Katrina

Quando no Domingo passado dei a notícia do Katrina, li o seguinte comentário do Moacir Caetano "os furacões têm sempre nome de mulher..." - desculpe contrariá-lo mas sua afirmação é falsa, veja que tem o Ivan destacado abaixo, e tem o Dennis, o mais recente. A temporada deste ano já teve quatro furacões - Katrina, Irene, Emily e Dennis. E segundo previsões metereologicas, a Flórida ainda não está livre de novos furacões, até Novembro está previsto mais seis. Se quiserem dar uma olhada em todos os nomes, vejam aqui - alguns com nomes duvidosos, que não soube diferenciar se era de homem ou de mulher. Não importa, o que importa é como contornar os estragos que fazem, já que não temos como evitá-los.

Como assim não tem como evitá-los? Eles são acontecimentos naturais. O número e a intensidade dos furacões são determinados pela temperatura das águas no mar da região. Neste ano, as águas do Atlântico tropical, do Caribe e do Golfo do México estão mais quentes do que nunca estiveram em anos anteriores.

Aproveitei e dei uma olhadinha nos fatos marcantes da data de hoje (4 de Setembro):

1976- George W. Bush detido e multado por conduzir sob influênca de álcool;
2004 - Flórida é atingida pelo furacão Ivan
Nasceu:1941 - Marilena de Souza Chauí, filósofa e educadora brasileira
Morreu:1995 - Paulo Gracindo, ator de teatro, cinema e televisão brasileiro (n. 1911)
Evento:
1982 - É lançado It's Hard, último álbum do grupo The Who


Antes e depois do Katrina em New Orleans.

O que aconteceu na região litorânea do sul dos EUA, em especial na região de New Orleans, onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas e mesmo assim, contrariando a ordem para evacuar as cidades, muita gente nao saiu, ou porque não achavam que seria tão forte ou porque simplesmente porque não tinham condicões financeiras para deixar a cidade...não se sabe ainda o número de mortos, mas boa parte da cidade está inudada e muita gente ilhada..não tem energia, nem água potável...e a comunicacão precária...

O furacão paralisou muito da extração de petróleo e gás natural americano, uma vez que boa parte do petróleo americano é extraído no Golfo do México.

Com todos os problemas causados pelo Katrina, tem um que foi desenterrado pelo rapper americano Kanye West; ele acusa o presidente Bush de racismo. Não olhar os negros e pobres do país.

Outro que resurgiu foi Michael Moore que cobrou explicações do presidente Bush em uma carta, onde o critica por ter privado as vítimas do furacão Katrina dos recursos militares que se encontram no Iraque. Veja alguns trechos:
"Querido senhor Bush, o senhor faz idéia de onde estão todos os nossos helicópteros?"
"Milhares de pessoas estão presas em Nova Orleans e precisam ser resgatadas pelo ar. Onde diabos estão extraviados todos os nossos helicópteros militares? Precisa de ajuda para encontrá-los? Uma vez perdi meu carro no estacionamento e sei que não é algo legal"
"E os soldados da Guarda Nacional, o senhor sabe onde estão?"
"Realmente poderiam ser úteis agora pelo tipo de formação que tiveram, como ajudar com catástrofes nacionais".
"Há pessoas que vão querer politizar esta tragédia e tentar utilizá-la contra o senhor (...). Fique na sua, Bush. Tente encontrar alguns helicópteros militares e enviá-los ao lugar. E faça como se essas pessoas, em Nova Orleans e na costa (do sul dos Estados Unidos), estivessem perto de Tikrit, no Iraque"
O jornal "New York Times" escreve que por todo o país, e ao redor do mundo, a reação à devastação provocada pelo furacão Katrina foi além das costumeiras recriminações políticas para somar-se a um sentimento de vergonha e de incredulidade do povo americano de que a nação mais poderosa do mundo não possa - ou, ao menos, não tenha - respondido de forma rápida e eficiente a um desastre natural que já era previsto. - O presidente vai dizer que ele recebeu informações ruins dos serviços de inteligência. Eu acho que onde quer que vejamos pobreza, seja em uma comunidade rural branca ou em uma urbana negra, vemos que os recursos foram sugados par a guerra e o corte de impostos é para os ricos - disse deputado negro Elija E. Cummings.
Assim como toda tragédia merece momentos de reflexão e que está sirva para exercermos o sentimento de solidariedade. Se você tem amigos ou parentes, quer dar ou receber notícias, acessem o site do Idelber Avelar.

E para que não fiquem tristinhos, vejam essa charge

0 comentários :

Postar um comentário

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor