Tamu fú!


Houve um tempo em que a tuberculose era como que a mais horrenda das pestes. Em cada rua da cidade tínhamos dois, três tuberculosos. Agora, o brasileiro não tosse. [...] Mas antigamente como se tossia, como se expectorava. No cinema era espantoso. Bastava apagar a luz. E toda a platéia começava a tossir. Era um coro absurdo de bronquites, asmas e até coqueluches. Outros se assoavam com pavoroso ronco. E o repertório de pigarros era variadíssimo.

Não sei como até agora os especialistas não se lembraram de incluir na história literária a época pulmonar. Época em que, para um poeta, era humilhante não morrer tuberculoso, aos 21 anos. Lembro-me daquele parnasiano que se apaixonou, e note-se: -- a bem-amada era casada, mãe de não sei quantos filhos. Todos os dias o poeta mandava um soneto, que a destinatária devolvia, não sei se depois de ler ou sem ler. Uma tarde, os dois se encontraram. Foi sublime. Com palpitações, falta de ar, disse a santa senhora: "Eu não traio." Tempos depois, o poeta teve uma hemoptise e encheu meio balde de sangue vivo. A heroína soube e correu para o moribundo. Sua virtude resistira a 365 sonetos. Mas não resistiu à hemoptise.(Nelson Rodrigues, em "A morte da crítica literária")

O brasileiro continua tossindo sim. E como tosse! Lógico que não é por causa de tuberculose, é por causa das influenzas que a cada momento toma nome diferente.

tamufu
Fazia muito tempo que não "pegava" uma gripe ou alguma dessas viroses que rondam por aí. Hoje quando fui receber uma amiga, pedi: "Não chegue perto, estou gripada". A resposta: "Não tem problemas, eu já estive com essa gripe, está todo mundo contaminado. Cuidado pra que ela não se transforme numa pneumonia, ultimamente ela está correndo solta também" (?)

Como assim...

Vocês sabem tratar uma gripe? Se a gripe for tratada com antiviral nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas, é possível impedir a disseminação do vírus no organismo e bloquear a doença. O prazo de 48 horas tem que ser respeitado. Se o paciente esperar mais que isso, o tratamento não tem eficácia. Dentre os antivirais específicos para gripe, o mais conhecido e único comercializado no Brasil é o Tamiflu (fosfato de oseltamivir).

Originalmente desenvolvido para a gripe comum, também foi indicado pela OMS como o principal medicamento no tratamento e profilaxia até mesmo da gripe aviária.

No dia 06 de Junho de 2006, O ministro da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, declarou que o governo brasileiro iria garantir os recursos necessários para a execução do Plano Brasileiro de Preparação para uma Possível Pandemia de Gripe das aves; O governo brasileiro receberia até o fim do ano, 9 milhões de doses de Tamiflu que comprou da indústria farmacêutica Roche, única fabricante do medicamento. Cada caixa com 30 comprimidos custa em média R$ 130. Para os governos de vários países o produto está sendo vendido na apresentação em pó e a preço de custo, segundo a Roche.

tamufu
Apareceram nos últimos anos várias as ameaças, como a BSE (vacas loucas) ou a SARS (pneumonia atípica). Não sei até que ponto as informações procedem de maneira real sem sensacionalismo ou se realmente viveremos uma pandemia. A única coisa que sei, é que devemos nos informar, não podemos contar exclusivamente com o governo e ministérios. A sociedade civil tem que se mobilizar pra enfrentar, pelo menos em primeira instância os prejuízos econômicos no caso de haver a tal pandemia.

Pelo que sabia, o vírus não poderia ser facilmente transmitido entre humanos, mas que os humanos podem ser infectados se entrarem em contato com aves contaminadas, e que, mesmo quando contaminadas, as aves domésticas não apresentariam risco se forem bem cozidas.

Achava também que essa fosse uma questão veterinária e no entanto, vemos noticiários com pessoas que morreram estando infectadas pelo vírus. Existe infecção humana com um novo subtipo de vírus, mas não foi detectada transmissão pessoa a pessoa ou, no máximo, houve situações de transmissão para contatos próximos.

Percebemos que essas doenças pandêmicas aparecem inicialmente em países superpopulosos, para depois começar a se propagar por outros países. Alarmismos ou não, uma série de vacinas está sendo comercializado na Europa. Mas o vírus está transmutando. Para pensarmos...


Recebi o Editorial do número 81(abril-2006) da revista DSALUD, escrito por José Antonio Campoy e fui conferir. Trata desse assunto que é para pensar e analisar as notícias que chegam até nós. Essim consta no Editorial:

"Sabes que o virus da gripe das aves foi descoberto há 9 anos, no Vietnã?
Sabes que desde então morreram apenas 100 pessoas EM TODO O MUNDO, EM TODOS ESTES ANOS? (acho que a edição saiu antes do que anda ocorrendo nos EUA)
Sabes que os norte-americanos foram os que alertaram sobre a eficácia do TAMIFLU como preventivo?
Sabes que o TAMILFLU apenas alivia alguns sintomas da gripe comum?
Sabes que a sua eficácia perante a gripe comum está questionada por grande parte da comunidade científica?
Sabes que perante um SUPOSTO virus mutante como o H5N1, o TAMIFLU apenas aliviará a doença?
Sabes quem comercializa o TAMIFLU?..... LABORATÓRIOS ROCHE.
Sabes a quem comprou a ROCHE a patente do TAMIFLU em 1996?...... a GILEAD SCIENCES INC.
Sabes quem é o Presidente da GILEAD SCIENCES INC e hoje o seu principal acionista? DONALD RUMSFELD, atual Secretário da Defesa dos EUA.
Sabes que a base do TAMIFLU é o anís estrelado?
Sabes quem ficou com 90% da produção mundial desta planta? ..... ROCHE
Sabes que as vendas do TAMIFLU passaram de 254 milhões de dólares em 2004 para 1000 milhões em 2005?
Sabes quantos milhões mais pode ganhar a ROCHE nos próximos meses, se continuar o negócio do medo?
Ou seja, o resumo da história é o seguinte:
Os amigos de Bush decidem que um fármaco como o TAMIFLU é a solução para uma pandemia que ainda não aconteceu?
Que este fármaco não cura nem sequer a gripe comum.
O virus não afecta o homem em condições normais.
Rumsfeld vende a patente do TAMILFLU à ROCHE e esta lhe paga uma fortuna.
ROCHE adquire 90% da produção do anís estrelado, base do antivírico.
Os governos de todo o mundo ameaçam com uma pandemia e compram à ROCHE quantidades industriais do produto.
Nós acabamos por pagar o medicamento e Rumsfeld, Cheney e Bush fazem o negócio...
Estaremos loucos ou somos idiotas?"

A tradução foi livre, se quiserem ir à página conferir, o link está acima.


E acrescentando: o nome de DONALD RUMSFELD esteve unido à uma vacinação maciça contra um suposta "gripe do porco" durante a Administração Gerald Ford na década do 70 - que resultou em mais de 50 mortes devido aos efeitos secundários - não é mais que uma coincidência.

Como é que FDA aprova do aspartame aos três meses a Rumsfeld incorporar-se ao Gabinete de Ronald Reagan, embora após dez anos de estudos não se tomasse nenhuma decisão? Estranho o fato que pouco antes de incorporar-se ao governo americano Rumsfeld era o presidente do laboratório fabricante do aspartame.

E também não teve, evidentemente, a ter nada, logo após, com a compra do 11- s do Vistide, droga adquirida maciçamente pelo Pentágono para evitar os efeitos secundários produzidos pela vacina da variola, entre os soldados americanos, aplicadas maciçamente antes de enviá-los ao Iraque.

Que o Vistide era também um produto dos laboratórios Gilead Ciências Inc, inventor do Tamiflu, é uma outra coincidência? Por conseguinte, convido-os a ler o artigo excelente que Antonio Muro publica sobre o assunto no número seguinte a publicação de José Antonio Campoy.

Você já entupiu a sua caixa de primeiros socorros com Tamiflu?

0 comentários :

Postar um comentário

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor