Teerã-Caracas

Sei que ontem já massacrei todo mundo falando sobre terrorismo, mas temos que estar pensando no que anda acontecendo no mundo, e quem pensa que estamos muito distantes dos conflitos internacionais, principalmente os envolvendo o Irã está muito enganado. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, manifestou seu apoio ao programa nuclear do Irã, que sofre forte oposição dos Estados Unidos e da Europa. O Irã tenta resistir à pressão de Washington e da União Européia para abrir mão de partes de seu programa nuclear, como a tecnologia de enriquecimento de urânio, que pode ser utilizada para produzir armas atômicas. A Casa Branca acusa Teerã de utilizar o programa, por muito tempo mantido em segredo dos inspetores da ONU, como fachada para a produção bélica. Teerã afirma que se trata de um programa com fins pacíficos.

O autoproclamado socialista Chávez vem aumentando sua retórica antiamericana e reforçando relações de cooperação em energia com países como China, Rússia e Índia, dentro da estratégia que visa a equilibrar o que chama de hegemonia americana no mundo. A Venezuela é um dos maiores exportadores de petróleo para os Estados Unidos. O relacionamento cada vez mais intimo entre o presidente da Venezuela Hugo Chávez e o Irã é o tema deste artigo interessante no Wall Street Journal. Ambos os países, membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), assinaram nos últimos seis anos 35 instrumentos bilaterais. Somente as fabricas que o Irã irá construir na Venezuela, somarão o valor de U$1Bilhão. Enquanto isso, o povo da Venezuela anda insatisfeito pelo desrespeito à propriedade privada e desmandos na economia em geral.

Michelle Bachelet, a primeira mulher a governar o Chile, se junta ao clube que já tem Evo Morales (Equador), Fidel (Cuba), Chavez (Venezuela) e Lula. Sem falar no Subcomandante Marcos, que está fazendo a outra campanha no México e reunindo as forças populares para conquistar o poder - se os EUA deixarem claro!
Vai dar o que falar esse eixo do Bem que está se formando.Sei não...

Enquanto isso, do outro lado do planeta, o império bushiano se prepara para mais uma guerra, desta vez contra o Irã. Se no Iraque a desculpa foram as tais armas de destruição em massa que nunca foram encontradas, agora é a retomada do programa nuclear por Teerã que faz Bush e sua gangue apertarem o gatilho em direção aos preciosos poços petrolíferos iranianos. Apesar do Irã afirmar categoricamente que está interessado apenas na geração de energia por meio de usinas nucleares - opção equivocada mas é uma aspiração legítima -, os americanos se aproveitam de que meio mundo fica de cabelos em pé com a possibilidade de um país árabe ter bombas nucleares para jogar lenha na fogueira, com uma grande ajuda da imprensa, claro, que novamente está batendo tambores rumo à guerra. Há quem garanta que a contagem regressiva já começou e que o início dessa nova guerra não tarda, acontecendo provavelmente em março. Os porcos da guerra estão famintos!

A CNN foi expulsa do Irã depois de cometer um erro de tradução aparentemente banal, mas simbolicamente denunciador, ao transmitir ao vivo entrevista coletiva do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Quer entender um pouco mais sobre a polêmica nuclear do Irã, que pode levar o planeta a mais uma carnificina com o patrocínio de Bush Jr.? Leia este resumo
A ONG repórteres sem fronteiras lançou um manual para ajudar a dar voz a jornalistas profissionais ou não que vivem em países sem liberdade de expressão. Veja Handbook for bloggers and cyber-dissidents. O manual discute ética, divulgação, ferramentas e métodos para manter o anonimato e para driblar a censura.
Se tudo fosse um quebra cabeças, ficaria intrigada com essa visita de Kirchner, que chegou à Brasília agora a pouco, às 22h30, acompanhado de seus ministros da Economia, do Planejamento, das Relações Exteriores e da Saúde, o secretário de Indústria e o porta-voz presidencial.
Veio praticamente com todos os ministros e irá embora somente na quinta, mas antes se encontrará com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez!!!! De novo!! Valha-me Deus!!

0 comentários :

Enviar um comentário

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor