O que não gosto em Blogues



Sim é um meme e veio a calhar.

Este meme é para citar cinco coisas que não gostamos em blogues, vou começar reclamando dos blogueiros que insistem em usar o Internet Explorer. Quem usa outras ferramentas sabe das vantagem que tem.

Eu não estou sozinha nessa campanha, esta semana li muita gente reclamando, uma delas, o Carlos Fran falou do assunto dentro de um manifesto interessante, em que ele pede que as pessoas se libertem das garras do orkut e msn. Transcrevo aqui parte do texto:

"Diz para o miguxo que “Internet Explorer” é uma ferramenta e que ele pode usar outras melhores para acessar a internet.

Não sou dono da verdade, mas acho que ninguém deve negar o fato que realmente acontece - Windows Pirata roda nos computadores dos miguxos.
Como o Internet Explorer 6 (apelidado carinhosamente de IEca) já está instalado, os mesmos não sentem a necessidade de conhecer outro navegador, muitos deles nem sabem que existem outros, acham que para acessar a internet tem que abrir o Internet Explorer.

Explicar e convencê-lo a atualizar o IE para a versão mais recente ou apresentar outros navegadores, como Firefox ou Opera, é o primeiro passo!

Os desenvolvedores agradecem e os crackers lamentam…"

Daí, algumas pessoas chegam aqui e dizem que o "Luz de Luma" está com problemas. Não é o "Luz de Luma" que está com problemas. O Blogger evoluiu, assim como a internet evolui e o Internet Explorer ficou para trás. Essa tal janelinha que aparece para avisar que o blogue será fechado, é porque o seu navegador está ultrapassado em relação às páginas mais atuais e além de tudo, roda lento, é um atraso na vida!

Quanto a mim que uso outro navegador, tenho problemas com os faze"dores" de layout (template) que não se importam ou não têm conhecimento que existem diversas formas de navegação - Deixei de ler muitos blogues, simplesmente porque não conseguia ler; o blogue fica totalmente desconfigurado quando feito e testado somente no IE.

Sobre isso, o Alexandre Fugita escreveu essa semana "Vamos matar o IE6?". É interessante que leiam o texto e saibam, por exemplo, da falta de segurança que é navegar com o IE. Mas o recadinho lá, cabe também aos faze"dores" de template. Ele escreve:

"Semanas atrás estava desenvolvendo o novo layout do Techbits. Tudo funcionava bem em navegadores modernos como o Firefox, o IE7, o Opera, o Safari, etc… Mas teimava em quebrar quando abria o site no IE6 e versões anteriores. Penei, gastei um bom tempo de desenvolvimento - juro, no mínimo duplicou esse tempo (...) Torço apenas que todo mundo atualize pelo menos para o IE7, por uma web melhor, com menos bugs e tempo de desenvolvimento reduzido"

Está explicado a primeira coisa que não gosto em blogues - Blogues mal feitos! E você aí que pagou para fazer o seu layout (template) exija qualidade. Se não reclama porque ganhou, tá perdendo!

Segunda coisa que não gosto em blogues: A porqueira do Snap e do Websnapr. São aqueles quadrados de mais ou menos 100x100 pixels, que quando você corre o mousse pelo texto, eles aparecem e invadem a sua leitura. E pior, são lentos e custam a sair da frente. É a coisa mais irritante e antipática para se ter em um blogue. A coisa piora se tem vários links, um perto do outro e você quer clicar em um - está travada a batalha - Me digam, qual a finalidade daquilo, além de ser somente um preview? Nem me falem que ele tem um sistema de busca, porque aquilo não pode ser chamado de sistema de busca. E se acham bonitinho e moderninho, nunca foi!

Terceira coisa que não gosto em blogues: Falta de link permanente e trackback (termo usado para criar referências cruzadas entre blogs sem que no entanto sejam necessárias visitas a eles). Neste último quesito o Wordpress está à frente do Blogger. Os trackbacks no Wordpress são feitos automaticamente se o blogue linkado aceita trackback.

Quem tem o haloscan instalado corretamente, também tem o recurso. Infelizmente alguns retiram, por total ignorância - neste caso é necessário o trackback manual.

O technorati dá uma opção de trackback, para aqueles que não têm seus blogues com trackback automático ou mesmo haloscan, fazendo isso em seu lugar. Para tanto é necessário adicionar ao template o Link Count Widget

Quanto ao Link permanente, eu não entendo porque o pessoal insiste em retirá-lo.
Estes dois quesitos são importantíssimos para os blogueiros que realmente querem interagir. O oráculo está cheio de textos falando a respeito. Eu imagino que todos saibam o que é um link permanente (link que dá acesso a uma específica postagem dentro de todo o conteúdo do blogue)

Quarta coisa que não gosto em blogues: Falta de rss (blogger brasil), fornecimento de feed incompleto e a apresentação incompleta de posts na primeira página. Este último é modinha, apresentado em bloquinhos. Blogueiros que fazem isso, é melhor que montem logo um site.

Quinta coisa que não gosto em blogues: Eu adoro música, geralmente estou ouvindo quando acesso os blogues e quando gosto de uma música, até páro a minha e ouço a que o blogue mostra.
Mesmo quando não estou ouvindo música, fico com o audio ligado, porque recebo voicemails durante o dia e nessas horas, não posso ouvir música alguma, é quando acesso um blogue e não acho o bendito botão de stop da música, porque o player está escondido no template. Gente, isso não se faz! Não queira impor seus gostos musicais.

Acontece muitas vezes, eu abrir um monte de abas e ler conforme tenho oportunidade durante o dia, isso com o audio da máquina desligado, porque ligado, torna-se inviável por causa do grande número de músicas tocando junto.

De vez em quando eu coloco música no blogue, porém o imeem só carrega se você visualizar a página, mesmo estando com várias abas abertas. Mesmo assim, se ele estiver em uma postagem no pé da página não vai abrir, se você ler somente a primeira postagem; ele só carrega quando você passa por ele.

Me passaram o meme: Claudya e Aurea. E deixo aqui em aberto para quem estiver a fim de botar a boca no trombone!

Outras dicas interessantes:

1. Ganhe dinheiro navegando: Essa dica é super legal para aqueles que usam a internet discada, dica do Balbinux - veja matéria completa

2. AdSense otimizado: Pessoal que usa o AdSense e quer otimizá-lo corretamente. Deixar o blogue ou site configurado de uma maneira que o leitor vai coçar para clicar e vai clicar nos anúncios - Uma verdadeira aula dada pelo André, funcionário do Google Brasil -Assista e fature

3. Blogger Play: Um recurso que o blogger tem faz um tempo e que pouca gente se deu conta.
Ele mostra um interminável streaming das imagens que carregamos aqui. Um verdadeiro álbum que quando você clica nelas é direcionado para o post do blogue em que a imagem foi publicada. Se você não quiser visitar o blogue, mas quer saber de onde vem a imagem, é só clicar em "Show info" para ter uma prévia do conteúdo do blogue e informações sobre o blogueiro.

Quem não quiser participar desse album por não querer expor as imagens, pode remover o blog do blogger play.

Cuidado com as imagens impróprias. O Google utiliza a tecnologia SafeSearch que barra imagens vulgares e obscenas. Porém nem tudo é perfeito e podem ocorrer falhas no sistema e algumas imagens ultrapassarem os algoritmos do filtro.

4. Dicas para deixar o seu blog mais rápido: Postagem escrita por Erika Akira, vale conferir!

5. Dicas para deixar o Windows XP mais rápido.

E acreditem, não é piada - Microsoft diz que pensou em vários nomes para o próximo IE - E qual o nome escolhido?[Leia +] °¬°

E agora é com vocês!

25 comentários :

  1. Anônimo10:02

    Luminha, quanta coisa temos em comum, hehe... o tal no Snap eu botei logo que apareceu no WP. Tirei uns 30 segundos depois - um horror aquilo!! :-) Também detesto posts "veja o texto completo depois do bip". Já a coisa dos feeds e trackbacks eu não sou muito chegado (talvez porque muitos dos que eu gostaria de manter "tunados" não têm e aí eu não quis usar a coisa pela metade), mas tento deixar ligado pra quem quiser.

    De qualquer forma, espero que o seu fim-de-semana seja de notícias felizes. Tipo... "era brincadeira, Jens voltou!". :-)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma!
    Acho que meu sonho é ver a grande maioria dos internautas usando o Firefox! rs rs
    Mas até lá, contento-me se eles pelo menos atualizarem.

    Já deixei de ler blogs pela falta de rss... e outros que só disponibilizam o título da postagem...

    O Snap é terrível mesmo... e pensar que já usei quando estava iniciando um blog. Mas detestei! Principalmente quando descobrir que o mesmo aterrorizava (e aterroriza) os que usam IE6.

    Felizmente e infelizmente, explico:
    Felizmente existe a diversidade de navegadores e que podemos optar por um que nos agrada.
    Infelizmente, pela falta de conhecimento ou comodismo, muitos utilizam o IE6.
    Só nos resta desenvolver para quem queremos atingir.
    Eliminar alguns widget do blog e coisas tipo Snap, player de música, ajuda a diminuir a lentidão que acompanha os Internautas Explorers (IEcans) rs rs rs

    Fico muito feliz em ver que a maioria dos que visitam meu blog usam Firefox! :)
    Grande abraço e obrigado pela citação!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:15

    Oi Luma!

    Muito bom o seu texto com os 5 motivos. Estou de acordo com todos eles, hehehe, fantástico! Essa do player automático... ddo acontece, fecho o blog, por melhor que seja o texto, por maior que seja meu interesse em lê-lo. A música mata a vontade.

    Como disse o Fran e vc (e eu também!), que o povo atualize para o IE7. Ninguém tá pedindo para usar o FF ou outro. IE7, pronto! hehe!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Luma, boa tarde (em ritmo de bom dia). Adorei o seu post de hoje (li e vou voltar para visitar os links). E acho que vou tirar o tal snap do meu blog. Eu coloquei porque me indicaram, mas juro que não tinha prestado atenção no quão incomodo era aquilo (valeu pela dica).
    Concordo com você, o IE é uma droga e há diversos blogs e sites que são horríveis de ler no Firefox porque a plataforma não serve. As vezes penso que o ser humano se esquece de evoluir no sentido pleno da palavra (rs).
    Bom fim de semana pra vc.
    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luma! Eu concordo com tudo o que vc disse. Mas para mim, o IE tá legal, atende as minhs necessidades... e eu já tentei instalar o Firefox aqui no meu computador mas não instala de jeito nenhum, não sei porquê! Mas acho que a gente tem sim que se preocupar em como nosso blog vai aparecer em cada navegador e tentar não usar as coisas que só funcionam no IE... o melhor mesmo é seguir os comandos de programação padronizados, ou seja, que funcionam em todos os navegadores e não só no IE.
    Adorei as dicas que vc deu no final do post. Vou ler todas com mais calma depois. Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Chris,
    O problema do IE6 é que ele praticamente não segue nenhum padrão estabelecido pela W3C (http://www.w3.org/) organização que padroniza "coisas da web".
    O fato de você ter vontade de instalar o Firefox e não conseguir, pode ter solução:
    Se quiser entrre em Contato que posso tentar te ajudar.

    "Procurar sempre melhorar o blog" é isso que todos devemos fazer!

    ResponderExcluir
  7. Carlos, obrigada! No fim de semana vou tentar novamente e aí, qualquer coisa, te falo... agora não lembro quais as mensagens de erro que dava. Já tem um tempo tentei instalar o Firefox...

    ResponderExcluir
  8. Realmente existem coisas que irritam essa do snap e da música automática!Quanto ao resto já aprendi mais umas coisas hoje ;)

    ResponderExcluir
  9. Chris,
    Ok, aguardo noticias!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma,ótimo texto, concordo contigo quando fala dos blogs que tem música sem se quer ter um botão para parar se não desejamos ouvi-lá.Isso é muito ruim né.E quanto ao navegador amo o firefox e não troco por nenhum outro rsrs.
    Ótimo finalzinho de semana, você viu que tem promoção de 1 aninho de vida do Bocaberta? Apareça um beijão.
    Krika

    ResponderExcluir
  11. Excelente seu post amiga, agora q descobri o Firefox dispenso o IE, mil vezes melhor, mais rápido e dificil travar.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Luma,
    Lendo seu post me senti uma anta do jurassic park. Nao sei do que voce esta falando, sao muitos termos tecnicos que eu desconheço.Mas tudo bem, no momento nao estou com capacidade de me dedicar a aprender isso. Concordo no que diz respeito a blogs mal-feitos. Mas tambem nao me incomoda, nao entro neles e pronto. A menos que a pessoa tenha alguma coisa extreamente interessante para dizer. Suas palavras tornam o que o lay-out nao traz- compentencia, comunicação. E isso é muito bom. Raro de acontecer, quem gosta de blog acaba fazendo um lay-out bonitinho, mas tem gente que pega qualquer um mas manda ver no texto. Enfim querida, seu blog é lindo e isso que importa. Gosto muito dele embora as vezes eu seja uma das que nao consegue entrar.
    Beijos,
    Camille

    ResponderExcluir
  13. Luma, muito interessantes essas dicas sobre blogs. Aqui eu continuo usando o IExplorer e o Firefox como alternativo. Porque alguns sites no Firefox ainda aparecem com os caracteres desconfigurados e o layout diferente. Beijos da Ursa

    ResponderExcluir
  14. O haloscan simplesmente não surgiu!!! Outro sistema q anda me irritandooo
    E quanto as coisas q vc detesta eu só n tenho uma rsrs!
    To bem então!
    Bjokas
    bom fim de semana tia amada!
    bjokas

    ResponderExcluir
  15. Fui lá testar meu blog e ele abre rápidinho^^
    Q bom n irei entediar meus leitores!kkk
    Bjão tia e vlw pelas dicas

    ResponderExcluir
  16. Anônimo22:17

    Eu usava esse snap, mas quando começei a acessar outros blogs com ele é que vi a inutilidade da coisa, ai deletei o plugin.
    Eu uso o firefox por ser mais rapido para mim, só uso explorer em ultimo caso.
    Alguns problemas de alguns blogs resolvi usando o leitor de feed, tipo quando é um blog que demora muito para carregar, no leitor de rss só ache o link permanente, o que faz carregar muito mais rapido.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. LUma, você me mostrou que preciso me atualizar e sair da mesmice. Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  18. Luma, de acordo com tudo o que você escreveu. Até hoje estou para descobrir a utilidade do snap! Uso bastante o Bloglines por comodidade, e não gosto dos feeds incompletos, pois prefiro ler todos os posts novos sem ficar clicando aqui e ali, e esta história de colocar só um pedacinho do post me deixa tão irritada que muitas vezes nem me dou ao trabalho de clicar para ler o resto. Beijocas!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo07:31

    Vim agradecer a visita e encontro uma boa aula sobre o que funciona e nao funciona em blogues! Muito bom! Como eu uso o IE7 e ORIGINAL nao tenho problemas com o navegador. Mas concordo com voce sobre alguns pontos do que nao gosta em blogues e a musiquinha deve ser unanime,ne? kkkkkkk
    http://blairponjinha.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  20. oi Luma, muito interessante e bom seu post de hoje. Concordo com vc. Tenha uma boa semana. Bj

    ResponderExcluir
  21. Ai,ai...depois destas considerações tuas e de blogueiros a sério ,sobre o que não gostas em blogs....kkk...venho aqui pedir-te que entres no meu e vejas se queres participar do meme...não acho nada mal se não quiseres...e vou reler com toda a atenção as tuas ponderações sobre esta coisa dos blogs.bjjj:)

    ResponderExcluir
  22. Uma verdadeira aula que deveria ser OBRIGATÓRIA a todos que sequer pretendem um dia ter um blog.
    Está como sempre, de parabéns!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo09:57

    Oi Luma!!! Eu também abandonei o IEca há muito tempo. Sou usuária e incentivadora do Firefox.Meu blog fica avacalhado no IEca..é até engraçado.Também não entendo porque ainda insistem em utilizar este navegador..só pode ser preguiça né? Beijossss

    ResponderExcluir
  24. Perdi o costume de usar Internet Exploder, principalmente depois de ter criado um blog e perceber que dá erro na página, dificultando a navegação. Somem widgets do layout, mostra página indisponível, uma porção de falhas.

    Geralmente uso Firefox, que não tem desses problemas.

    Escritura Viva

    ResponderExcluir
  25. O servidor não foi encontrado






    O Firefox não consegue encontrar o servidor em www.temas.burajiru.blog.br.

    * Verifique erros de escrita no endereço tais como ww.exemplo.com em vez de www.exemplo.com
    * Se não conseguir carregar nenhuma página, verifique a ligação do seu computador à rede.
    * Se o seu computador ou rede estão protegidos por uma firewall ou um proxy, verifique se Firefox tem permissão de acesso à Internet.

    Não consegui abrir o link (mesmo clicando directamente)

    Haverá algo melhor que o Mozilla, com o Thinderbird, o Irfanview, o Exact Audio Copy, o Filezilla e o expéctaculat 7-ZIP ou até o X-Setup Pro.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor