Dengue, prevenção e conscientização é a solução!

A Dengue está presente no mundo todo, atingindo mais de 100 países, causando em média por ano a morte de 20 mil pessoas. Na América do Sul o problema é compartilhado por todos os países, com excessão de Uruguai e Chile. Brasil e Paraguai possuem os dados mais alarmantes da doença. No Brasil a dengue aumentou quase 50% entre 2006 e 2007.

O Ministério da Saúde registrou cerca de 450 mil casos de dengue no país, no primeiro semestre do ano, sendo que 900 foram do tipo hemorrágico, o mais grave.

A melhor maneira de se prevenir contra a doença ainda é a prevenção. Esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas e não deixar água acumulada em lajes, canos e vasos de plantas são alguns deles. A água parada é o ambiente onde mosquito transmissor da doença, Aedys aegipty, depoista seus ovos.

Não deixe água parada, ali pode estar a sua morte. Estamos vivendo uma epidemia.

Entre Dezembro e Março ocorrem o maior número de casos pelo aumento do volume de chuvas, porém os cuidados para evitar proliferação do mosquito tem que ser durante o ano todo. Plantas em casa, costumam ser o maior foco, por isso a necessidade de desinfecção dos vasos e colocação de areia nos pratos receptores de água. Algumas pessoas se utilizam do pó de café para "sujar" essa água, principalmente em bromélias que captam água entre as suas folhas.

Temos que nos tornar soldados nesta guerra e não deixar de adotar os cuidados todos os dias, em casa, no trabalho ou na rua. Os informações têm que ser repassadas para vizinhos e familiares.

Os sintomas da dengue devem ser observados pelo serviço de saúde. Se sentir algo parecido com uma gripe acrescida de dores nos olhos e nas juntas, diarréia e vômito, não perca tempo!

No último dia 19, o Instituto Butantâ que tem domínio completo de tecnologia, apresentou uma proposta ao Ministério da Saúde pedindo recursos para financiar a produção de vacina contra a Dengue no Brasil, que estaria disponível em 3 anos. Em troca, cerca de cinco milhões de doses anuais do imunobiológico seriam produzidas em parceria com técnicos americanos, que dariam as instruções sobre as pesquisas já desenvolvidas em seus laboratórios.

A maior dificuldade é mesmo matar o mosquito hospedeiro, isto tudo por causa da urbanização e aumento da quantidade de lixo da população. Somos os culpados e essa vacina é um sonho. Por enquanto temos que tomar as medidas de prevenção da propagação do mosquito hospedeiro.

Demais informações, você encontra acessando o site específico sobre a doença que foi lançado pelo Ministério da Saúde e contém tudo sobre os vírus da dengue, como também formas de contágio, sintomas, tratamento, prevenção e listagem de endereços das secretarias de saúde- www.combatadengue.com.br

No site estão disponíveis cartilhas educativas e todo o material da Campanha Nacional de Mobilização contra a Dengue, que podem ser utilizadas por professores, agentes comunitários ou por qualquer cidadão que queira preservar a própria vida.

Este texto faz parte da Blogagem Coletiva "Dengue, prevenção e conscientização é a solução!".

Participe, unidos venceremos!

Boa Blogagem!

24 comentários :

  1. Anônimo03:59

    Como sempre, perfeito o seu post.
    As pessoas pensam que só o governo que tem que fazer a parte dele no combate a dengue, claro que o governo tem a sua parcela de responsabilidade, mas também cabe a população não favorecer a proliferação dessa doença, e a nossa parte é tão simples, basta saber e aplica-las.
    Pelo menos estamos tentanto conscientizar as pessoas disso com essa postagem.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Luma:

    Vim agradecer sua gentil visita.
    Foi um prazer receber seu comentário.
    Seu blog é criativo e dinâmico.
    Você tem uma maneira versátil
    e inteligente de conduzir
    suas postagens.
    Adorei.

    Parabéns pela divulgação
    da campanha contra a Dengue.
    Como disse a Flávia:
    "Todos temos a nossa parcela
    de responsabilidade".
    Venha sempre que puder
    me visitar.
    Será uma grande alegria.
    Beijo..

    ResponderExcluir
  3. Se cada um fizesse a sua parte poderíamos acabar com o mosquito, mas tem gente que não se conscientiza da gravidade do problema.Infelizmentte!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09:56

    Oi Luma, muito propício esta blogagem coletiva.
    Como sempre super informtivo por aqui. As dificuldades sao muitas para se combater esse mosquito, mas nao impossivel.
    Passa lá na Saia.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:27

    Tô fazendo minha parte amiga... beijossssss e uma ótima quinta... volte sempre ao blog tá?

    ResponderExcluir
  6. Oi luma, nunca tive dengue, só malária.

    Sabia que a malária está entre os 5 maiores causadores de morte no mundo. Ah tá, é sobre dengue, por aqui estamos cumprindo direitinho o dever de casa na luta contra a prevenção.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Pablo, a malária também avança junto com os caramujos africanos. Estamos invadidos. Beijus

    ResponderExcluir
  8. Luma

    É com pesar que informo não participar da blogagem coletiva, entretanto estou fazendo o dever de casa, mantendo limpa, sem focos criatórios.
    Sobre seu comentário em meu blog, creio que não fui bem interpretado por você.
    Não critiquei os imigrantes, sou descendente deles também.
    Minha intenção foi de dizer que somos todos iguais, pobres, ricos ou remediados. Não houve realmente que viesse para o Brasil, sem necessidade de fugir por algum motivo: miséria, perseguição política ou outro motivo. O importante é agora construir este país, com a contribuição de todos e, sim mudar o modo de pensar da maioria da população, para construir uma pátria justa para todos.

    ResponderExcluir
  9. abaixo a picadura da muiçoca e cobre dos seus administradores as providencias, ao invés de encherem seus nobre$ bolsos de grana pública.

    ResponderExcluir
  10. Luma parabéns pela iniciativa. Verão chegando e ameaça de epidemia de dengue no ar.

    ResponderExcluir
  11. Luma,
    É muito triste saber que, mas um mal atingi nosso pais principalmente a classe baixa que não tem noção do perigo que as mesma estão corendo por causa de um pequeno mosquito chamado degue.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Já publiquei a minha contribuição! Sobre o domínio prá o blog, se vc. quer migrar tudo do Luz para o WP por exemplo, é só redirecionar para o novo domínio, assim, vc. não perde nenhum dos seus posts. Senão, vc. pode comprar um domínio e começar um outro blog do zero. Era isso que vc. queria saber? Bjs

    ResponderExcluir
  13. Todos os anos é a mesma coisa, né? Por que será que o povo não aprende de uma vez que não se deve juntar lixo e deixar a´gua acumulada? É tão simples... :-/

    Ps.: Vc não está vendo a barrinha lateral do meu blog?! :-( Vc usa windows? Qual? IE ou Firefox?

    ResponderExcluir
  14. Oi Luma!


    Muito bom (para mudar um pouco)rs.

    O esforço tem que ser de todos, senão fica difícil mesmo.

    beijos querida, boa tarde.

    ResponderExcluir
  15. Luma,vou na da Juli Ribeiro.Que grata surpresa!Estou engatinhando.Teu blog é de gente grande!Vem mais...Ahh ia esquecendo:te inclui.Se vc não quiser me conta.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo18:17

    Luma, meus caseiros no litoral norte aqui de SP, já pegaram dengue, inclusive seus filhos.

    Fica no meio da Mata Atlântica.

    Voltei de Buenos Aires.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Anônimo19:49

    Se todos fizerem a sua parte, o todo será alcançado! Concordo com você, Luma, em grau, número e gênero!
    Eu também faço a minha!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Prevenção é tudo.

    Amiga, te mandei email. Tô super perdida com aquele technorati, tentei fazer o q vc me mandou, mas sei lá o q acontece. Buááá

    Big Beijos

    ResponderExcluir
  19. Anônimo22:03

    Olá,
    Passei para desejar um feliz fim de semana e que estou engajada contra a dengue!
    bjão e td d bom Luma vc merece e lindo post***

    ResponderExcluir
  20. Luma, entrei no meu blog pelo Firefox e está mesmo uma porcaria! A área do blog está menor do que deveria e com isso a barra lateral foi parar lá em baixo do mapinha. O mapinha eu coloquei em baixo mesmo porque, como coloquei 2 colunas na barra lateral, não cabia. Aff... preciso arrumar isso. Não aguento meu blog feio assim! :-))))
    Quanto à sua pergunta, não entendi... Como assim o header não está embaçado? Eu uso o novo blogger sim...

    ResponderExcluir
  21. Luma..o teste do laço é bem antigo...O teste é feito com o tensiômetro, aparelho comum nos consultórios que serve pra medir a pressão arterial. São 5 minutos com o braço pressionado,(antes desenha-se um pequeno quadrado com uma caneta no braço da pessoa)o que provoca pequenos pontos de sangramento na pele dos pacientes com dengue hemorrágica.( é mais ou menos assim..se tiver mais de 10 pontos vermelhos a pessoa pode ter a dengue hemorragica)..alguns médicos não acham o teste eficaz..tantos q muitos não fazem...mas o Dr. Drauzio Varela recomenda..principalmente em regioes mais carentes, e em lugares onde existe muitos casos de dengue...Eu só não entendo pq não é divulgado...quase ninguem conhece o teste...
    Bom..é isso, qualquer coisa pergunta!!..hehe
    Bjão linda!! Desculpa a demora, só agora estou visitando os blogs...

    ResponderExcluir
  22. Anônimo23:38

    Luma,parabéns pelo post!A dengue não dá trégua,e nós temos que fazer nossa parte.Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Simples, não é? Basta a gente não agir como se fôssemos um mosquito. Abraços

    ResponderExcluir
  24. Muito bom!
    Como tudo mais que você faz!
    Parabéns mais uma vez!
    Beijo.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor