Se você acredita em ideologias, você é presa fácil!



Duas formas de se passar a mesma notícia:

Jornal da TV record:
“- O desemprego caiu no país para 8,7%, a segunda menor taxa da história!”

Jornal da Globo:
“- O desemprego nos centros urbanos diminuiu mas atinge a mais de 2 milhões de brasileiros!”

Cada um defende como quer os seus interesses…

Daí você vê o Lullinha festejando a descoberta de petróleo - pela Petrobras - de um campo que aumentará as nossas reservas; justamente quando é noticiada a possibilidade de novo apagão energético pondo em risco os poucos investimentos no setor produtivo.

Fato este, que havia sido alertado pelos diretores da Petrobras a um ano atrás diante das negativas da Bolívia. Na época o que fez Lullinha? Demitiu diretores, aqueles que não pode demitir, remanejou de cargos e colocou a trupe petista para comandar. Usando do expediente do Conselho Nacional de Política Energética e Lullinha declarava: Brasil produzirá até 2008 quase a mesma quantidade de gás que importa hoje da Bolívia.

Diante das declarações de Lullinha, Malufinho aparece histérico reivindicando para ele a descoberta de petróleo em Santos, na década de 80; A Trupe petista ficou quietinha porque? Porque Maluf e seu partido são da base governista e além do mais, no começo do ano, ele pessoalmente estava negociando com o Vacarezza, representante de Marta Favre para a eleição de prefeito em 2008, a indicação do vice na chapa PT/PP.

Sabem aquele segredinho que o Lullinha contava aos amiguinhos "governadores" - na verdade segredim de "Polichinelo"...



Segundo a Folha, “o presidente Lula havia antecipado a informação sobre o megacampo a governadores em visita a Zurique, no final de outubro”. Eram, se não me engano, 13 governadores presentes. Vocês acham que existe alguma hipótese de todos eles terem guardado a informação em segredo?

E esse anúncio é oportunista, para abafar a crise aérea por exemplo entre outras, pois essa “descoberta” já vem de tempos. É para os neobobos.

A tal “descoberta” de 2003, 2004, 2005 ou 2006, é na verdade de 1999. E está documentada. Talvez não consigam ler o documento acessando a página. Transcrevo aqui:

"O presidente Fernando Henrique Cardoso, a diretoria da Petrobras e o ministro Rodolfo tourinho (Minas e Energia) anunciaram ontem a descoberta de um megacampo de petróleo na bacia geológica de Santos.
O anúncio foi feito um dia antes da reunião da Opep (Organização dos países exportadores de petróleo), que deve aprovar a manutenção do aperto de produção para manter os preços internacionais do produto.
Cálculos preliminares indicaram que o campo tem um potencial de extração entre 600 milhões e 700 milhões de barris de óleo ultraleve, em prazo estimado de 20 anos. FHC estimou em US$ 10 bilhões o valor da descoberta.
O presidente interrompeu a sua agenda política ontem no início da noite - estava conversando com deputados do PTB - para receber a diretoria da Petrobras.
Em seguida, FHC convocou a imprensa para o salão anexo ao seu gabinete e anunciou a descoberta "Quero aproveitar a oportunidade porque acho que notícias dessa natureza devem ser sublimadas. O esforço é longo - vem desde 1971 -, mas agora é que foi coroado o êxito", disse.
Regionalmente, o poço fica a 165Km a sudeste da cidade de São Sebastião, no litoral paulista.
Segundo a Petrobrás, o óleo encontrado é de boa qualidade (35 graus API), melhor do que o explorado no Brasil e até então inédito no país. A perfuração foi feita a uma profundidade de 1.595 metros. O petróleo foi encontrado a uma profundidade total (contando a perfuração no solo) de 3.828 a 4.148 metros.
O diretor da petrobras, José Coutinho Barbosa, afirmou que a extração pode começar em um ano e meio ou dois anos. O maior campo de petróleo brasileiro - o Marlin - hoje fica na bacia de Campos e tem um potencial 2,2 bilhões de barris.
O Brasil produz por ano cerca de 400 milhões de barris de petróleo, segundo o presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul. Ele afirmou que a empresa tem a expectativa de encontrar na região novos poços de petróleo de igual qualidade "O óleo da bacia de Campos é mais pesado".
A última grande descoberta da Petrobras foi o poço Roncador, em 1996, na Bacia de Campos. O potencial do poço é de 1,3 bilhão de barris de petróleo.
"Também queria cumprimentar a Petrobras porque nós estamos marchando com mais celeridade. Ainda mais agora, que nós temos competição, para que vejam como a competição é positiva. Aqueles que temiam pela Petrobras - eu nunca temi, sempre achei que a Petrobras tinha condições de enfrentar o desafio da competição - (essa descoberta) demonstra a capacidade técnica da Petrobrás", disse FHC"

-> página 1-2 de 22/09/99 - doc. 33393 - Folha de São Paulo

Entendem agora o recado velado que FHC passou para Lullinha, ao dizer a seguinte frase: “Gostaria de brasileiros melhor educados, e não brasileiros liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria”.

Substitua a palavra educação (uma crítica bem aceita aos olhos do povo) pela palavra ética (mal usada pelo governo Lula) e desconfiem do porque de FHC dizer tais palavras.

Os petistas são tão sujos que agora dizem que essa declaração foi para desviar o foco do "Mensalão Tucano".

E porque os governadores ficam quietinhos diante das falsas declarações do governo e sua trupe? Ora, cada qual quer pegar o seu quinhão da CPMF. O Planalto chegou a se revoltar com as declarações.



08 bilhões de barris no colo do Lula? Espero que o PT não coloque a mão, porque o petróleo é nosso. As operações começam somente a partir de 2013 - até lá Lullinha poderá tirar mais proveito político/eletoral caso vocês consigam transformá-lo em “caudilho vitalício” como tanto quer o PT, cujos integrantes não querem perder a boquinha no poder lá em Brasília.

A Petrobrás é uma empresa de economia mista, cotada em bolsa, e não um órgão do governo. O que eu gostaria é que o anúncio fosse feito com mais critério, como, aliás, exigem as normas e orientações da CVM e da SEC (Securities & Exchange Commission).

O anúncio da tal “hipótese”, nas palavras do diretor de produção Guilherme Estrela: “o que encontramos dá robustez às nossas hipóteses, mas ainda é uma hipótese”, jamais poderia ter sido feito fora do âmbito dos “fatos relevantes”, que poderiam, inclusive, exiger a prévia suspensão das operações com as ações na bolsa.

Quanto ao oportunismo da notícia, às vésperas da nona rodada da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e no meio de uma crise, não há o que discutir, até porque, no meio petrolífero, essa é uma notícia requentada.

Traduzindo, o método é: um escandâlo será sempre recoberto com uma boa notícia.

Beijus,
Luma

Comente aqui também!

22 comentários :

  1. Anônimo16:59

    Realmente todo mundo diz o que quer e como quer. Uma vez li um livro: ArabesX Judeus, de uma brasileira no front. Ela contando como os caras da CNN "criam" noticias e fazem reportagens inteiras so com a imaginação sem ir em campo da para ter uma idéia de que a midia vai para um lado ou para outro de acordo com quem escreve. A realidade é assunto terciario ai. Beijos querida, seus posts sao sempre o maximo,
    Camille

    ResponderExcluir
  2. Luma, corretíssimo o tom do seu post. Quando o anúncio primeiro da descoberta do gás na Bacia de Santos, o Brasil havia acabado de assinar o acordo de compra de gas boliviano. Não era de bom alvitre mexer num contrato bilionário recém-assinado. De lá para cá, o Brasil vem navegando em águas turvas no assunto. Também FHC omitiu, mentiu e usou do fato político como todos, mas o que o governo atual faz é uma canalhice dando como realização de seu governo algo que se deu no anterior. E o conluio com Paulo Maluf mostra bem o quanto estão dispostos a "negociar". Hoje Maluf fica se vangloriando de ter criado a Paulipetro, que lhe rendeu inclusive um processo(dentre os vários a que responde). Esse é o Brasil. Uma vergonha após a outra.
    Um beijo, menina

    ResponderExcluir
  3. Assino tudo que você disse, Luma. A começar pela distorsão das notícias, até o reinado da mentira e da balela neste governo. Céus, nós merecemos, né não?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nem me fala em Lula, me dá nauseas.. qto ao jornal no começo do post, vc pode reparar q a Globo dificil falar noticias do cotidiano como a Record, prefere ficar falando de politica e economia q a maioria do país não entende.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiê!!!
    A Lulu falou uma grande verdade... A Globo dá notícias como se estivesse falando com um bando de retardados, mas só fala de política e economia mesmo...

    Sobre a propaganda do meu post, é da C...o (não vou fazer propaganda de graça, né? rs)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo03:06

    Concordo com a Lulu, por isso procuro sempre ver mais o jornal da record, globo só fala de politica, e numa linguagem que a gente acaba ficando na duvida. Duvido que o povão que vota no lula entende o que a Fatima e o Bonner falam lá hehehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Anônimo09:31

    Cada um interpreta como lhe convém...rs

    ResponderExcluir
  8. Cara eu quero copiar este seu texto.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:30

    Luma Rosa,
    Bem vinda aos seus novos amiGOs - Globoonliners.
    Luiz Ramos
    27/11/2007

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:32

    Ótima postagem. Aliás, o lullinha realmente não tem do que se gabar. Absolutamente tudo o que o seu desgoverno fez de "bom" foi mera continuação do que o FHC havia feito. E o que fez de ruim tbm... mas, neste quesito, conseguiu inventar algumas coisas.

    A moral da história é sempre a mesma, desde que o Brasil é Brasil: inventar uma história bonitinha pra encobrir a desgraça que o país está passando... e tudo, com a mão do presidente, mesmo faltando um dedo.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:10

    Luma querida! Você nem imagina aqui em casa como ficamos quando vemos mais um escândalo desses petralhas, o nome desse canalha Mor nem consigo escutar direito que me dá náuseas...A safadeza é imensa, o povo foi sem juízo ao colocar esse louco sem vergonha no poder, de pobretão à milhonario...E com o dinheiro de quem??? O Brasil está uma vergonha, o dito cujo vai se aproveitar dessa deixa também, espero eu que ele não consiga se eternizar nesse mandato...o Brasil tá perdido o petróleo é nosso Luma mas são eles que vão se beneficiar nessa.Pena!!!

    ResponderExcluir
  12. Não me surpreende críticas como essas a política econômica e energética (bem como de outras áreas) do governo Lula. Afinal, tucanos e petistas ficam jogando a batata quente de um lado para o outro na sana de quererem se alimentar de uma imagem ética que já abandonaram há um bom tempo (bem mais os tucanos, que além de falta de ética são mais antigos instrumentos dos interesses burgueses do que os petistas hoje).

    De qualquer forma, tenhos duas considerações:

    primeiro, de nada adiantará descobrir uma super fonte de petróleo (não importa se fosse no governo FHC - por sinal, muito bem destacado no texto - ou no governo Lula) se os investimentos e os lucros que renderem de todo este processo continuarem nas mãos destes pequenos e fortes interesses elitistas que já esperamos que desçam seus olhos sobre a riqueza do solo brasileiro. Acabo de receber um email falando sobre uma ocupação realizada por entidades e movimentos sociais dentro da ANP na tentativa de suspenderem a 9ª rodada de leilões de petróleo e gás. Isto é só pra demonstrar os problemas que querem manter para a nossa população com o mesmo tipo de política de privatizações aplicado a mais dedécada em nosso país;

    Segundo, por mais que eu tb não goste de Lula, não posso concordar com uma "descaracterização" da fala de FHC. Ele disse Educação. Ele não disse ética! E desde que Lula entrou no governo (mesmo com a imagem de bom moço perante os movimentos sociais), os setores mais tradicionais da burguesia brasileira vêm bater justamente nesta "baixa qualidade" da formação do Sr. Presidente. Crítica rala, do mais baixo escalão político. Querer disfarçar essa infeliz declaração com uma simples substituição de palavras é nada mais que uma nova forma de "transmitir a notícia", tão problemática quanto a crença ideológica que vc parece críticar no título. Afinal, imparcialidade não existe...

    Tb sou crítico do governo atual. Mas minha crítica é pela esquerda.

    Até.

    ResponderExcluir
  13. E viva a baderna política. Alguns assuntos nem me surpreendem mais. Gostei do seu texto, além de bem escrito, mostra claramente a situação atual da administração do tal Lullinha.
    Aliás, concordo com aqueles que dizem que se não fosse o Brasil um país rico, já teria quebrado.
    Mas também concordo que o cenário que aí está, ainda pode ficar pior do que já está. E talvez seja exatamente isso que seja preciso para que a população brasileira saia desse marasmo, onde ninguém se manifesta de forma incisiva contar esse governo falho.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12:30

    Lu, é bom voltar a ler-te com noticias assim.É preciso ficar atento, já q no final tudo acaba nas nossas costas.
    BJocas
    Saudades

    ResponderExcluir
  15. Pobrezinho do Lulalá, ele não lê, por isso não sabe de nada e os assessores não contam...como vai saber?

    Não aguento mais nem ouvir esse cara!

    Teu post é 10!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. o que mais me intriga é que mesmo se sabendo que são enrolados apladem de pé e vão tocando a vida, como se as coisas fossem assim por que deus onipotente e sacana assim o quer.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo16:16

    Pra variar eu vivo correndo agora né Luminha...fugi de novo pra ver os amigos e deixar meu beijo...

    Até...

    ResponderExcluir
  18. Olá Luma. É bom receber o seu comentário.
    Boa semana para você tb.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo20:33

    Olá querida,
    De facto existem muitas maneiras de dizer a mesma coisa e isso é sem dúvida uma espada de gumes, tanto pode ser usado para bem como para manipular!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. o lula é um idiota. tenho amigos europeus que falam sobre a imagem dele no exterior, com aquele papo de etanol, etanol... nóis vai, nóis vorta.
    só de ver o palhaço defendendo o hugo chavez tenho vontade de sair correndo desse país.

    ufff... pronto, extravazei minha cota de indiganação do dia.


    vou voltar aos meus mantaras :p

    beijos!

    ResponderExcluir
  21. vou passar adiante esse texto, ok?
    bjs!

    ResponderExcluir
  22. Como esse Lula me irrita! >:-/

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor