Um ano em uma ilha deserta

A criança olha
para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
quer tocar o céu.

Não sente a criança
que o céu é ilusão:
Crê que não o alcança,
quando o tem na mão.
(Manuel Bandeira)

Porque ontem eu quis voltar a ser criança e poder fazer birra, bater o pé no chão, fazer beicinho e fugir do mundo. Poder esconder no telhado e ficar lá junto com a antena da tv. Ouvir o silêncio ou quem sabe, só o barulho do vento.

Em caso de dor, ponha gelo e segue o barco...

A Ale e o Cirilo me convidaram para participar de um MEME iniciado pela Patricia Muller, do Sinestesia, sobre a condição de passar "Um ano em uma ilha deserta".



Você vai passar exatamente um ano em uma ilha deserta, onde existe uma certa infra-estrutura, mas ela é limitada. Além de você não haverá mais ninguém na ilha, mas você terá acesso a alguns privilégios limitados.



Com isso em mente, seguem as perguntas:


1. Na ilha você terá água à vontade e frutas nativas. Se souber pescar, com sorte vai poder comer um peixe de vez em quando. Fora isso, você terá que escolher apenas um tipo de comida salgada e um tipo de comida doce para comer todos os dias, o ano inteiro (podem ser cruas ou cozidas). Quais você escolhe?

A peixe está garantido, porque sei pescar. Quase que não como açúcar ou sal, prefiro os alimentos in natura e em geral crus. Legumes por exemplo, sempre experimento cru para ver se vale a pena cozinhar. É um gosto meio estranho, mas faço isso só comigo, viu gente!
Entre os alimentos que não sejam nativos, fico com o "espaguete" que posso comer todos os dias sem enjoar e a doce, seria Nutella, mas não comeria todos os dias.

Uma pena não poder levar mais comida, eu sentirei saudades de um pãozinho quentinho.

2. Além da água (e, também com sorte, água de côco se você estiver disposto(a) a subir no coqueiro) não há nenhuma outra bebida na ilha, mas você pode também escolher um único tipo de bebida, fria ou quente, alcoólica ou não, para ter à sua disposição ao longo do ano. Qual você escolhe?

Sem nenhuma dúvida, café. A cafeína já corre no meu sangue.

3. Para manter a tradição, você pode também levar um único livro. Que livro você leva?

A Bíblia. Sabe lá o desespero que vou sentir?

4. Igualmente, você poderá levar um único filme para assistir. Que filme você leva?

"You'll Never Get Rich" - No final de um ano vou estar sapateando direitinho e fazendo "birra" com estilo.
Harry Cohen também fincou o pé e fez nascer a "Deusa do Amor". Esse filme também servirá para lembrar como é bom ter pele bem tratada e usar salto alto.

5. Você terá um notebook à sua disposição, mas com um único programa instalado. Mas você não pode usar um programa de comunicação (como email ou mensagens instantâneas). Qual programa teria mais utilidade para você e por que?

Difícil, todos os jogos que tenho são interativos. Quem sabe voltasse a jogar The Sims?



6. Você poderá acessar a internet, mas este acesso é limitado a um único site, o ano todo. (Se você escolher o Google, por exemplo, não poderá navegar para os links dos resultados da sua busca, que estão fora do Google). Também não pode ser seu webmail, Meebo e afins ou sites de notícias (o que elimina os portais). Fora isso, não há restrição nenhuma ao tipo de site, inclusive os que permitem comunicação de outros tipos. A qual site você quer ter acesso por um ano e por que?

Bloglines, para ter acesso a todos os meus feeds, que igualmente ao Cirilo estão acumulados. Se quiser escrever, lá tem o Clib Blog que posso deixá-lo público ou privado.

Aproveitando a oportunidade para matar a curiosidade de algumas pessoas, que me perguntaram quantos feeds eu assino. Então, ainda não consegui assinar todos que gostaria, simplesmente porque isso virou pra mim uma espécie de elefante branco. Nunca consigo colocar em dia a leitura. Uso mais quando viajo.



7. Você também poderá ouvir música. Mas, claro, você terá que ouvir a mesma música o ano todo, pois só pode escolher uma. Qual você leva? E se fosse um CD?

Bem difícil responder. Eu enjoo fácil de música e gosto de novidade. Dos mais recentes levaria Clientele, Band of horses ou Antony And The Johnsons. Dos antigos David Bowie. Na hora faço unidunité.

8. Você poderá escolher um dia do ano para fazer uma única ligação para uma única pessoa, com quem poderá falar por 10 minutos. Para quem você vai ligar, quando e por que?

Lógico que para o PH - No dia do seu aniversário! Por motivos óbvios.

9. Você poderá escolher um programa de TV para assistir ao longo deste ano na ilha - limitado à freqüência de uma vez por semana. Você só não poderá assistir nenhum tipo de noticiário, fora isso não há restrições. Que programa você quer assistir?

A maioria das vezes que ligo a tv é para assistir noticiários ou documentários. Me contentaria com uma hora de History Channel uma vez por semana.

10. Quando for seu aniversário, você terá direito a receber uma carta de um(a) amigo(a) ou familiar que tenha uma novidade para contar (sobre si próprio ou não). De quem você gostaria de receber a carta e com qual notícia?

Da minha mãe. Ela adora escrever, iria escrever uma carta quilométrica, contaria minuciosamente tudo que estaria acontecendo. Talvez eu levasse um ano para ler.

11. Como não queremos que você transforme uma bola de vôlei no seu melhor amigo imaginário e a única pessoa na ilha será você, você terá direito a levar um animal de estimação para lhe fazer companhia (veja como estou facilitando sua vida!). Que tipo de animal você escolhe e por que? É um animal que você já tenha?



Max! Claro! Ele adoraria! Ele é sempre um bom companheiro.

12. Do que você acha que sentirá mais falta? (Contato com as pessoas? Tecnologia? Não saber o que está acontecendo no mundo? Etc…)

Do contato com as pessoas, que é insubstituível.

13. Por outro lado, o que você acha que será positivo, proveitoso ou benéfico na experiência? Ou divertido?

Eu já participei de experiências assim, mas o lugar não era completamente deserto. Mesmo que estranhos, eram pessoas por perto.
Pelo longo tempo, seria divertido somente nos primeiros tempos. porque nessa ilha eu poderia praticar quase todos os esportes que gosto de praticar, menos mergulho, que não se pode fazer sozinho.
Depois de um tempo, me sentiria como Robinson Crusoé, talvez tivesse alucinações em sonhos.
Acho bem difícil alguém acostumado com o conforto da vida moderna se adaptar a esse estilo primitivo de vida, mas aqui estamos tratando de suposições, afinal, imaginar é uma coisa e viver é outra completamente diferente. Eu não iria por livre e espontanea vontade, só se o lugar estivesse completamente equiparado com a modernidade.





14. Por fim, você tem direito a levar 3 outros itens à sua escolha que:
a) não entrem em contradição com nenhuma das perguntas anteriores
b) não seja algo que você vá usar para sair da ilha, como um barco, por exemplo.
O que você vai levar e por que?

Caixa de primeiros socorros, escova de dentes e faca.
Os dois primeiros não preciso explicar o porque, mas a faca, assim como o canivete, para quem já fez acampamento, sabe que é ferramenta indispensável. Ela será útil para preparar os gravetos para acender o fogo ou preparar o peixe, por exemplo. O uso faz demonstrar toda a necessidade.

Depois de responder, repasse para quem quiser, idealmente para 5 pessoas.

Eu passo essa Meme para:

1. Sampson;
2. Norberto Kawakami;
3. Micha;
4. Maíra e
5. Yvonne

Quem quiser responder, fique à vontade. Mas respondam: Da civilização, o que sentiria mais falta ao ficar um ano em uma ilha deserta?

E não se esqueçam, amanhã tem Blogagem Coletiva sobre a Aids - mais informações no Amigos da Blogosfera.

Beijus,
Luma

Comente aqui também!

21 comentários :

  1. Luma garota cool, eu já participei desse meme, essa ilha é high tech! Tem prêmio 'pro´cê' amiga! Sem obrigação...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luma.

    Essa história de ilha é meio auto-ajuda, não acha? Pensando nas coisas importantes que levaríamos, nós percebemos que não damos a devida importância às coisas simples da vida etc.

    O poema do início é demais. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Um ano em uma ilha deserta... Sentiria falta de muita coisa, mas confesso que um tempo longe me faria muito bem também!
    Beijos, Luma!
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Po, qtos feeds hein Luma? Nooooossa
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22:12

    Oi, Luma,

    valeu por responder o meme. Adorei as imagens e as respostas.

    Bjs.

    Patty.

    ResponderExcluir
  6. Luma,
    Adorei o poema do Manuel Bandeira e espero que o que for que esteja te incomodando passe com gelinho, e bola pra frente garota! Curti ler suas respostas, sempre inteligentes e divertidas.
    Beijos e obrigada por seus comentários lá no mãe global!!
    Rosana

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:10

    Pergunta difícil..rs..posso pensar??
    Beijos,
    Betha

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11:55

    Nossa, pra essa ilha do item 13 eu ia por 1 vida!! E pensei em sugerir pro seu 9 um dos canais alternativos do Discovery (o Science, por exemplo) que não têm comercial durante os programas.

    Sobre ativos e passivos, são os que eu leio e geralmente comento e os que eu leio e geralmente não comento. :-) Mas às vezes eu mudo o conceito (sem mudar os links). Acho que no fundo mesmo é só pra ter as palavrinhas "ativo, passivo, criativo" por ali, hohoho.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:46

    Numa ilha? - morro no primeiro dia...de t´dio...no segundo faço uma festa e no terceiro...morro de ensolação...no quarto grito socorro!

    bom fds

    ResponderExcluir
  10. Anônimo13:25

    Oi Luma, adorei as suas respostas.. Mas pra ser sincera, eu não conseguiria sobreviver nessa ilha não...rsrs.
    bjs e bom final de semana

    Cláudia Pit
    http://claudiapit.zip.net

    ResponderExcluir
  11. Anônimo14:26

    Aff, q esse meme é cumpridooo kkk mas muito divertido, criativo. Gostei das respostas e do seu au au lindo ( adoro cães)
    Bjocas LU

    ResponderExcluir
  12. Anônimo14:26

    Aff, q esse meme é cumpridooo kkk mas muito divertido, criativo. Gostei das respostas e do seu au au lindo ( adoro cães)
    Bjocas LU

    ResponderExcluir
  13. É interessante ver o que cada pessoa gostaria de levar para uma ilha deserta. Eu não conseguiria nunca viver numa ilhea deserta nem uma semana. A solidão faz-me medo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse meme...
    Tuas escolhas também foram muito boas, com exceção das músicas hehee

    ResponderExcluir
  15. Anônimo23:00

    Adorei a poesia de Manuel Bandeira e adorei o "meme". Ja pensou passar tanto tempo assim numa ilha deserta? Pode ser bom.
    Beijos e bom final de semana,
    Camille( nao estou entendendo esse lance de anonimo, identidade...la embaixo)

    ResponderExcluir
  16. Caramba, sei blog é cheio de animações e você deve ter paciência de Jó para responder essas questões e responder. Eu sinceramente não conseguiria. Adorei a poesia! E acho que a outra tb era uma né?
    Obrigada pela visita, desculpa a demora, tive uns probleminhas com o PC e tb tem a preguiça que as vezes não me deixa nem ver meu blog. Bom final de semana e a gente se vê no amigo secreto!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  17. Adorei as questões sobre a ilha deserta. Seu cachorro é lindinho. É um golden, né? beijos!

    ResponderExcluir
  18. -= Fiquei cansado e preguiçoso só de ler... :-)

    ResponderExcluir
  19. Luma, assumo que comi bola quando falei o colchão... Deveria trocar por uma faca... Mas o meu travesseiro é indiscutível. Não vivo sem ele!!! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Um ano numa ilha deserta? Acho que eu me suicidava no primeiro mês! :-))) Se bem que nessa ilha aí, cheia de coisas, até que dava pra sobreviver. Bjo!

    ResponderExcluir
  21. Mostre-me alguém que nunca tenha querido voltar a ser criança... e eu lhe mostrarei alguém que nunca teve infância! :) Bjs, boa semana

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor