Sobre Ontem

Quem anda brincando como o tempo? Antes ele não corria assim!
Mais um aniversário se foi!
Feliz ano novo!
Quero agradecer todas as palavras amigas que deixaram aqui e em seus bloguinhus, os presentinhos virtuais, os e-mails, voice-mails pelo jartx e todo carinho. E citando Flora Figueiredo:

"Querem um verso,
mas não sou capaz.
Vejo a palavra fraturar
as entrelinhas,
tento soldá-las,
mas não são minhas.
Rompeu-se o verbo
e me deixou pra trás"

É, estou sem palavras! Neste dia com nome, houve desculpa para o abandono, a batucada começou cedo e estendeu-se pela noite.



Nestes tempos que correm, necessito cada vez mais de conversas boas, daquelas que enchem a alma, de palavras. Eu tive muito isso. Agradeço à Deus por colocar tantas pessoas especiais no meu caminho. Infelizmente a festa acabou!



Hoje acordei só querendo café e poesia, cama e fidalgia.



"Descobri no último aniversário
Que embora sinta vontade
De me esconder dentro do armário
Gosto muito de abraço
De ganhar colo e abrir champanhe.
Ainda que eu sempre estranhe
E não saiba muito bem
Porque tantos parabéns
Fico feliz com os presentes
Suporto melhor os parentes
E não me pergunto na hora
O que há de mentirinha
Nessa atual história.
Quem me dera tanto afeto
Duas vezes por semana
Pra derreter a couraça
Pra amenizar minha gana.
Se possível congelaria
Muitos pedaços de bolo
Pra durante o ano carente
Comê-los como consolo".
Elisa Lucinda

Hoje ficarei acompanhada de Lucinda, essa atriz e poeta, que se diz “poetriz”: Dá voz aos versos que fez no palco e seu livro: “Eu te amo e as estréias” é cheio de imagens femininas e libidinosas, é um show.

Como ela mesma diz: “Dizer eu te amo, é uma estréia”. Ainda brinca dizendo que homem não sabe dizer “eu te amo” - Eu acrescento: se não sabe dizer, uns dizem à torto sem saber direito.

A mulher sempre pergunta: “Cê me ama?” porque gosta sempre de ouvir, ruim é ouvir “- Já lhe disse no ano passado...”

“Eu te amo”, não tem validade.

Mas o mesmo eu te amo não tem a mesma validade, dependendo do lugar em que se diz. O “eu te amo” que se diz na cama, não é o mesmo que se diz no almoço.

Ela não declama, ela diz a poesia. Mas diz de um jeito que não deixa ninguém indiferente. Menestrel moderna, a poeta capixaba Elisa Lucinda, leva os seus versos para o palco acordando a palavra e a transformando em gesto. Mulata, de voz rouca e olhos verdes fulminantes – não é exagero, esses mesmos olhos hipnotizaram o prêmio Nobel de Literatura José Saramago, que depois de assisti-la, declarou:

“Se depender de Elisa, as relações culturais entre Brasil e Portugal vão bem...”

O romancista chileno Antônio Skármeta, autor de “O carteiro e o Poeta” também foi fisgado. Gravou com ela uma entrevista para o People & Arts e endoidou.

O livro que citei, não é único. Autora de rimas simples, de tão sofisticadas, Elisa faz poesias sobre paixão, política e prisão de ventre. Mas a tônica é o amor, o feminino e o homem que partilha isso. Sua parabólica capta versos.

Sua essência é de fêmea livre, sem que precise de processos de libertação. Seu poema é de quem sai de casa, transa e bota minissaia...

Seu primeiro livro, foi feito artesanalmente em 92 tem prefácio de Grande Otelo “Aviso da lua que menstrua”, que ainda não li - a guinada mesmo, veio com “Sócias dos Sonhos”, lançado no Teatro Rival.

“Quero ser minha para poder ser sua
quero nunca mais partir
para longe de mim.
Vem, alivia, adianta, advinha
Quero ser sua pra poder ser minha...”
(Espelho meu - Eu te amo e suas estréias)

Ia esquecendo de dizer; Elisa realizou uma utopia: A poesia lhe paga as contas.
Boa semana!
Beijus,

Comente aqui também!

22 comentários :

  1. Seu post me deixou pensando, e me deixou uma ponta de tristeza - em dois dias é também aniversário da escorpiana Intense, que tem saudade de tanto amor nessa data, embora não se lembre de quando foi absurdamente boa de feliz e comemorada - há algo que atrai coisas tristes para 'minha' data.

    E por mais que digam que não é tão importante, de uns tempos pra cá, ando sentindo uma vontade enorme de me comemorar - e vai ser mais um ano em que eu não 'me' faço nada.

    Mas está bom, está legal.


    Feliz aniversário atrasado

    ;)

    (pq sempre tem os retardatários...)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Luma ,tarde mas de coração te desejo que este novo ano da tua vida seja muito mais preenchido de Amor,de saúde,paz,dinheiro,realização ,amigos,tuuuuudoooo que precises para ser mais e mais FELIZ!!!
    bjjjjjjjjj:)))

    ResponderEliminar
  3. Luma,
    Elisa Lucinda é grande, uma figura que cativa e impressiona.
    Que tenha sido um bom dia de aniversário. Não se preocupe muito com o tempo. Cuide de criar, sempre.A criação nos eterniza.
    Hoje, em meu Blog falo de Mudanças Climáticas. E estou com link para este seu Luz de Luma. Passe por lá:
    http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=pagina&op=listar&usuario=552&mostrar=meublog
    Abraços
    Luiz Ramos
    18/11/2007

    ResponderEliminar
  4. Luma
    Espero que teu dia tenha sido muito feliz!

    Eu já tinha lido algumas poesias da Elisa Lucinda, mas só agora, depois de ler teu post, fui pesquisar e vi,surprêsa, que é aquela atriz da Globo. Além de fazer as poesias lindas que faz e ser atriz, ainda canta.

    Tem um mimo ra ti lá no blog.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Adorei os versos da Elisa Lucinda!!!
    Tb quero!!! rs
    Boa semana!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ela é fantástica. Lembro do texto q a cantora Ana Carolina leu dela na apresentação do DVD dela com seu Jorge.
    Parabéns de novo..
    Big Beijoooooooooooooooos

    ResponderEliminar
  7. Pois desde sempre quando Elisa ainda desconhecida, declamou sua poesia no pátio da UERJ para poucos alunos e passantes, eu me apaixonei por essa mulher brasileira.
    Hoje cada dia mais me identifico e sou fã.
    Que bom seu dia ter sido especial, felicidades sempre Luminha.
    Carinho meu
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Parabén Luma. Muito bom este seu post. Li todo, que é decerto o melhor que se pode dizer aqui nos blogs, certo?
    Abraço e boa semana tb para você.

    ResponderEliminar
  9. Feliz aniversário!Atrasada pra variar,mas como o novo ano apenas começou,acho que ainda vale,né?Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Drikaflor21:54

    Oi, linda....atrasado mas Parabéns....um beijãooooo

    ResponderEliminar
  11. OK, eu sou muito idiota. Não encontrei teu email. Poderias me mandar um para milton@mdsinfo.com.br ?

    Preciso prosear contigo!

    ResponderEliminar
  12. Mesmo um tantinho atrasada ( e espero que me perdoe por isso!), desejo um pacote de felicidades; embrulhado com saúde, paz e amor! Beijos.

    ResponderEliminar
  13. Luminha, mil perdões, pois estou te dando os parabéns com atraso. Vc. colocou um aviso no blog? Eu sou totalmente 'nula' prá guardar datas. Desculpe-me!!! Bjs. e longa vida ao blog.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Luma e meus sinceros parabéns. Confesso que amei o seu post com tanta poesia (mas eu sou suspeita, não é mesmo?).
    Aproveito para deixar um versar para seus olhos como sopro do vento.

    Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo, assim triste, assim magro,
    nem estes olhos tão vazios,
    nem o lábio amargo.

    Eu não tinha estas mãos sem força,
    tão paradas e frias e mortas;
    eu não tinha este coração
    que nem se mostra.

    Eu não dei por esta mudança,
    tão simples, tão certa, tão fácil:
    - Em que espelho ficou perdida a minha face?

    Abraços meus e que seu novo ano seja de cores e tons alegres e impressionantes...

    ResponderEliminar
  15. feliz aniversário um pouco atrasado, ou adiantado, visto que falta um ano para o próximo. rs. quanto à Elisa Lucinda, ô inveja (boa) de quem vive dos seus versos. se papai do céu me ajudasse...

    ResponderEliminar
  16. Antes tarde do que nunca...
    Parabéns, sucesso, felicidades, paz, amor, aventuras, realizações e bençãos... Tudo isso e muito mais é o que desejo do fundo do meu coração.

    Sou grata por ter conhecido vc mesmo que virtualmente, obrigada e FELICIDADES SEMPRE!!!

    bjs
    Cláudia

    ResponderEliminar
  17. feliz aniversário!
    adorei seu post...tudo que disse.
    o eu te amo é algo essencial para a vida.
    beijos

    ResponderEliminar
  18. Oi, Luma! Tudo em paz, mais tranqüila depois de tanta correria, aniversário...? Bom, desejo que o saldo tenha sido muitíssimo positivo! Tenha uma bela semana!
    Beijos!
    Juca

    ResponderEliminar
  19. Luma,
    Obrigada por ter ido lá no bloguinho,rsr..
    Adorei !
    E adorei tb este teu post, tanto pelo tom doce, quanto pela Elisa.Acho as poesias dela, tão lindas, às x acho que foi por mim que ela escreveu.Olha que audácia?rs...
    Muita paz em seu coração.
    Que Deus te abençoe sempre.
    E pode aparecer lá no meu cantinho todas as x q vc quiser.
    Bjooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  20. perdi a festa mas deixo aqui, mesmo atrasado, meu abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  21. ery roberto18:47

    Luma, soube do seu aniversário lá no Blogue da Adelaide. Mesmo atrasado, deixo-lhe meus sinceros votos de felicidades e um abraço fraterno carregado de todo meu carinho. Tenho certeza que, cada vez mais, você preservará sua luz e aumentará os reflexos da amizade que tão bem sabe preservar. Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Luminosidade tudo bem...? sua casa tá cada vez mais linda ...pô cheguei um pouco depois do dia do seu aniversário + vai rolar festa da ressaca?

    Bjs e que aqueles desejos teus mais intimos que vc nem conta pra ningumem - prá vc e para a sua fé - se realizem com canticos felizes flores e bolos confeitados!

    ResponderEliminar

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor