai mais além e cita a matéria Caso Humanitário em Tires. Mete Tortura? datada do dia 13, do mês corrente no Jornal Vidas Alternativas.
Pede ainda "Sei do poder que tem a massa blogueira de multiplicar adeptos de uma causa - as blogagens coletivas são uma prova disso. Portanto, espero que esta minha contribuição traga simpatizantes para a situação dessa moça e, quiçá, possamos ajudar a família a conseguir o seu retorno ao solo pátrio. Visitem o jornal VIDAS ALTERNATIVAS. Lá, poderão se inteirar melhor"

Conseguem se colocar no lugar dessa moça e da família?
Eu me coloquei e estou muito mal. O que podemos fazer?

Bom fim de semana!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

Antes tarde do que nunca!

A lili me chamou para uma brincadeira entitulada "Vale a pena ler de novo", criado pelo HELDÉR.

Tenho que republicar um texto que eu tenha gostado, de minha própria autoria, podendo atualizá-lo, se necessário. A tarefa passará para outros 5 blogueiros. Ei-los: Euza Noronha, Adelaide Amorim, Ismael Benigno, Dilberto Lima Rosa e Maria Elisa Guimarães.

O texto que escolhi não foi publicado no "Luz de Luma" e sim no "Crônicas da Fronteira" - Achei justo integrá-lo agora aqui.

na fronteira
Foto: Grzegorz Adamski

Doce era a ilusão de segurança das rotinas. Prezava-as.
Mas aquele dia era um dia diferente.
O dia estava chuvoso, frio e isso não a impediu que saísse para a rua.
Vagueou sem destino até que entrou naquele mesmo café. Todos os dias era ali que ia almoçar e jantar.
Mal entrava e recebia um sorriso rasgado do garçon, que já nem perguntava, vinha apenas servir-lhe, com meia garrafa de água e meia garrafa de vinho. Levava com ela um livro, fingia ler algumas páginas, mas essencialmente sonhava acordada. Pensava nele, na sua vida, alheia a tudo o que se passava a sua volta.
A chuva teimava em cair, fustigando as vidraças. Lá fora, viu gente que corria de um lado para o outro, tentando protegerem-se.
Não reparou naquele homem, sentado à frente, que a olhava curioso.
Pagou e saiu. Não viu que o homem a seguiu.
Percorreu o caminho até a casa, cabeça baixa e olhar perdido.
Entrou no prédio e subiu as escadas. Não viu o homem....

Novamente saiu de casa e o destino leva-a ao mesmo café.
O garçon trouxe o jantar. A chuva estava suspensa e o negro da noite venceu o negritude daquele dia.
Repara num homem que estava sentado à sua frente. Ele sorri-lhe, ela devolveu o sorriso. Um sorriso triste, de alguém, para quem a vida já nada significava.
Sem uma palavra, ele juntou-se à ela e acariciou-lhe uma das mãos. Mãos frias de um coração vazio....
Sairam juntos do café, e percorreram as ruas da cidade.
E recostada à um carro, ela sonhou a sofreguidão de um grande amor.

Era o seu aniversário de casamento.
Um casamento sem brilho, sem emoções, um fardo para a sua alma.

A partir desse dia, depois de muitos anos, sonha que vive um grande amor. Fantasia sobre a sua vida e revive, ainda que por breves momentos, o sabor da paixão.

Alguma coisa mudou dentro dela, não olha mais os outros no café com olhar de indiferença, olha os outros clientes com uma curiosidade assanhada, como se pudesse beber deles a vida que não tinha; O casal de namorados a beijar-se; as três amigas que vinham desabafar suas mágoas e um casal de gays com ar culpado, que claramente tinham outras famílias em casa, mas que todos os dias se encontravam ali antes de subirem para um quarto do Hotel ao lado.

Todos fantasiando a felicidade. Não se sentia mais só.
Tudo o que via analisava e o que não via imaginava. Completava a realidade de cada um com os seus próprios sonhos e assim vivia feliz.
Saía dali somente quando começava a esvaziar, mas não ia ainda para casa.
Encostava-se em um carro. Rua vazia de vida naquela hora, via os carros que passavam e sentia a impressão que produzia neles. Muitos olhavam para ela como se fosse doida, com a curiosidade natural de ver uma mulher sozinha aquela hora da noite. Muitos homens solitários como ela, abrandavam, olhavam-na demoradamente, tentando percebê-la.
Às vezes, havia um que parava. Confundia-a com uma prostituta, perguntava-lhe o preço. Ela sorria, entrava no carro, fazia-lhe tudo e não levava nada.
O calor de um corpo, a intimidade, mesmo que falsa, para ela não tinha preço.
Separam-se, sem trocar um olhar ou uma palavra.

E com muito prazer,
Luma invadiu o espaço do Edgar [Que agora está grávido! Viva!]

Beijus,
Luma

Comente aqui também!

A primeira vez ninguém esquece!



Sim, sim!! Tenho muitas histórias e não irei contá-las. Talvez casuisticamente sem precisar o tempo.

As imagens, sinto necessidade de documentar e partilhar, desejo meu que para outros é bem sacal comentar fotos e fotos de viagem.
Detalhes que por mais que eu viaje, esse não é um blogue de viagens! hehehe

Tá, eu me policio em não exceder nas fotografadas.

Explico: Lembro quando a minha irmã me alertou com grande sabedoria "Cuidado com a Shamu" - a simpática baleia do Sea World - que segundo ela, seria impossível não gastar um filme inteiro fotografando.

Mesmo sendo avisada, não resisti! E a cada acrobacia, um flash!






Esse frenesi em registrar tudo, nos impede de viver os momentos presentes. Qual a foto ideal? Qual o momento ideal? Antes, durante ou depois?

O mesmo posso dizer de pessoas que desperdiçam grande tempo de suas viagens dentro de lan houses, enviando e-mails ou alterando fotos nas páginas da internet.

Realmente, muitos querem contar suas histórias e mostrar as fotos de viagens para amigos e familiares. Este é um dos motes da indústria do turismo. Que graça tem não poder compartilhar?

Porém não podemos exceder na materialização do instante e focar nossas energias no aproveitamento máximo dos bons momentos da vida. É preciso guardar na memória as boas experiências.



Eu recebi tulipas, minha flor preferida, de boas vindas. Vocês sentem o cheiro? Não importa, nada disso importa. O gesto foi bonito!

"De tanto fazer
tudo parecer perfeito
Você pode ficar louco
ou para todos os efeitos
suspeito
de ser verbo sem sujeito"

(Paulo Leminski)

Beijus,
Luma


Comente aqui também!

VOLTEIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!

No somos más
que una gota de luz,
una estrella fugaz,
una chispa, tan sólo,
en la edad del cielo

La edad del cielo
Jorge Drexler


Não somos mais
Que uma gota de luz
Uma estrela que cai
Uma fagulha tão só
Na idade do céu

A idade do céu
Versão Paulinho Moska


Desta cidadezinha sairá metade dos transmissores da TV digital instalados no país - O nosso Vale da Eletrônica.


"O Rio Sapucaí hoje é um lago quieto, soturno. Guardam aqueles dezessete metros de água só uma cidadezinha morta, sem passado, sem história, sem memória. Ah, Represa de Furnas... Não foram por água abaixo apenas algumas cidades do sul de Minas. Afogaram com elas todas as tardes, todas as lembranças, nossas saudades, os risos, vozes queridas. Quem não conheceu a Fama antiga acha lindo este mundo de água. Nós não. Para nós este lago é só uma imensa lápide de uma cidade que amávamos. Lápide escura, sem nome, data, inscrição e flores" Isa Musa de Noronha (Do Livro da autora, Uma Vida na Linha" - 2005 - Ed.B.Horizonte)


Córrego do Ouro, um dia pertenceu a Três Pontas. Nela ninguém dorme. Belisca, que eu tô viva!


Lembrei do DO nesta cidade, como lembrei do Júnior em Furnas e Clarinha em todo o resto. O livro da Clarinha me acompanhou; vocês não sabem o que estão perdendo!
São Tomé das Letras é uma velha conhecida. Um lugar onde não encontro a minha turma. Para os malucos sou careta, para os caretas sou maluca. Vai entender!


Carrancas - daqui pra frente eu serenei. Nunca vi um céu com tantas estrelas.




Lago Itapeva, próximo ao Pico do Itapeva




Campos do Jordão, a melhor cidade para se praticar esportes. Qualquer um. Foto acima: Bauzinho e abaixo: Pedra do Baú




Cervejaria Baden Baden para um refresh.

Sinto-me verde. Quase não consigo voltar.
Eu sei, eu sei. Era pra que ficasse em um só canto, mas...
A pedidos coloquei legenda nas fotos

* Hoje é aniversário do meu irmão e também do primo morceguito Marco Santos. Parabéns crianças! Desejo que cresçam, sempre!

Boa semana!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

É pra cá que eu vou!



Semana da Pátria terá plebiscito sobre privatização da Vale do Rio Doce

Veja entrevista especial com Ivo Lesbaupin sobre o assunto

Você é brasileiro? Se interessa por assuntos relevantes da história atual do país? Então participe da história!

Dia 07 de Setembro, a Veridiana Serpa convida todos para uma BLOGAGEM COLETIVA - Independência - quando? Morte - Basta! Independência ou Morte?!?!. Participem!

Eu não estarei presente, como percebem estou apressada! Vou ali fazer as malas!
Viajo na madrugada de Sexta e como não sei como serão estes dois dias deixo aqui o registro de meus passos.
Cuidem do "Luz" pra mim!!
Beijus,
Luma.

dando idéias



Uma boa idéia para animar as festas. A idéia foi inspirada no artista plástico Fafi que rotineiramente trabalha a arte da graffiti e retrata meninas sexys e liberais. E porque não fazer seus convidados participarem do desenho? Enquanto bebem os seus drinks criam uma atmosfera de descontração. Fafi usou a idéia pela primeira vez no "FILE DANS TA CHAMBRE" at Colette, que aconteceu em 03 de Julho de 2006 em Paris.

Este fim de semana abusei da idéia! Mas estou presa à ela desde o começo da outra semana. Não foi fácil confeccionar boquinhas e mais boquinhas. Mas a festa esteve boa! Não teve quem não se divertiu! E as boquinhas, tiveram histórias à parte!

Bocas e sorrisos distraem. Nem sempre! Numa das conversas que tive com Larika, ela disse que sentia medo. Pensei nas crianças que sofrem com o mundo adulto. Alguém já viu a campanha da Colgate?



Alguns adultos pensam que irão agradar as crianças e estão agradando a si próprios. Olha a besteira! Eu particularmente não gostei da idéia. É mais fácil as crianças arregalarem os olhos do que abrirem a boca. O dentista usa para distrair a criança enquanto fazem o serviço.

Deve ter algum odontopediatra por aí para falar melhor do assunto do que eu! :)

A idéia da propaganda das escovas Colgate Smiles Kids é fazer através de uma ação promocional com que os dentistas e os pacientes, incluindo as mães, se sintam familiares com a escova de dentes e que as crianças ao utilizarem a escova Colgate Smiles, o medo do dentista vai embora. Pluft!! Nesta promoção, as máscaras cirúrgicas de dentista foram enviadas para os consultórios. A messagem é clara: "Não é preciso ter medo do dentista com as escovas de dentes Colgate Smile Kids" - A campanha foi criada por Jung Von Matt - Hamburgo/Alemanha.

Onde acham que está o fundamento do medo da criança?




- Dinda, tô como medo do escuro.
- Não precisa ter medo do escuro, quando fecha os olhos não fica escuro? O medo só existe se a gente quiser.
- Não tenho certeza se é só do escuro. Não sei explicar.
- Você escutou alguma conversa, história ou viu na tv alguma coisa que te assustou?
- Não lembro, mas a minha mãe falou que todas as vezes que eu sentir medo, é para rezar para o meu anjo da guarda. Ele vem e me protege.
- Uai, então quer que eu reze com você?
- Eu não sei rezar no escuro.
- Que diferença faz?
- O escuro me dá branco!

Fiquei com uma leve sensação que ela queria me enrolar.

Acredito que esse medo da Larika, se for alimentado vai crescer. Porém andei pesquisando as causas. Mas qual criança que nunca sentiu medo? Carregar o medo para a vida adulta é que não dá.

Tive uma conversa com a minha amiga psicóloga. E dessa conversa, selecionei algumas partes que podem ajudar outras pessoas. Ah, eu avisei que iria virar post!

E quando o medo vira doença?

Quem nunca sentiu temor ao se ver no topo de um prédio de mais de cinqüenta metros de altura? Ou mesmo ao se ver obrigado a discursar diante de uma platéia numerosa?
Quando o medo se torna exagerado, gera ansiedade e altera o comportamento, deixando o individuo incapaz de reagir, ele se torna uma doença – uma fobia.

A fobia é basicamente um transtorno da ansiedade. Sempre presente, esta ansiedade se manifesta de forma mais intensa quando a pessoa é exposta ao objeto fóbico. Ou seja, às situações, pelas para as quais projetou todos esses medos.

Situações traumáticas também geram fobias. Um exemplo disso são pessoas, que participaram de alguma forma de incidentes aéreo. Ela pode desenvolver um quadro fóbico diante da possibilidade de entrar em um avião. Ou as que estiveram em um incêndio e passam a ter medo de qualquer coisa que lembre fogo, entrando em pânico apenas ao ver um bombeiro ou sentir sinal de fumaça.

A doença tanto pode surgir na infância, quanto na adolescência ou ainda na idade adulta. Os sintomas sempre se manifestam em ocasiões que despertam ansiedade. E, em geral, ficam com as mãos úmidas, o coração acelera, tem ânsias de vomito, tonteira e a sensação de que vai desmaiar. Tudo isso são quadros de ansiedade aguda.

O problema, no entanto, tem cura. O tratamento depende de cada caso específico. Alguém com fobia de altura, por exemplo, pode ser submetido a um tratamento pelo chamado “método positivo”, em que gradualmente se realizam tarefas para dessensibilizar o medo. Como subir até o primeiro andar, para progressivamente ir avançando andares mais altos e conseguir controlar a situação. Em outro processo, o psiquiatra induz o paciente a se imaginar em um lugar alto e tentar lidar com este medo em pensamento. Para estas fobias especificas, a técnica mais eficaz tem sido o tratamento comportamental.

O maior problema do paciente fóbico acontece nos níveis emocional e psicológico: ele passa a ter sua vida limitada. Um medo exagerado a escadas rolantes pode comprometer a vida de quem trabalha num shopping center, por exemplo. Da mesma forma, o medo de elevador, ou de passar em túneis.

Mas qual será a diferença entre um medo e uma fobia?

Medos todos nós temos. De bala perdida, de certos animais, de espaços fechados...A fobia se instala quando esse medo passa a ter um caráter de impossibilidade, em que compromete a liberdade de se levar uma vida normal e impede que se façam as coisas do cotidiano. Ou seja, a fobia é uma doença psiquiátrica, e precisa ser tratada porque é incapacitante, compromete a vida normal de uma pessoa.

A fobia social está ligada à competição

Situações sociais também podem gerar quadro de fobia, comum em grandes centros urbanos. É a chamada fobia social. Seus portadores entram em ansiedade quando se sentem expostos publicamente ou quando passam por uma avaliação. Podem chegar a um extremo de sentir-se extremamente constrangidos apenas por estarem em um restaurante lotado.

A fobia social está basicamente ligada à essa valorização da competição nos dias de hoje, em que as pessoas se sentem constantemente avaliadas, julgadas. Quem já tem uma estrutura de personalidade frágil, com dificuldades de se valorizar, pode fazer um quadro de fobia e se sentir extremamente ansiosa nessas situações.

A Síndrome do pânico difere da fobia social

Na primeira, o quadro de pânico surge sempre sem aviso prévio: de repente há um mal estar, falta de ar, o coração dispara, a mão fica molhada e existe a sensação de que se vai desmaiar. O receio de que os sintomas reapareçam leva ao medo de sair de casa.

Na fobia social, ao contrário, as situações de pânico só surgem quando a pessoa é exposta a situações de exposição publica que lhe gerem a ansiedade.

O pavor de Falhar

A garganta fica seca, taquicardia, falta de ar, dor no estomago e tremores. Esses sintomas da fobia social, uma nova doença divulgada pela OMS Organização mundial de saúde, em vários países do mundo, há programas de treinamento sobre o distúrbio. No Brasil, ela parece ter aumentado porque o diagnostico é mais reconhecido. Antes era confundida com timidez.

A Organização mundial de psiquiatria, ligada à OMS, acredita que uma pessoa em dez, pelo menos uma vez na vida, será acometida por uma crise de fobia social. O Fóbico social é aquele que está em uma sala de aula e não consegue levantar a mão para resolver uma dúvida. Fica paralisado com a possibilidade de exposição. Morre de medo de falhar. Isso poderia ser encarado como um caso de timidez, não fossem os sintomas físicos, recorrentes.

A idade mais propícia para o aparecimento da fobia social é a adolescência, quando os relacionamentos se intensificam. Ela pode, no entanto, deflagrar-se em qualquer época, muitas vezes depois de um período de stress. As causas ainda são desconhecidas, mas acredita-se em uma união de fatores biológicos e psicológicos. O tratamento inclui antidepressivos e psicoterapia. Atos corriqueiros, como fazer compras ou ir a uma festa, são estimulados. Pois é justamente no dia a dia que a fobia social aparece.

Uma linha muito tênue separa a fobia social da timidez excessiva

Na primeira, há os sintomas e a pessoa se sente ameaçada em situações triviais, como comer ou assinar um cheque na frente de estranhos. Na segunda, o mal estar é raro e o medo mais comum é o de expor e se relacionar.

O tímido é aquele que deixa de usar o seu potencial na hora em que precisa. A causa pode ter várias origens, como educação rígida e traumas anteriores, mas a sensação é sempre a mesma: falta de confiança na própria capacidade. Na carreira, o tímido ganha pontos negativos. Ele pode perder promoções por não saber se expressar no momento certo. Já os fóbicos sociais se sentem numa espécie de corda bamba para controlar suas crises de ansiedade.

Um amigo me contou que quando era pequeno e chegavam visitas em casa, ele se escondia debaixo das mesas. Quando cresceu, em algumas festas de família que era obrigado a ir, passava a maior parte do tempo dentro de banheiros, nas varandas ou em qualquer lugar que pudesse ficar sozinho. Hoje ele é uma pessoa solitária, tem excesso de zelo com as coisas, morre de medo de doenças, medo de muita coisa!

Não vamos alimentar o medo!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

Eu amo a minha esposa

Frase da traseira de caminhão! Distração para viagem!
Voltando de Sampa!
E aí, tem uma frase para me contar?

Boa semana!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor