Eu preciso dizer que te amo?

Hoje é dia de falar de amor "Eu poderia falar de coisas mais alegres", de pessoas ou do sentimento. Hoje é dia de fazer declarações. Quem disse foi a Lunna Guedes que propôs a Postagem Coletiva "Faça uma Declaração de Amor a alguém" e quem quiser participar, deixe o nome no "Lenta Composição" para que seja divulgado.

Então, vamos conversar? Eu sinto dificuldades com o "Eu te amo" e não lembro de tê-lo dito.

Amamos totalmente uma pessoas as 24 horas do dia?

Colocaram na nossa cabeça que devemos ter um amor romântico e bonzinho ou senão, um amor sensual e cheio de luxúria.

Vivemos de um extremo ao outro numa luta constante por preencher um vazio que nenhum ser humano poderá preencher. Essa insatisfação pessoal não deixa que a entrega seja inteira. Medo da perda ou do confronto de nossas fraquezas?

Estava conversando com um amigo e ele me perguntou de um outro amigo em comum que é casado. Respondi que estava bem. Nisso ele declarou:

- Tivemos um caso.

Eu fiquei muito surpresa. Somos amigos a muito tempo e nunca, sequer isso tinha me passado pela cabeça.

- Vocês tiveram um caso??? E porque nunca me falaram...

- Luma, nunca achamos necessário falar de uma coisa tão íntima, tão nossa. Só senti necessidade de me abrir com você agora, porque ainda gosto dele.

Alguém aí imagina a minha cara de espanto por nunca ter desconfiado de duas pessoas tão próximas?

- Mas ele se casou com uma mulher, então é bissexual?

- Não. Ele a ama.

- Como assim, a ama.

- Tem admiração por ela, gosta do que ela faz, gosta do jeitinho dela, gostam da companhia um do outro...ele sempre diz que ela é linda e que dão muitas risadas juntos!

- Vocês conversam sobre o casamento dele e você vem me perguntar já sabendo como esse anda. Foi pretexto, não é? O casamento deles não tem sexo?

- Sem sexo. Eles não transam, fazem amor. Não é monotonia, é coisa de alma.

- Quer me pirar lindinho? Trocam beijinhos e afagos (?) Será que fazem planos pra um futuro distante?

- Terão filhos e netos, com certeza.

- E você está triste. Você não poderia dar isso a ele... É isso?

- Não. Ele também me ama, mas de maneira diferente. Dá pra você entender Luma que gays não se encontram só para transar? As pessoas têm visões mesquinhas dos relacionamentos.

"As pessoas precisam de afeto" - Digo isso muitas vezes, nostalgicamente desmemoriada, quem disse? Pessoas precisam de relacionamentos plenos, sem cobranças ou censuras. Pessoas precisam de pessoas.

amor

Canção de Homens e Mulheres Lamentáveis

Esta noite... esta chuva... estas reticências. Sei lá.

Quem seria capaz de abrir o peito e mostrar a ferida? De dizer o nome? De lembrar, sequer lembrar, o rosto?

Quem seria capaz de contar a história? De chamar o maior amigo, ou melhor, o inimigo, e dizer:

- Estou me sentindo assim, assim, assim...

A humanidade está necessitando, urgentemente, de afeto e milagre. Mas não sabe onde estão as mãos, nem os deuses. E, quando souber, vai achar que as mãos e os deuses são de mentira. Os olhos de todos estarão cheios de medo, os olhos das jovens raparigas, os olhos, os braços, o ventre e as pernas das jovens raparigas, receosos de pagar com os quefazeres do sexo.

Nesta noite, com esta chuva, as jovens raparigas não são importantes. Apenas uma tem importância. Mas quem seria de todo livre e descuidado, a ponto de dizer o seu nome? De pensar o seu nome? Você diria em público o nome da Amada? E suportaria ouvi-lo? Não, não; o nome dela, em sua boca ou na dos outros, é tão proibido como sua nudez (dela). Não há diferença.

E por que você não se transforma no homem banal, que se encharca de álcool, para apregoar a desdita? Seria mais fácil. Talvez alguém lhe chamasse de porco e você revidasse com um soco no rosto, um só rosto, de todo o Gênero Humano. Viria a polícia, que simplifica tudo, generalizando. E tudo se transformaria em notícia: "Preso o alcoólatra, quando injuriava e agredia a Família Brasileira, na pessoa de um sócio do Country".

Há poucos minutos, em meu quarto, na mais completa escuridão, a carência era tanta que tive de escolher entre morrer e escrever estas coisas. Qualquer das escolhas seria desprezível. Preferi esta (escrever), uma opção igualmente piegas, igualmente pífia e sentimental, menos espalhafatosa, porém. A morte, mesmo em combate, é burlesca.

Uma pergunta, que não tem nada a ver com o corpo desta canção. Quem saberia discriminar o ódio do amor? Ninguém. Os psicologos e analistas têm perdido um tempo enorme.

Ontem à noite, voltando para casa, senti-me espectador de mim mesmo. E confesso que, pela primeira vez, não achei a menor graça. Saíra, pela primeira vez, de óculos e o porteiro do edifício me recebeu com esta agradável pergunta:

- Que é que houve? O senhor está mais velho?

Tirei os óculos e, fitando-o, esperei as desculpas. Mas o homem continuou:

- O que é que houve? De ontem para cá, o senhor envelheceu.

Tinha pensado que, sem os óculos...

Não estou escrevendo para ninguém gostar ou, ao menos, entender. Estou escrevendo, simplesmente, e isto me supre: contrabalança, quando nada. Esta noite, esta chuva - e poderia escrever as coisas mais alegres, esta noite. Neruda, coitado, as mais tristes.

Só há uma vantagem na solidão: poder ir ao banheiro com a porta aberta. Mas isto é muito pouco, para quem não tem sequer a coragem de abrir a camisa e mostrar a ferida.

De Antonio Maria
Texto extraído do livro "Com Vocês Antônio Maria", Editora Paz e Terra - São Paulo, 1994, pág. 127.

E vocês, têm coragem de mostrar a própria ferida?

Beijus,

18 comentários :

  1. Anônimo02:56

    Sabe Luma, eu tive uma ideia diferente sobre essa caso que vc contou. Pra mim, o cara casado apenas ainda não se assumiu.
    Quando a gente ama, ama e não há explicação, essa historia de dizer que é pq a pessoa é bonita, é isso é aquilo, é a mesma coisa que justificar, estou com ela por causa disso.
    Quantas pessoas já falou, amo fulano, somos tão diferentes e nem sei pq o amo, mas simplesmente amo. Amar é assim, sem explicação. É claro que com o tempo vc pode se admirar com as qualidades do outro. Mas não me pareceu isso no caso desse amigo.
    Me pareceu que ele está com a mulher por pura convenção. Ainda há muito preconceito contra os gays e muitos deles acabam se escondendo desse jeito. Uma pena para eles que não podem assim viver o verdadeiro amor.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:15

    O amor de filme e novela, realmente não existe, tudo perfeito... A vida à dois tem seus percalços, exige paciência, compreensão e persistência.
    Com tudo isso, ainda vale muito a pena compartilhar sua vida com alguém.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Como sempre você escreve com a alma!
    Vou partcipar dessa blogagem coletiva também.
    Beijos e bom dia

    ResponderExcluir
  4. Anônimo08:54

    Oi Luma!

    Acho que o nível de carência, solidão ou até mesmo do tipo de carinho que uma pessoa pode oferecer a outra depende apenas do que o outro ser em questão procura. Acho que por isso que dou tão certo com as pessoas. Procuro um laço, que costumo chamar de laço de coleguismo, com as pessoas, ao invés de me aventurar numa nova amizade.

    Quando o negócio é uma relação amorosa é mais complicado.
    no caso eu X meu namorado a gente dá certo por conta disso. Somos aquele casal afetuoso, mas ao mesmo tempo nos completamos com o carinho que a gente precisa pra não se aventurar numa nova relação e quem sabe em um novo afeto?

    Anyway, amei seu texto e tua opinião. Vou passar mais vezes aqui certamente.

    Bom fim de semana pra você!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luma, obrigada pela participação e acho que o amor é e sempre será uma possibilidade. Dizer eu te amo depende muito de nós e nunca do outro. Concordo que a humanidade precisa de afeto. Acho que é o que mais falta nos dias atuais.
    Abraços meus a você...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:26

    TENTANDO RESPONDER SEU COMENTÁRIO...
    É pode ate ser Luna, mas normalmente quem interpreta, ou tem o poder para interpretar também é responsável (ou coadjuvante no processo...) pela manutenção ou criação do conjunto de leis que rege o que vulgarmente chamamos de justiça, não?

    ResponderExcluir
  7. Luma, eu acredito que as pessoas têm a infinita capacidade de amar muito. Eu compreendi esse amigo que adora a mulher, mas tem um caso com outro homem. Não sei se suportaria uma situação dessa, mas ele parece que sentiu felicidade dessa forma. Ama duas pessoas de formas distintas. Querida, eu tenho coragem de mostrar as minhas feridas. Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11:48

    Eu todo dia faço postagem exaltando o amor e digo "amo você" desde que acordo até a hora de dormir, digo mesmo para o meu amor, meus afetos, meus queridos, meus amigos, meus amados, nisso sou repetitiva se amo eu explano, sem vergonha e com certeza de que meu sentimento é verdadeiro, amo dizer te amo e escutar eu também, tem dado certo Luminha, se tem! ;)
    Situações nem sempre tão perfeitas acontecem, somos humanos, passíveis de erros e em nome do amor sentimos a dor da perda, da saudade, da angustia, faz parte.
    lindo dia
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:04

    Digo te amo sem medo da resposta, aprendi desde cedo que devemos dizer não apenas em relacionamento de casal, mas a todos aqueles que amamos, digo diariamente para minha mãe "eu te amo", sempre que falo com meus irmãos ou meu pai, antes do tchau digo "eu te amo", digo para minhas melhores amigas, que a princípio creio eu que ficaram espantadas, digo a todo momento ao meu marido, "eu te amo", mostro minhas feridas, sou quem sou, e ao dizer não espero resposta alguma, digo por realmente amo.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo14:17

    Oi Luma,
    Aprendi muito com esse texto sobre seu amigo. Tenho uma amiga, jovem, jovem, casada com um cara que tambem nao transa. Eu falo que ele é gay. Ela meio que desconversa, talvez seja um assunto intimo deles. Eles tem uma filha que é amiga da minha filha. Ela arruma uns namorados mas tb nao conta para o marido. Enfim, é meio estranho, mas pode ser uma nova forma de amor. O amor ´deveria ser livre na sua forma nao é? Nos é que convencionamos que tem que ser assim ou assado. Mesmo assim ainda me surpreende quando vejo essas formas diferentes de relaçao, onde varias pessoas estao implicadas e tudo é aceito e da certo. Quanto ao seu comentario no meu blog, acho que vamos ser lindos no futuro, negros de olhos azuis. Nao sabia disso nao. Um beijo para voce e ... consegui ler ocm calma e postar. Algo mudou na relação do meu blog com o seu. Sera que eles se apaixonaram? heheheh. Beijos,
    Camille

    ResponderExcluir
  11. Oi Luma, eu não me canso de dizer que amo, porque nunca se sabe quando será a última vez, e eu aprendi isto vivendo, sentindo na carne. As pessoas tendem a "achar" sobre as coisas dos outros, mas "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Eu entendo plenamente o amor, ou os amores relatados no primeiro texto. O amor é algo que vai além do sexo, é uma comunhão integral de almas.
    Lindapostagem menina! Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo16:30

    Luma,

    Que post lindo!!!Sou até suspeita, porque falar de amor pra mim é tudibom...eu respiro amor!
    Hoje faria uma declaração de amor à minha vida...
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Luma, não existe amor perfeito. No caso do seu amigo q casou com uma mulher, provavelmente ele deve ter se casado pra suprir uma carencia.
    Big Beijos Tricolores!!!

    ResponderExcluir
  14. É, vá entender o amor... Ótimo post! E obrigado pela visita! Beijão de volta!
    ;-)

    ResponderExcluir
  15. Luma!!!!
    Depois de anlisar mais de 1000 blogs, vc foi eleita blog 5 estrelas!!!
    Parabéns menina, seu blog é show!!
    ótimo fim de semana.

    =]

    ResponderExcluir
  16. Nesse caso há certa falta de entendimento por parte do ditos "heterossexuais exclusivo" ou do homossexuais exclusivo, rola até um certo preconceito, falta uma liberdade pra amar, sabe, quando se ama, indiferente do sexo, tem-se sim orgasmos multiplos, tem-se sim tesão, só que junto a isso há uma boa companhia, conversas agradáveis, engraçadas e tudo o mais.
    kisses!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo08:33

    oi Luma, se tivesse ficado sabendo antes, tinha participado da blogagem coletiva.
    Acredito que o amor é muito maior "sexo", portanto ele não precisa ser necessáriamente entre "homem e mulher".
    No caso do seu post, tenho em mente que o amigo casado esteja passando por pequenos conflitos dentro de si e por isso não assumiu o seu verdadeiro... Por mais que eu tente, não consigo compreender que uma pessoa 'fique' com a outra apenas pelo fisico ou pelas comodidades que a vida oferecem, afinal, pra mim o que vale realmente é a felicidade 'pessoal' de cada um!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  18. Que pena que não fiquei sabendo desta postagem coletiva!
    Para mim é muito fácil amar... amo muito a minha família e o Sandro, que tive a sorte de encontrar cedo na minha vida. Algumas pessoas demoram tanto pra encontrar o amor... e a verdade é que perfeição não existe e o amor é assim, nos faz amar a pessoa do jeitinho que ela é e até amar os defeitinhos que ela tem. Amar é bom demais!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor