Olhe bem para a imagem abaixo



Esta fotografia retirada por um brasileiro, Luciano Paulino da Silva, ganhou o segundo lugar na edição do Prêmio Internacional de Imagens de Microscopia de Força Atômica. Vale ressaltar que esta foi a única imagem não européia premiada dentre as mais de 250 inscritas.

Luciano Paulino da Silva é pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que investe no desenvolvimento de pesquisas de nanotecnologia, especialmente na avaliação dos efeitos de peptídeos antibióticos sobre as membranas celulares e sua organização em escala nanométrica de nanofibras biológicas.

A foto mostra a superfície das células vermelhas do sangue depois do tratamento com peptídeos antibióticos e essas imagens microscópicas da força atômica, servem para estudar a nanociências e nanotecnologia.

Você não sabe o que é nanociências e nanotecnologia? Basta saber que esses estudos representam um revolução nas metodologias científicas em laboratórios do mundo todo e em diversas áreas de pesquisas, como: física, química, biologia e engenharia.

O Brasil está muito bem representado pela Embrapa. Para você ter noção, agora no final de Novembro farão uma pesquisa na Antártica, onde enviarão três pesquisadores, incluindo o próprio Luciano. Eles estudarão a capacidade dos peixes da região de sobreviverem às temperaturas extremas, presença de microorganismos, alta incidência de raios ultravioleta e alta concentração de oxigênio. Tudo isso para desenvolver novas moléculas que sejam anticongelantes, antimicrobianas, antioxidantes e que absorvam radiação ultravioleta. Será de grande ajuda para a nossa agricultura.

Parabéns Embrapa! Parabéns Luciano! Esse é o Brasil que dá certo!



Alguns materiais são tão finos, tão finos que possuem poucas moléculas de espessura. São micro-películas, formadas de diversos materiais para diversas utilizações, que servem para proteger metais da corrosão e até para construção de transistores plásticos.

Se manipulados normalmente, rasgariam. Como fazer então para avaliar se o material tem qualidade e cumprirá a sua propriedade mecânica?

Antigamente usava-se simuladores de cálculo em computadores em microscópios eletrônicos. Era necessário também saber a formulação química de cada película. Era obtido um resultado razoável, porém longe de exatidão. Foi a gota d'água!

Sim, uma gota d'água resolveria tudo! Foi colocada uma minúscula gota sobre uma película padrão que causou uma deflexão - uma tensão de capilaridade - rugas, por assim dizer. Foi criado um parâmetro comparativo com os diversos tipos de películas.

Dr. Thomas Russel, da Universidade de Massachusetts e sua equipe, achou uma solução simples que deverá ser usada da nanoeletrônica à proteção de aços, da cosmética aos materiais de revestimento.

Depois de várias tentativas frustradas para se criar uma cornea artificial, eis que surge uma nova que utiliza polímeros que não absorvem água e que não deixam que as células do tecido natural do olho, cresçam sobre eles. Este era o grande problema apresentado pelas outras corneas artificiais. Somente no Brasil, serão beneficiados mais de 25.000 brasileiros que estão na fila de espera para um transplante.

Nas bordas da cornea artificial foi criada uma película de proteínas planas que se fixam às células da córnea natural, está fixado o implante. Solução encontrada pela equipe do Dr. Joachim Storsberg.

Para constar: atualmente os transplantes de córnea são feitos com córneas retiradas de cadáveres e a taxa de rejeição é de 20%.



Isto bem parece ter saído de filmes de ficção científica. Trata-se de um hidrogel (redes de polímeros super-absorventes, estruturados na forma de uma corrente) com propriedades antibacterianas que transporta medicamentos pelo organismo, interna e externamente. Será usado na cicatrização de ferimentos, recuperação de partes do corpo danificadas por acidentes ou doenças e até crescimento de ossos.

São grandes as possibilidades teóricas de utilização do hidrogel, ao ponto de permitir o crescimento de novos ossos e órgãos, substituindo outros, danificadas por acidente ou doença.

Darrin Pochan e Joel Schneider, da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, acreditam que o experimento explodirá na próxima década. Serão implantados no corpo humano, se fixando nas células e servindo de substrato para o crescimento de novas células ao redor. Está criado um novo orgão.

Segunda a Revista da Associação Médica Brasileira, o médico cientista "pertence a uma espécie ameaçada de extinção. Ele precisa se adaptar às exigências do mercado de trabalho para sobreviver à concorrência dos pesquisadores das áreas básicas e das subespecialidades clínicas. Se conseguir, será capaz de atender a uma demanda que pesquisadores sem formação clínica têm maior dificuldade: dar rumo a projetos de pesquisa em biotecnologia para o combate a doenças. Essa demanda torna-se real quando o setor privado, atrelado às regras do mercado, aproxima-se cada vez mais da área de saúde, tanto em assistência quanto em pesquisa".

Aqui em casa adotamos um médico para a família toda e usamos um especialista dependendo da urgência. Nosso médico tornou-se nosso amigo e eu o trato carinhosamente como "Zé das Mulheres" - Bimbinha, você com certeza conhece o Zé.

Zé, comemore! Hoje é seu dia! Feliz dia do médico!

Imagens retiradas do site Nikon Small World

Beijus,
Luma

Comente aqui também!

16 comentários :

  1. simplesmente fantástico esses avanços tecnológicos
    bj

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que se avança, que se descobre, e que há reconhecimento por tanta vitótia!
    Beijos, Luma.

    ResponderExcluir
  3. Menina, que maravilha de post educativo e que trouxe ao nosso conhecimento tanta coisa maravilhosa. Se puder leia o último post do Gerson que está lá linkado no meu blog e você vai tomar conhecimento de mais uma história de brasileiro que se superou e que ninguém conhece.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16:07

    Muito bom esse post Luma! Adorei ler sobre essas novas tecnologias, o Brasil está de parabéns e a ciência também por todas essas novas e maravilhosas descobertas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17:20

    Luuuuuuuuuuuuma!
    Aprender a fazer o que? Seu blog já tudo de lindo!! ehehehe

    Amei a fotografia.. caraca... Talento brasileiro sendo reconhecido é muito bom de ver!
    Fico feliz! Mais feliz que Pinto no Lixo!!
    :))))))))))

    Beeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  6. É sem dúvida de louvar quando o conhecimento ciêntífico e a tecnologia seguem estes rumos: ajudar a Humanidade. Nestas alturas sinto orgulho em ser Homo sapiens! Quer a criação de uma córnea artificial não rejeitada pelo organismo, quer a invenção de um hidrogel aplicável na regeneração de tecidos ou mesmo órgãos (algo que, nos vertebrados, só se conhecia aos répteis e anfíbios)é sem dúvida algo de fenomenal!

    ResponderExcluir
  7. A verdade é que seu blog é show de bola. Magnífico. Fico pasmo com esses pratos especiais sendo servidos em mesa farta.
    Sabe, esse tipo de cultura faz falta. Eu adoro ler e é maravilhoso ser informado desse jeito.
    Luma, sua Luz não se apagará nunca.

    Querida Luma,

    seu comentário em meu blog, lembrou-me uma música dos Detonautas...

    Free Hugs

    Você Me Faz Tão Bem

    Detonautas
    Composição: Tico Santa Cruz

    Quando eu me perco é quando eu te encontro
    Quando eu me solto seus olhos me vêem
    Quando eu me iludo é quando eu te esqueço
    Quando eu te tenho eu me sinto tão bem

    Você me fez sentir de novo o que eu
    Já não me importava mais
    Você me faz tão bem
    Você me faz, você me faz tão bem

    Quando eu te invado de silêncio
    Você conforta a minha dor com atenção
    E quando eu durmo no seu colo
    Você me faz sentir de novo
    O que eu já não sentia mais

    Você me faz tão bem
    Você me faz, você me faz tão bem
    Você me faz, você me faz tão bem
    Você me faz, você me faz tão bem

    Não tenha medo
    Não tenha medo desse amor
    Não faz sentido
    Não faz sentido não mudar
    Esse amor

    Você me faz, você me faz tão bem
    Você me faz, você me faz tão bem
    Você me faz, você me faz tão bem
    Você me faz, você me faz tão bem

    ResponderExcluir
  8. Anônimo19:56

    Olá Luma Querida...
    É com imenso carinho que recebo sua amizade... Tbm peço sua permissão para te linkar em minha lista de amigas para podermos nos comunicar mais vezes e tornarmos grandes amigas...
    Um super beijo e muuuito obrigada de ♥...
    Gra!!!

    ResponderExcluir
  9. Bacanerrimo seu post Luma.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a Embrapa e ao sr. Luciano.
    A tempos a Embrapa contribui para o desenvolvimento da ciência brasileira e muita gente não sabe disse.
    Sobre nano tecnologia já venho acompanhando as notícias e essa é muito feliz, pois possibilita uma nova vida a quem luta contra a perda da visão.
    Infelizmente nossos cientistas pesquisadores tem de ir para o exterior continuar suas pesquisas e por lá ficam, pois no Brasil não se investe em educação, ciência e tecnologia de ponta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo04:39

    Essa da cornea sintética eu gostei, vai ser uma boa para quem está precisando e tem que contar com a morte de alguém, que coisa né? uns para viver tem que desejar a morte de outro, muito sinistro. O ideal também seria se fosse possivel fazer outros orgãos artificiais e com isso acabar as longas filas de transplante.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Anônimo07:33

    Luma,

    acho que não nos conhecemos.
    Aliás, aquele texto não me pertence, e eu esqueci de dizer isso no meu blog (eu desconheço a autoria, mas preciso dizer que não é meu).
    Tenha um excelente final de semana!

    ResponderExcluir
  13. Que achado esse seu blog! Gostei!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo16:37

    Luma,
    Muito obrigado por postar minha imagem de células vermelhas do sangue alteradas pelo tratamento com um peptídeo antibiótico. Agradeço também a todos aqueles que cometaram aqui e saibam que apesar das dificuldades inerentes ao desenvolvimento científico, o Brasil hoje não deixa a dever a nenhuma nação e temos muito mais a crescer.
    Iniciativas como a sua certamente ajudam na divulgação do conhecimento científico na sociedade brasileira e a finalidade de todo é qualquer trabalho científico deve mesmo ser o bem da humanidade.
    Cordiais saudações,

    Luciano Paulino da Silva
    Pesquisador na área de Nanobiotecnologia

    ResponderExcluir
  15. Luma:

    Eu respondi a seu comentario em meu blog. Você pode escrever-me no português. Isto é meu correio: pandora5031@gmail.com

    Beijus, Pandora

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma,
    Parabens pela postagem sobre o trabalho do Luciano. Parabens tambem ao Luciano pelo prêmio com a fotomicrografia, muito legal por sinal. Eu, como ex-pesquisador da Embrapa, fico feliz em ver os nossos colegas desenvolvendo tecnologia de ponta e mostrando que nem tudo está perdido nesse nosso país. Beijos, Chico do Vale

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor