Qual doença será sanada primeiro: Dengue ou CPMF



Ufa! Li todas as publicações da blogagem coletiva "Dengue, prevenção e conscientização é a solução!" e quero atentar para o fato das verbas que deveriam ser usadas no combate à doença e não são.

Eu fique cá pensando que a dengue é bem como a CPMF - como todos sabem, não é contribuição, mas uma imposição do governo, que se destinava originalmente à pasta da saúde e que, mesmo naquela época, só foi aprovada graças ao prestígio pessoal do Adib Jatene.

Pois bem, ambas, dengue ou CPMF, não escolhem a quem afetar, aumentam com o passar do tempo e não sabemos quando terão fim.

Quando o plano anti-dengue foi aprovado pela Organização Mundial da Saúde em 1996, foi instituída a CPMF. Naquela época, já existiam muitos querendo mamar. Até o Adib Jatene deixou o cargo alegando aborrecimentos (?), sendo substituído pelo Ministro Carlos Albuquerque. Outro que não deu continuidade ao projeto, sendo engavetado. Qual alegação? Falta de recursos.

Talvez Adib Jatene tenha saído porque tomou consciência que era manipulado; só que até hoje não admite isso e publicamente ainda defende a famigerada.
A conivência do Ministro Carlos Albuquerque deixou a saúde do país, no caos que se encontra atualmente.

Alô, ex-ministro! Torça para que ninguém de sua família contraia a doença!

Essa inconstitucional cobrança da CPMF, que inicialmente era para "Salvar a Saúde" - não foi em momento algum usada para o fim a que se destinava, explicando essa vergonhosa epidemia, flagelo do século que se alastra pelo Brasil, da mesma forma em que alastra a corrupção no país. Que respeito ter por nossos sanitaristas que não resolvem um problema oriundo de mais de 200 anos?

Como disse o Barão de Itararé "O mal do governo não é a falta de persistência, mas a persistência na falta".

Caro Barão, para o Lullinha, a CPMF é o Robin Hood dos "impostos"! É preocupante, diante de tantos impostos, ver também o Estado engolindo a iniciativa privada - nossa economia crescendo a média de 3 a 4% ao ano e a arrecadação de impostos crescendo a 12%, como acontecido no último ano.

Se Lullinha declarou diante da crise econômica dos EUA que esta não nos afetaria, por que se borra ao pensar em perder a CPMF?

26 comentários :

  1. Que sacanagem, e olha que a idéia do Adib Jatene é ótima, se bem aproveitada! Mas, usaram e aplicaram a idéia numa contribuição totalmente desvinculada da sua destinação! Aproveito e te repasso um meme (se já não fez, sem pressa). Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma! Finalmente consigo comentar no seu blog, sempre tive dificuldade em abri-lo por completo. Mas hoje deu certo. Esse problema da dengue é gigantesco. Mas aqui em RO o negócio ainda é pior, pois não há diagnostico correto, é tudo virose. Receio da quantidade de gente não diagnosticada com dengue de tipo hemorrágica e/ou neurológica. O desequilibrio ambiental é dantesco e o número de doenças passadas por insetos, moluscos e outros animais cresce a cada dia. Realmente, é preocupante a situação.
    Beijos e queria te agradecer pelas visitas que tu fizeste em meu blog e infelizmente eu não consegui retribuir, por problemas técnicos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Moça!

    Tudo Gudi!!! Também gosto muito de Clarice, ultimamente tenho gostado bastante de CLarice, Mario Quintana, Legrand e claro, Fernando Pessoa.

    Então, eu até acho massa esse lance de CPMF ser meio Robin Hood, porque ninguem escapa, PORÉM, o duro é conviver com esse Robin Hood e com todos os outros empregos. O que mais me deixa louco é ver que nossos políticos não dão a mínima para nós, pensam apenas em sues projetos e como podem atazar a vida um dos outros.

    Agora me diga, o que ser esse "meme"??? Eu respondo sim, ehehhee
    Como fazemos? fiquei curioso, ehehe

    Grande semana para você!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14:30

    ai, q pergunta difícil...
    :(


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_.................

    ResponderExcluir
  5. E a gente ainda tem que aguentar o Lula dizendo que sem aumentar os gastos do governo não dá pra governar bem o país... aff!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16:09

    Luma, estive fora da blogosfera, por alguns dias, por isso, lamento não ter participado dessa coletiva.
    O próprio governo, hoje, admite que é impossível se eliminar o mosquito transmissor dos virus da doença, e que é preciso, pois, não descuidar da prevenção. Se o Ministério da Saúde tivesse se curvado à realidade há mais tempo, nós só não precisaríamos mais da CPMF, como muitas mortes teriam sido evitadas.
    Como você mostra, neste post, o descaso vem desde o governo FHC, de triste memória, e continuou no de Lula.
    Um beijo e espero que o seu domingo esteja alegre e sereno.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19:29

    Embora a Dengue e seu combate seja importante, embora a CPMF deva ser discutida como você o fez, a "CRIANÇA APARECIDA" é de relevância ainda MAIOR. Como foi dito não parece abandonada e isto muito preocupa. Essa blogagem é IMPORTANTÍSSIMA. Obrigada por nos informar!

    ResponderExcluir
  8. Oi Luma !
    Tem prêmio pra vc lá no Blog !
    Aparece por lá !

    Luz e Paz
    HorseMan

    ResponderExcluir
  9. Anônimo22:40

    Com certeza a dengue vai ser extinta bem antes do cpmf, mesmo pq lula tá querendo transformar esse imposto em permanente.

    O caso desse menino ai é verídico ou é aquelas mensagem que a gnete recebe por mail e fica sem saber se é ou não é verdade?

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita ao blog e pelo destaque no seu post. Boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo23:41

    Luma,
    O Dr. Adib na época, fez a coisa certa. Pensava ele que com esse dinheiro arrecadado pela CPMF, e pôr apenas dois anos, esse era o tempo que ele pediu no Congresso para sanear a saúde do país.

    Depois da contribuição aprovada pelo empenho pessoal de Adib junto aos congressistas, e quando o dinheiro começou a chegar nos cofres do governo, passou a ter uma boa parte desviada, inclusive para tapar os buracos das estradas brasileiras.

    E Dr. Adib não gostou. E foi falar com o mandatário do poder! E, desiludido, pediu demissão do cargo pôr traição de seus pares à causa da saúde pública do país! Esse é um homem de fibra.

    Hoje, ele sabe e pôr isso ainda defende, que se o governo não mandar às verbas necessárias para a saúde, inclusive a da CPMF, a saúde ficará numa situação ainda pior. Só pôr isso ele ainda fala dela.

    E o governo aproveita para chantagear tudo e todos pela a aprovação dessa excrescência.
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Anônimo00:02

    Luminha,
    Se o CPMF fosse bem aproveitado eu seria a primeira a aplaudir. A saude continua precaria no nosso pais, principalmente no atendimento publico.
    Beijos,
    Cam

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luma.

    Evocou bem o Barão de Itararé. Esse governo está persistindo na falta há muito tempo. Aliás, qual na história do Brasil não fez a mesma coisa.

    Só respondendo (uma semana depois que você perguntou), não fui que deixei recado para você no msn.

    Abraço, Pedro.

    ResponderExcluir
  14. Pois é Luma, estou em falta mesmo com as postagens no blog. É que passarei por uma cirurgia e vou ficar alguns meses em recuperação. Então, não queria começar novamente e parar. Por isso devo voltar a atualizá-lo em Fev/2008.

    Pode aguardar - risos.

    Bjs. e até mais,

    ResponderExcluir
  15. Oi Luma!

    O Barão sabia da coisas, foi muito bem lembrada esta citação.

    Eu tenho certeza que a intenção do Dr.Jatene era boa, mas infelizmente foi desviada, como sempre acontece por aqui. E o povo é quem paga, literalmente.

    beijos querida e boa semana,

    ResponderExcluir
  16. Embora todos os brasileiros saibam o que acontece, continua sempre a mesma coisa, eles não vão desistir nunca pq não é do interesse deles. Se usassem a CPMF para o fim a que foi destinada, a saúde no Brasil não estaria como está

    Pobre criança! Tomara que consiga um lar de verdade!

    Luma, tem "Blog cabeça" pra ti lá em casa. Aparece.

    Boa semana!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo11:39

    Eu nao sei mas nem o que falar do governo nacional e dos vizinhos da america latina...

    bjos luma

    ResponderExcluir
  18. Luma, eu li no jornal de Brasília...não me recordo agora, mas este menininho já foi encontrado há algum tempo. É um e-mail antigo que continuou na rede. Me parece a mãe disse que ele deveria estar com o pai (passando alguns dias), por isso não o deu como desaparecido. O pai o abandonou numa rua. Quando ele foi mostrado na TV, a mãe o identificou e foi buscálo. O nome dele não é Tiago o do pai (desnaturado) dele que é. E a criança falou o nome do pai como se fosse dela...justo do pai que deixa um filho assim.

    /// Quanto as verbas desviadas, só posso dizer: somos um povo muito bobo e aceitamos isto acontecer.

    ResponderExcluir
  19. Depende de qual é o prazo que vc esta dando.

    e abandonar uma criança é coisa de fdp, se ela estivesse perdida os pais já teriam esperneado faz muito. melhor ir pra adoção.

    ResponderExcluir
  20. Dengue.

    Sem dúvidas, ainda mais que em aproximadamente 4 anos teremos vacina.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo14:38

    hehehe!
    Gostei disso!
    Fiz outro dia com os meus alunos, eles acham o máximo! E aquele da idade então... Nooossa!
    Na verdade isso é um "joguinho" ... são operações inversas e nessa de soma aqui, subtrai ali, divide aqui, multiplica ali que está o segredo.
    Fala a verdade... A MATEMÁTICA É LINDA, NÉ? hehehe

    Valeu minha querida!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo14:58

    será que o brasil tem jeito, hein?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo15:15

    Já pensou quantos votos ele não 'compra' com os programas do tipo bolsa-esmola e que são bancados com a CPMF? Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo18:26

    Oi Luma
    Obrigada por tua visita no espaço de poesias - sempre bom te ver e te ler.

    Olha, sempre via a Dengue como um grande problema de consciência do cidadão, acho que esperar tão somente pelo Estado quando pequenos gestos de colocar agua sanitária, borra de café, não deixar e recepientes com água parada, enfim, entre tantas coisas, até mesmo plantar um pé de citronella no quintal de sua casa, são formas que se tem de combater e evitar a profileração do mosquito. É claro que o Estado tem a obrigação de informar e investir, mas muitos de nós só se lembram da Dengue quando ela chega na nossa porta.

    Que bom que o menino foi encontrado e realmente pai assim e mãe assim também ninguém merece não é mesmo? Que mãe não se preocuparia em saber, pelo menos, como o filho estava passando os dias?

    Enfim...

    Bjs e mais uma vez obrigada por sua visita

    ResponderExcluir
  25. Parabéns!
    Adorei o seu blog, passei rapidinho mas volto com calma para ler tudinho.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  26. Anônimo08:13

    Que legal que acharam a mãe da criança! Pelo menos uma notícia boa. Tomara que o abuso que é a cobrança da CPMF se acabe um dia também. E que se consiga manter a dengue sob controle, tomara... :)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor