Dia de ação dos blogs

Blog Action Day - Mobilização mundial dos blogs para ajudar a preservar o Meio Ambiente. Cadastre seu blog no site do Blog Action Day e prepare sua postagem. Vamos nessa!



Formado por três quartos de água e apenas uma quarto de terra, o planeta em que vivemos deveria se chamar água e não terra. Porém a cada dia que passa o nome se mostra correto - Pode faltar água.

Este não é um aviso do síndico. Esta realidade ameaçadora nos é lembrada por cientistas e ambientalistas no mundo todo, justamente pelo uso descuidado dessa nossa fonte de vida - a água.

O Ano de 2025 um dia pareceu longínguo, porém agora bate à nossa porta. Temos muito o que fazer nesse curto espaço de tempo. Se não tomarmos providências, as previsões são sombrias e assustadoras; a água será uma preciosidade para apenas um terço do globo terrestre quando este ano chegar.

Serão mais de 3 bilhões de pessoas que sobreviverão (?) com baixo volume de água, bem menos que o mínimo recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que é de mil litros anuais por pessoa.

Feche bem as torneiras de sua casa. Uma torneira pingando sem parar é problema sério, infelizmente muitas pessoas não entendem a gravidade dos problemas que ameaçam o futuro da humanidade.

A água é elemento vital para qualquer ser vivo e se não discutirmos a falta de acesso aos serviços da água, este problema já é ameaça de redução de expectativa de vida de mais de um bilhão de pessoas no mundo agora.

Veja bem, se uma pessoa seguir as recomendações médicas de beber dois litros de água por dia e seguir o hábito higiênico de tomar um banho por dia, ela gastará os mil litros a que tem direito bem antes do ano terminar. Se não racionar, cortando o disperdício, não sobrará água nem para uma boa limonada no verão. Isso leva à crer que todo o resto é supérfluo. O volume mínimo estipulado pela ONU só serve para sobrevivência pura e simples, sem o cálculo daquilo que a população usa para lavar roupas ou outras coisas mais, como um simples apertar da descarga do banheiro, que leva para o ralo, mais ou menos dois litros de água por vez.

Uma torneira pingando sem parar disperdiça 24 litros ao dia - um litro a cada hora do dia. Sua fonte de vida está indo para o ralo.

O problema fica ainda pior, quando pensamos no crescimento do consumo anual de água por ano na ordem de dois por cento. Este crescimento é calculado apenas com base no crescimento vegetativo da população. Muitos municípios estão com a água contaminada por coliformes fecais, essa redução na quantidade de água potável afetam também os rebanhos e as safras agrícolas que serão cada vez menores, multiplicando o múmero de famintos no planeta.

Na agricultura, embora apenas 20 por cento das terras cultivadas no mundo sejam irrigadas, essa área porduz 40 por cento de toda a produção mundial de alimentos. Até 2025, a agricultura irrigada terá de produzir 70 por cento dos alimentos no mundo para alimentar dois bilhões de pessoas a mais do que existe hoje.

No Brasil, a água é ao mesmo tempo um patrimônio e um problema - abundante em algumas áreas e escassa em outras. O Brasil tem o maior fluxo de água interno do mundo, mesmo assim, no semi-árido nordestino, que abriga 28 por cento da população brasileira, conta com apenas 5 por cento dos recursos hídridos do país.

Água limpa também é escassa nas regiões úmidas mais industrializadas do sul e sudeste, onde vivem 60 por cento da população. Escassez, entre outros motivos, devido aos elevados índices de poluição de rios, que por sua vez, aumenta o custo no tratamento da água.

A falta de saneamento básico expõe a população a uma variedade de doenças e influi diretamente sobre a mortandade infantil. Da mesma forma, a população pobre é a que mais sofre com as consequências da gestão inadequada de recursos hídridos, da prestação inadequada de serviços e de um meio ambiente insalubre.

Reformas são imediatas no setor; como melhor gestão dos recursos hídridos, saneamento básico, irrigação, drenagem, energia hidroelétrica e do meio ambiente. Porém a falta de investimentos adequados permanece como um limitante, agravando a necessidade de profundos ajustes macroeconômicos.

O Brasil é considerado um líder internacional em inovações institucionais na gestão de recursos hídridos, mas elas ainda não foram implementadas (Coisa para gringo ver!)

Morrer de sede em um mundo cada vez mais tecnologicamente desenvolvido é uma hipótese real, não esqueça!

As razões para o pesadelo da escassez são basicamente; o disperdício, as grandes populações e a elevação do nível de poluição. Nenhum deles devidamente atacado. Prevenir é o melhor remédio, porém os poderosos de plantão, ainda não se conscientizaram disso. Cabe a nós, tomarmos atitudes que no futuro não traga arrependimento.

Neste exato momento existem milhares de vazamentos e torneiras pingando sem parar no mundo. Não parece nada em um país com grandes reservas como o Brasil, mas é o pior dos pesadelos em lugares áridos, cercados por desertos.

Lembre-se, cada gota de água desperdiçada hoje, representa uma lágrima em um futuro não muito distante.

Mas isso você já sabe, é esperto.

Tentei em síntese, sem me alongar demais no assunto, contribuir para esclarecer, pelo menos a questão da água.

A água ingrediente primordial para a sobrevida humana na terra.

Se uma simples atitude de cada um pode mudar todo o contexto no futuro, eu não quero pagar para ver.

Tente por gostar de viver, fazer o máximo que pode, agora!




Um excelente dia de ação dos blogues para todos!  

31 comentários :

  1. Anônimo11:56

    ola querida, passando rapidinho pra te desejar boa semana. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Querida, estive ausente esses dias e nem pude pensar em blogar sobre esse assunto que por sinal é bem preocupante. Belo post. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:21

    Luma!!!
    Tô nessa também... afinal formiguinhas unidas podem fazer um grande estrago, não?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:38

    Cada um fazendo um cadinho...
    Semana linda Luminha querida
    beijos

    ResponderExcluir
  5. que óóóó´´oóo´dio!

    escrevi um monte no tal do halos e perdi.

    então, vou ser rápida:

    1] obrigada demais pelo carinho e surpresa da divulgação [tem flores no canteiro para vc]

    2] parabéns pelo post maravilhoso sobre a água e a campanha 'feche suas toreiras"

    beijos e saudades daqui,

    MM.

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Vc foi no meu blog (Especialle) e agora tô aqui visitando o seu!! Curti bastante!

    Queria saber se a gente pode trocar banners (botões)?!

    Visite tbm o site da nossa loja:
    http://www.especialle.com/loja/

    Até mais!! ;)

    ResponderExcluir
  7. Legal a idéia desse blog...
    será que a "Blobosfera" tem poder de chamar a atenção pra esse assunto ??

    inté !

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Luma, vou postar a noite sobre o meio-ambiente. Só estou bolando como postar no estilo do meu blog... hehehehe

    Sobre a água, um comentário rápido, o recomendado é ingerir 2 litros de água por dia, mas não precisa beber tudo isso - muitos alimentos do nosso dia-a-dia já têm água! =]

    Ótimo post, faz valer o selo que te dei!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18:33

    Aeeeee todo mundo fazendo parte do Blog Action Day! Vamos fazer um barulho!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Temos q salvar o meio ambiente.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  11. Fiquei sabendo desse dias a umas horas atrás noutro blog, nem sabia que esse dia existe; é tanto dia destinado a alguma coisa que é dificil saber qual dia não é de nada.
    Acho que as pessoas veem o mundo como se fosse feito exclusivamente pra elas, ou seja, o mundo é seu, mas não foi feito pra vc.
    Cuide bem daquilo que não te pertence e entregue em bom estado para os próximos inquilinos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo22:41

    Oi Luma,

    Não entrei na coletiva, mas abordei o meio ambiente. Fiz minha parte, né?


    Beijo grande

    ResponderExcluir
  13. o jeito é parcipar, e não outro jeito, e claro, racionalizar!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo00:02

    Luma,
    Gostei do que você disse. É cada dia mais urgente que tenhamos consciência de que a água é o nosso bem mais preciso. Sem ele, não tem vida! Por mais que às pessoas saibam disso, é preciso criar novos hábitos, nos menores detalhes do dia a dia.

    Ainda existe muito desperdício desse precioso liquido. Como você disse e muito bem, uma pequena gota de água de uma torneira mal fechada, vinte e quatro horas por dia, durante muito tempo trás um grande prejuízo, não apenas financeiro, mas acima de tudo, de nossas reservas de água potável.

    Para termos uma vida sem muitos transtornos no futuro, nós precisamos ser prudentes hoje! / Abs

    ResponderExcluir
  15. Anônimo03:46

    Essa iniciativa é muito boa, infelizmente por esquecimento e falta de planejamento eu acabei não participando, mas no meu blog sempre vai haver um posto falando sobre o meio ambiente, como o de hoje.
    O importante é fazermos alguma coisa.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Luma, a água é um dos bens mais importantes do nosso planeta: basta pensarmos quantos dias conseguimos, nós humanos, sobrevivermos sem comer e quantos sem beber...

    A questão da água é bastante complexa e acho ótimo que haja pessoas preocupadas com o mais rico bem do nosso planeta. Mas, o que não percebo é o conceito de água escasseando: a água não termina, não desaparece, ela aliás continua lá, poluída pelo simples ato de a utilizarmos e mandarmos cano abaixo (não falo em derrames pretolíferos nem em lixo nos rios e lagos, mas da nossa vida mais simples, como você bem lembrou); não será então o momento de exigirmos aos nossos governos o apoio à investigação e pesquisa científica de modo a que a tecnologia de renovação/reciclagem/limpeza de águas se torne uma tecnologia comum e existente em todo o globo? Porque a tecnologia existe, só não está em todo o lado para ser utilizada.

    Sinceramente, entre Mad Max e Waterworld, acho mais provável a segunda realidade que a primeira (mas é só a minha opinião!).

    Seja como for, o post me fez pensar... :-) Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo17:04

    Olá,
    gostaria de parabenizar pelo post muito lindo. . .me emociono de ver que existem pessoas assim como vc Luma*
    Vou sim agora mesmo fazer parte desta causa**
    Bjus e ótima semana*

    ResponderExcluir
  18. Luma

    belíssimo poste e uma ilustração estupenda.

    Sem água bebível ou potável não seremos nada. Definharemos.

    É urgente essa passagem de consciência que você aqui conseguiu.

    Beijo

    António

    ResponderExcluir
  19. Anônimo07:12

    Preservar, não poluir... eis a solução, sempre.
    Beijos na alma, querida!!

    ResponderExcluir
  20. Morrer de sede em um mundo cada vez mais tecnologicamente desenvolvido é uma hipótese real, não esqueça!

    De fome eu acho que não morreria mas de sede sim.
    Vou aderir e propagar.
    Já fiz o sorteio. Sabe quem ganhou?
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu tava lendo outra coisa aqui enquanto abri o Luz para ler este texto, mas um raio de coincidência caiu sobre meu monitor! (hehehe)

    É que o premiado com o Nobel de Literatura desse ano é meio parecido com o Luz (ou com a sua autora, se é que dá pra separar ou unir vcs) e envolve-se em muitas causas sociais. A revista piauí publicou um especial com três textos do cara (traduzidos, sorry). Um deles, fala da água (mais precisamente do saneamento básico, ou seja, da falta dela!). O que faz, de imediato, um paralelo com o seu texto que manda a gente fechar a torneira! Repasso o link:

    O cheiro da pobreza
    (por Mario Vargas Llosa)

    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
  22. Sabe o que é engraçado, a água vai ser o ouro translucido do futuro, pois em vezes de paises lutarem por petróleo e / ou ouro, lutaram por água...

    Triste este futuro, mas bem real.

    Fique com Deus, menina Luma Rosa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Sempre venho aqui... é um prazer ler seus textos e conversar contigo...mas às vezes quero apenas dizer "concordo com o que você disse" ou "discordo disso"... Como pseudo-blogueiro sei, no entanto, que não é o tipo de comentário que traz uma felicidade profunda à alma.

    ResponderExcluir
  24. Luma, foi um texto alarmante, e é o que você disse. Todos já sabemos, então, por que não botamos em prática? Por que não elegemos o cuidado com a água como prioridade em nossas vidas? Muito bom texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite carissima, eu confesso que hoje estou em silêncio. Lendo algumas coisas aqui e ali, mas em silêncio. Espero que não se importe, mas eu coloquei um link no meu post para cá. Agora vou dormir porque a chuva caí lá fora e eu quero apenas ouvir seus sons. Bacio carissima

    ResponderExcluir
  26. Anônimo02:20

    Cada um fazendo um pouquinho, cada um fazendo a sua parte... Se todos se conscientizassem estaria tudo maravilhoso!!

    Parabens pelo post, Luma!!

    Beijos e lindo FDS!!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo10:19

    Querida,
    Cliquei e não consegui participar.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Tem uma torneira aqui em casa pingando sem parar e estou numa agonia danada.
    Não é preciso fazer grande coisas né?
    Ótimo post! Como sempre.
    Beijus!

    ResponderExcluir
  29. Luma,

    A situação é triste e as pessoas não levam à sério. Me lembro de que, na 3ª série do primário, um agrônomo da Casa da Agricultura nos deu uma palestra e nela disse que, em 10 anos, nossa região seria como que um deserto. Todos nós rimos, muito. Nossa região pode não ter virado um deserto, as que está bem mais seca, isso está. Também assisti, não faz muito tempo, um documentário sobre a água que mostrava uma cidade africana (vou ficar devendo qual) que recicla sua água. Já pensou quando chegarmos a esse ponto?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Alarmante! Eu tenho um balde dentro do box,aonde recolho o pinga pinga pra não desperdiçar a água,economizo e reciclo tudo que posso. Minha filha usa fraldas de pano no Davi e também se preocupa demais com o meio ambiente. Cada um fazendo sua parte já ajuda né?! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  31. Olá Luma,

    Eu participei também falando sobre os rios, seu leito e o aumenta da vazão causado por alterações climáticas....

    Abraço

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor