Sobre o plágio cometido por Fausto Wolff x Marconi Leal

"Sabes, Rosa, só há uma coisa que um malandro nunca conta: é que há sempre um malandro mais malandro do que ele." Personagem de Rui Unas na última cena de "Os Imortais"

Vou comentar um fato que essa semana foi esmiuçado pela blogosfera e registrar a minha indignação diante do fato do blogueiro e escritor Marconi Leal ter sido plagiado descaradamente pelo jornalista Fausto Wolff do Jornal do Brasil (ufa! desabafo sem vírgula)

O plagiador em sua retratação, supõe ter se baseado em "uma piada de domíno público ou de autoria de outrem" e tals, pariripóroró...enrolou, como frango torcendo o pescoço para morrer e, mais adiante, teve a desfaçatez de expôr publicamente os dados pessoais de um blogueiro amigo de Marconi que enviou e-mail protestando o fato.

Comparem vocês mesmos:

- O texto do JB, publicado no dia 30 de setembro;
- O texto do Marconi, publicado no dia 16 de abril deste ano e registrado na Biblioteca Nacional.

O Marconi só descobriu a fraude quando um leitor do blogue avisou. É justo que esse fato seja repercutido na mídia. Mesmo que o Marconi não tivesse reconhecido o seu texto na coluna do Fausto Wolff, este teria que dar os créditos para a sua inspiração, mesmo que fosse um "inspirado em texto de autor desconhecido"

É infantil, imaturo, um jornalista do calibre do Fausto Wolff não averiguar antes a autoria dos textos. Plágio é crime previsto no código penal brasileiro.

Leiam o texto da retratação e tirem vocês suas conclusões. O Marconi deu o caso por encerrado. Um gentleman!

É, algumas pessoas pioram com o passar dos anos. Quem diria, Fausto Wolff!!

amy winehouse antes e depois da fama
Cantora Amy Winehouse antes e depois da fama


Outra pessoa na blogosfera que foi vítima de plágio, foi a Sandra Pontes que escreveu uma matéria sobre o assunto. Vale a pena!

Aviso para pessoal de Porto Alegre - Hoje, Sexta-feira em frente à RBS, às 17h, haverá protesto do movimento que repensa sobre as concessões de empresas de rádio e televisão. Visite o blogue Dialógico e saiba detalhes.

Em Salvador será aprestado na UFBA, o filme “A revolução não será televisionada”, às 11h, no auditório da Facom, com debate sobre concessões logo em seguida.
Na UNIFACS, será exibido o filme “Muito Além do Cidadão Kane”, às 10h30.
Na FIB, uma caminhada do Campus Gilberto Gil (Stiep) até o Jornal A Tarde, às 10h, e à noite, às 19h, será realizado debate sobre concessões.

Hoje também tem festa na Caverna, parabéns Nanda por mais um ano de vida! Que você viva muito para nos trazer sempre mais e mais alegrias!

Agradeço a Maria Augusta que me presenteou com o selinho Prêmio Blog Solidário e a Fabíola Cassab com o selinho Este Blog vale a pena conferir! Obrigada, meninas!

Não se esqueçam de assinar a petição ali do lado! Liberdade para a Birmânia!

Bom fim de semana!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

27 comentários :

  1. Oi Luma, estou de volta e vim agradecer o seu carinho e solidariedade enquanto recuperava-me da visão.

    É muito triste o que ocorrido acima. Sou cautelosa e tomo o maximo de cuidado para postar o autor dos textos que publico. Já fui vitima de plágio (claro que em menor proporção) mas plágio é plágio e não importa o tamanho ou o conteúdo, não é mesmo?!
    Ainda bem que o caso encerrou, digamos assim, de uma maneira um tanto correta e cordial...

    Vou conferir a petição e ver no que posso ser útil.
    Bjs e bom fim de semana
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Ola...
    Valeu pelo comentario...
    Sei como é ter um animalzinho doentinho, tenho um gatinho que no ano passado passou por uma cirugia no olho.... e agora acho que esta com um pequeno tumor... Espero que Sao Francisco de uma luz....

    Aquele Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Luma, esse tipo de atitude é realmente vergonhoso, principalmente sendo publicado na internet, lugar de acesso de todos.
    Chegou o fim de semana, aproveite por aí. E já fiz meu dever de casa mesmo atrasado, mas adorei!
    Fique bem, um beijo. Mel

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela lembrança, Luma! Adorei, beijos e bom final de semana!

    ResponderEliminar
  5. Luma querida, infelizmente não fui eu quem votou no Luz lá no Weblog awards, mas, voto nele!!!! O convite é prá uma votação 'brazuca', fora do page rank mas com conteúdo. Divulgue no seu blog tb. prá quem quiser entrar!!! Bjos.

    ResponderEliminar
  6. Luma
    Inconcebível a atitude do Fausto Wolf (eu gosto muito da coluna dele no JB!)
    Só uma coisa não entendi: que áquela garota da foto do antes e depois? Parece a Pitty...

    ResponderEliminar
  7. Marcello, é a Amy Winehouse.
    Beijus

    ResponderEliminar
  8. Duas coisas sobre o Wolff:
    1º Ele enche muita linguiça em seus textos;
    2ª Tem uma tremenda cara de pau ao dizer que o texto dele havia sido publicado apocrifamente na internet.

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Eu escrevo bastante por aí a fora...já me deparei com um fato assim. Um dia, eu li um texto de uma pessoa que dizia que ter escrito o texto. Eu reconheci na hora, pois a pessoa em questão não se deu o trabalho nem de tirar a data pessoal que eu tinha citado!
    Procurei o texto, pois sabia mais ou menos onde eu tinha tirado e sutilmente e publicamente eu falei, agradecendo por ter trazido a tona meu texto!
    A pessoa se retratou, assim, meio que fazendo de conta que tinha esquecido de onde tirou a fonte!
    É uma situação muito chata, pois um texto teu é como um filho, uma criação, vem de dentro e quando vemos nas mãos de outra pessoa...ah! tem que se controlar...mas abrir a boca!
    Beijos,Aline

    ResponderEliminar
  10. Caraca!!
    Pasmei com as fotos... e com o post!!

    Beijos, Luma!!

    ResponderEliminar
  11. Plágio é uma coisa absurda.
    fala sério.

    eu também nãso entendi a foto do antes e depois, e concordo, parece a pitty!



    [postei]

    ResponderEliminar
  12. Acredito que no futuro teremos um sério problema com esta questão de plágio. Na universidade observo a cada dia mais os alunos se distanciarem dos livros e resumirem o mundo ao Google e ao Wikipedia.

    É bem aquela coisa do "se o Google não achou é porque não existe", é triste mas não foi uma nem duas vezes que vi alunos apresentarem trabalhos de conclusão de curso que não eram seus....

    Definitivamente todos deveriam ficar atentos!!!

    Muito legal teu post... obrigado pelas visitas e tenha um ótimo final de semana!!

    ResponderEliminar
  13. Luma, eu tenho por hábito postar poemas/crônicas/músicas/trechos de textos de outras pessoas, mas sempre coloco a autoria. Se não conheço e me corrigem, não tenho o menor problema em corrigir. Cada vez mais acho que sou exceção...
    Acredita que só consegui me inscrever no site do Free Burma hj? Simplesmente não entrava ontem.
    Bom fds!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. A Amy conseguiu ficar feia e anoréxica não?
    Big Beijos

    ResponderEliminar
  15. valeu pelo toque.
    já consertei.

    ResponderEliminar
  16. Oi Luma querida, estou de volta visitando os amigos. Querida, só fui saber desse plágio hoje e fiquei de queixo caído. Logo o grande FW? Fiquei pasma também com essa cantora que, pelo que eu estou vendo, não vai viver por muito tempo. Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Engraçado né? Jornalista adora falar mal de bloqueiro e no final das contas vai e copiam justamente dos blogueiros! Eta cara-depau!

    ResponderEliminar
  18. Prezada Luz... querida Luma,

    estou indignado. Plágio é crime mesmo. É como se roubasse a mente brilhante de outra pessoa.
    Lamentável.
    Posso fazer algo? Vamos montar um grupo e nos proteger desses larápios?
    Não sei.

    Estou enfurecido! Admiro o JB com uma pessoa desse cacife...

    O colunista poderia fazer parte da história???

    Ele foi medíocre e sua retratação inócua. Deveria retratar-se como um homem... ops... homem não faz o que ele fez, isso é coisa de menino.

    Querida, que a LUZ DE LUMA ilumine a nossa vida, mas principalmente desses medíocres e sem escrúpulos.
    Desculpe minha palavras de baixo calão, mas não posso ficar calado ou parado com tanta falta de caráter.
    MEU PAI FEZ UM FILHO HOMEM!!!

    Beijo Luz

    Alexandre Hallais

    ResponderEliminar
  19. Falta de imaginação. Se o Fauto achou o texto legal, é só reproduzir e mencionar o autor. De vez em quando faço isto e não acho nenhum sinal negativo. Vai ver ele copia de um monte de gente. Pessoas assim não fazem este tipo de sacanagem uma vez só. Beijos mdo Hiran.

    ResponderEliminar
  20. O engraçado é que teve aquela tal propagandoa do estadão falando que blogueiro era macaco, pq tinha blogueiro que ficava copiando os textos do jornal online. Pelo visto agora está acontecendo o contrário.

    bjs

    ResponderEliminar
  21. O que mais tem na net, hoje em dia, é bafafá por plágio. Eu sou péssima pra discutir esses assuntos, porque sou muitoo alheia a mundo virtual por incrível que pareça. Deve ser coisa de profissional de Exatas, mas (blasfemia!) textos não tem real importância para mim. Se for fulano que escreveu, se copiou de um outro, se plagiaram o meu, blá. Especialmente na net, onde as pessoas conseguem a façanha de ter menos respeito aos outros que na vida real, ew.
    Acho qu euma retratação básica está mais que ótima, rs.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  22. Q coisa feia, ainda mais vindo de um colunista q deveria entender muito bem de direitos autorais. Se não tem nada de bom e de seu pra dizer q fique com a boca fechada.
    LU, parabéns pela divulgação. É preciso ficar atento e se fazer justiça.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  23. Poxa, fiquei decepcionado com o Fausto Wolff, de quem sou (agora não sei mais se era) fã desde os tempos d'O Pasquim. Tão chato quanto o plágio em si, foi a desculpa sem jeito. Ele deveria ter usado a colua inteira para se desculpar e não apenas um pedacinho para inventar uma desculpa. Triste isso.
    Já fui plagiado e sei como é chato. O engraçado foi o dia que uma leitora da Gueixa, para quem eu havia escrito um texto, me acusou de estar plagiando. Depois de longa discussão, ela terminou admitindo que "havia se enganado". Eu plagiei a mim mesmo, histriônico se não fosse patético.

    ResponderEliminar
  24. A propósito, assinei.

    ResponderEliminar
  25. AI, pra quê copiar texto dos outros?! Que absurdo!!!

    ResponderEliminar
  26. Plágio: A idéia geral é de domínio público. Não há porque se falar de plagio. O desenvolvimento foi diferente. Na verdade o Fausto Wolff trabalhou a idéia bem melhor.
    E ainda saiu como James
    Cagney. Para saber o que ele quis dizer você teria que ter visto os Anjos de Cara Suja, coisa que certamente não fez, nem vai fazer.

    ResponderEliminar
  27. Acabei de reler o texto. O Fausto Wolff copiou tudinho! Um dos copiar/colar mais descarados que eu já vi. Já devia estar fora de rumo. Bem, descanse em paz!

    ResponderEliminar

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor