Como destruir o sentimento de culpa

Foram três postagens seguidas em que o personagem principal bem podia ser o sentimento de culpa. Uma culpa que não é distribuida de modo racional, mas um fantasma que sentimos e não vemos ou então, uma espécie de contrabando, que circula entre conhecidos e desconhecidos. Culpa ética, existe? Ninguém a vê! Você recebe confiadamente sem saber o que está recebendo.

E todos pensam no que deveriam fazer quando estão insones. Não estou falando de ler livros, plantar batatas ou olhar pela janela.
Quem nunca pensou estar andando por uma estrada segura e é assaltado por enormes crateras?


Eu estava assim! Ou estou assim, a coisa ainda não voltou a se manifestar. Quando menos esperava o coração acelerava. Fui procurar o médico. E fiquei na sala de espera ouvindo todo tipo de conversa.


- Essa história é séria! Hoje me contaram. Por aqui conta-se muitas histórias de assombração, alma do outro mundo... Ah! Me disseram também que, quando a gente dorme, a alma vai dar umas voltinhas. Não entendi muito bem, porque o pulso ainda pulsa. E agora, dá pra ficar com medo de dormir. Sabe quando a gente tá quase dormindo e dá um pulo? leva um susto! Então, nessas horas, chame sua alma de volta!
- Não, não. Isso que estou sentindo não tem nada a ver com a hora que vou dormir. É quando estou acordada. Agora o médico irá olhar os exames e dirá o que realmente tenho.
A atendente interferiu na conversa:

- Está um calor hoje!!
- Tem um rapaz, o Gustavo que perdeu o avô aos 95 anos. Mas ainda sobrou a avó! (sobrou?) Ele contou que quando foi dar os pêsames para a avó de 90 anos a encontrou chorando e não sabia como consolá-la.
Ele mora no Rio mas estava viajando pro interior de São Paulo. Era também muito apegado aqueles dois!
Quando a avó ficou mais calma, ele perguntou:

- Diz vovó, como morreu o vovô?
- Morreu quando faziamos amor.
Gustavo ficou horrorizado, disse que as pessoas de 90 anos ou mais, não deveriam fazer amor porque é muito perigoso.

- Somente o fazíamos aos Domingos, de há cinco anos a esta parte, e com muita calma, ao compasso das badaladas do sino da Igreja. Era Ding para o colocar e o Dong para o tirar. E se não fosse o homem do carrinho de sorvete mais a campainha, o seu avô ainda estaria aqui conosco.


Momento "Olhos nos olhos". O que é que eu tenho?

Tem se alimentado direito? - Sim.
Fez alguma dieta ou está fazendo alguma no momento? - Não.
Temos que procurar um hematologista para saber porque os nutrientes que está ingerindo não estão sendo assimilados. - hum...
Da última vez que esteve aqui, tinha cinco quilos a mais. Onde estão? - Lá trás, no Carnaval. Gastei muita energia.



É tão feio mentir pro médico!! Bate um sentimento de culpa!

Vambora ter dia livre!! Passar na casa da Larika pra gente farrear.

- Larika, hoje iremos comer tudo que não presta!!
- Você sabe fazer espaguete!!
- Sei!
- Porque nunca fez?
- Larinha, ainda não deu tempo. Você ainda é muito pequenininha.




- Dinda, faz mousse de chocolate!!
- Esqueceu da vacina, ainda não pode comer ovos.
- Ah faz! eu não conto que você me deu ovos...



E vamos a receita. Mas tudo como com o jeito Luma de ser tem que ser! (rs*)

As sementes do cacaueiro (Theobroma cacao) foram usadas pelos Maias e Aztecas para fazer a bebida Xocolati, cuja importância está refletida no nome dado ao cacaueiro - theobroma significa "alimento dos deuses".

Vamos a mousse de chocolate: Para a fazer, juntam-se ovos e açúcar ao chocolate. Mas faremos uma que é coisa de cientista francês, Hervé This. Sem ovos, sem açúcar, só chocolate e água.

...vai ficar ruim isso dinda! e a espuminha?

O chocolate tem gordura e emulsionantes, basta juntar água para obter uma emulsão convertida numa espuma.

Não quer experimentar? Chocolate é bom de qualquer jeito!

Junte numa panela 200 ml de água (ou outro líquido: sumo de fruta, chá, uma infusão...) e 225 a 250 g de um bom chocolate em pedaços. Leve ao fogo e mexa até o chocolate derreter completamente e estar bem misturado com a água. Nesta altura já tem a emulsão, falta só batê-la.

...não vai ficar bom...

Ponha gelo em pedaços e água numa tigela grande, ponha dentro desta outra tigela mais pequena com a emulsão de chocolate e bata com a batedeira. Passados uns minutos vai parecer chantilly. Pare de bater um pouco antes de ter obtido a consistência desejada, pois a espuma ainda vai ficar um pouco mais espessa. Se for muito batida, torna-se granulosa. Mas não se preocupe; ponha-a de novo na panela e leve ao fogo e recomece. É delicioso!


E depois que Michelle veio buscar Larika, ainda fiquei olhando praquilo que ficou no computador. Calma, crianças!! Larika ainda não sabe ler!!

0 comentários :

Postar um comentário

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor