Vovó Sabe Tudo!

...E a gente vai tão de repente
Tão de repente que não sente
Saudades do que já passou...

Teve um tempo que à hora do almoço, passava por uma rua, sempre à mesma hora, procurando pelo lado resguardado do calor pelas sombras. Verão ou não, observava uma janela entreaberta com ar de espera. Sempre escutava a pergunta: "Que dia é hoje? Que horas são?"

Ela era muito velhinha, pequena, magra, pouco cabelo de um branco transparente. Uma voz que denunciava fragilidade, pelo leve tremor. Estava sempre só. Um rosto de anjo velho com vida centrada nas horas que fugiam, no percurso das horas e no avanço irreversível dos dias. Será que fazia a mesma pergunta para os outros transeuntes? Não interessava, essa era a forma que tinha de se comunicar com o lado do mundo de fora de sua casa.

Mais tarde quando voltei à cidade e passava pela mesma rua, olhava a janela fechada. Por dias senti falta daquela abordagem "que dia é hoje?" Pensei em bater na vidraça mas tive receio dela não precisar mais fazer perguntas. Receio que já tenha partido para sempre.

O tempo passou, tudo mudou e os nossos velhos, continuam solitários? Alguns conseguem reverter essa tendência...

O país envelhece e dentro de pouco tempo será um país velho. Alguns empresários começaram a investir nesse novo filão, o da 3ª idade (não vou falar aqui de empréstimos exploradores); começam a proliferar pelo pais uma espécie de hotel, em que o idoso fica cercado de luxo e atividades, mas falta-lhe o fundamental: O carinho da família.

Não era tempo dos velhos serem priorizados? Incentivar a instituição famíliar a cuidar daqueles que um dia foram seus?! Criar condições para que não sejam abandonados por aqueles que um dia protegeram e amaram?!

Sei que é difícil, mas há ainda tanto a fazer!

Numa altura em que a taxa de desemprego é tão alta, eles estão entrando na competição para acrescentar o que o Estado lhes falta. Viver de aposentadoria é indigno!

terceira idade
Há que tratar de adequar os organismos e empresas em vista da melhor idade, estar dentro do mercado de trabalho e sugerimos que sejam tomadas algumas providências para sobrevivência de toda e qualquer empresa:

1. Transformação das escadas existentes em rampas com corrimão não escorregadio;
2. Colocação de suporte para apoio nos banheiros após a ampliação para cadeiras de rodas;
3. Substituição de todo o sistema de telefones, por aparelhos mais modernos que possibilitem que a perda de audição provocada pela idade avançada, seja compensada com o aumento de volume amplificado;
4. Aumento de tamanho de todas as fontes de impressão dos documentos emitidos a partir desta data, possibilitando a sua leitura;
5. Compra de lentes de aumento para distribuição aos funcionários;
6. Aumento de tamanho dos monitores de computador para 27 polegadas;
7. Implementação dos seguintes tipos de falta não descontada:
- Esquecimento do local de trabalho;
- Esquecimento de como se faz o trabalho;
- Falta de ar;
- Incontinência urinária;
- Dor nas costas;
- Presença em funeral de colegas que estavam prestes a aposentar-se.
8. Implementação de porta bengalas em todas as mesas de trabalho;
9. Despertador individual para casos de sono diurno;
10. Aumento das letras de todos os computadores;
11. Instalação de uma UTI Geriátrica de última geração;
12. Aumento do "time-out" para o encerramento das portas dos elevadores, tendo em vista a agilidade de locomoção dos funcionários ainda existentes;
13. Aquisição de armários para fraldas e remédios para uso dos funcionários;
14. Proibição de qualquer atividade ou vestuário dos funcionários mais novos que possa provocar ataque cardíaco ou desregulamento do Pace-Maker do colega, próximo da idade mínima em questão;
15. Criação de exercícios físicos voltados para a terceira e quarta idade;
16. Revisão da avaliação de desempenho do funcionário, incluindo o item "Lembrança da Senha", sendo que o funcionário, prestes a aposentar-se nos termos da lei, que ainda se lembre da sua senha, tenha a nota máxima neste item;
17. Alteração nas instruções de pedido de aposentadoria;
- Incluir Atestado de Óbito.

Estou brincando mas o caso é sério... E com diziam os mais antigos:

"Os pais quando envelhecem, crescem tanto tanto, que deixam de caber na casa dos filhos!"

terceira idade

E só pra lembrar, você um dia será velho! Então vamos contribuir para que as reformas a que os nossos velhos têm direito não sejam feitas tarde demais!

Como você se vê no futuro? Como você imagina que vai estar sua vida, sua cabeça e seu corpo nessa idade? Como você acha que vai lidar com isso? Acha que vai ter realizado quais sonhos? Família? Netos? Aposentado do emprego que sempre sonhou?

Boas reflexões!! Não faça balanço do que passou! Pense nos projetos futuros, incluindo aí, a escolha certa de quem você quer que lhe represente perante o mundo.

Escolher um presidente é o mesmo que decidir sobre como você quer viver a vida!

0 comentários :

Enviar um comentário

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor