Por una Cabeza...



Quem viu o filme "Perfume de Mulher", remake americano do filme "Profumo di Donna" há de se lembrar de uma cena em que Al Pacino e Gabrielle Anwar, envolvidíssimos dançam o tango "Por una Cabeza" (Scent of a Woman) tango com estética moderna adaptado as composições instrumentais de Astor Piazzolla, também utilizado em “Schindler's List” (A lista de Schindler) e “True Lies”, foi escrito por Carlos Gardel e Alfredo Le Pêra, em 1935.



Carlos Gardel é o mais famoso cantor e autor de tangos do mundo. Gardel é a lenda do tango. Terá nascido em Tacuarembó no Uruguai ou em Toulouse na França? Teria nascido supostamente Charles Romuald Gardès, filho ignorado de Berthe Gardès? Há controversas sobre suas origens e quando interrogado do passado, somente dizia, cheguei à Argentina com dois anos e meio.

Cresceu em bairros humildes de Buenos Aires, com a mãe. O passado triste nada afetou a tragetória que deveria ser cumprida, o destino reservou à ele tornar o tango conhecido no mundo todo. Antes disso emprestou a sensualidade da sua voz ao milonga – gênero precursor do tango.

Era querido pelas camadas populares na Argentina e idolatrado pela burguesia francesa - as camadas altas da sociedade argentina, não queriam saber dele. Ele na Argentinha nunca foi fotografado ao lado de uma personalidade ligada ao poder. Eu imagino o porque, ele dizia em suas letras da miséria daquele país. Daquilo que o incomodava e isso era incômodo para os burgueses argentinos que se esbandavam em Paris daquela época. Eu até perguntei para a Chris Pessoa, que recentemente mudou-se para a Argentina, se havia alguma manifestação em Buenos Aires para se comemorar a morte de Gardel, mas parece que por lá estão quietos. Perguntei também a Graciela Malagrita mi amiga de Missiones, que mi encanta mas nada, nada de Gardel.

Mas além das misérias, a sua música falava de amor. Fez o mundo cantar em espanhol: A media luz, Adiós muchachos, Anclao en París, Volver...

Compôs a primeira canção contra o militarismo: o tango Silêncio que muitas décadas depois, durante a guerra Malvinas-Falkland (1982) seria proibido pela ditadura. Participou de vários filmes, El dia que me quieras e Tango Bar os quais, foram os últimos que protagonizou, gravados entre Janeiro e Março de 1935. Morreu em 24 de Junho de 1935 em Medellin, Colômbia, num acidente de aviação. Fiquem com este link e se encantem.

Luminha muito passional, gosta dessa coisa "olho no olho". O tango vencendo barreiras. Vejam também Astor Piazzola em libertango e Yo-yo-ma, divinamente. Há de se conferir e viajar em nuvens.



São Paulo e Rio de Janeiro, receberam Gotan Project, acho que nem sabiam o porque, quem sabe fossem para a Argentina o povo saberia, mas se eles não sabem...Eles misturam tango com música eletrônica, têm a frente do trio o carismático DJ e músico Philippe Cohen Solal, o talentoso guitarrista Eduardo Makaroff e o programador Christoph Mueller. O segundo álbum do Gotan Project, Lunático - presta homenagem ao cavalo de corrida de Carlos Gardel - serviu como base para as apresentações durante essa semana que passou.

Álias, o Brasil festejou Gardel divinamente, inclusive com aulinha surpresa para os jovens alunos de violoncelos da Orquestra Acorde para as Cordas. Nada de flashes, fotógrafos e perguntas. Yo-Yo-Ma bem-humorado, fazendo piadas, brincando e elogiou a coragem dos jovens músicos de tocar Villa-Lobos, um compositor muito difícil. E o que não poderia faltar, executaram "Por una Cabeza", com direito à cadência do primeiro violoncelo, que misturou tango, música brasileira e até o trecho de uma suíte de Bach.

A função do artista é antes de tudo quebrar esta linha e atingir o coração das pessoas - A Argentina não é aqui. Ah! que saudade de mi casa. Sim, esta semana mi casa abandonada. Logo mais estarei por lá!

¡Buena semana!

Beijus,

Luma

4 comentários :

  1. Recebi seu e-mail.
    Agora consegui ver tudo, sem precisar clicar no tal "parar".
    Tchan tchan !
    :)
    Bj!

    ResponderEliminar
  2. Beijus em tu JôKa PêTa, te gosto muito!

    ResponderEliminar
  3. Luma, na votação das 7 maravilhas, vc deve eleger 7 blos que mereçam a nomeação e enviá-los para aquele email. Não sou a responsável pela votação, a pessoa ao final contará os pontos, a quantidade de vzs que tal blog foi votado.
    Beijos!
    Boa semana

    ResponderEliminar

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor