Faxina mental: Você aceita uma Crítica?

Fiquei de contar um "causo" mas não é bem um causo.

É sobre um texto corrido que li em um dos blogs que estava retribuindo comentários e que achei de tremendo mau gosto. Algumas pessoas que aqui comentam também comentam por lá e saberão de que blog se trata. Não vou citá-lo para não ser grosseira. Aqui expresso uma opinião pessoal e como já disse anteriormente, um blog sem os comentaristas não é nada, de uma forma ou de outra a troca de idéias tende a acrescentar e não esvaziar. Por mais que vivemos uma falsa democracia, aqui "por enquanto" temos liberdade de mostrar nossas opiniões. Nem que essa opinião seja para concordar ou discordar. Vou citar um pequeno trecho do referido texto:

"Mas o q acontece é o seguinte, pessoas pequenas sem o mínimo de neurônio e de caráter, vão ali no ladinho esquerdo sabe, clica em um por um dos blogs da sua lista e deixa um comentário monossilábico no blog da pessoa, tipo:

- Legal
- Massa
- Gostei
- Que bom
- Que triste
- Que pena
- Show
- Adoro isso
- Pode crer
- Força
- :-)
- Beijo
- Bom dia
- Boa noite
- Oi!!!

E por aí vai... O pior q eu não sei quem é mais trouxa, quem comenta isso, ou quem recebe o coment e retribui, e ficam nesse vai e vem de coment monossilábico!!! Já falei e repito, tem gente q pensa q abafa tendo 50 coments sendo q 48 são de "Oi, legal seu blog, passa no meu", ou esse tipinho de coment monossilábico... Eu prefiro mil vezes ter apenas 1 coment de bom grado, ou ter minha caixa de coments vazia, do q ter 50 porcarias dessas estragando meu blog!!!"

Fiz questão de copiar o trecho para poder compartilhar desse fato aqui no Luz, já que argumentei no dito cujo. No que lá eu comentei:

"Bom, eu não sei onde comentário monossibálico e "Oi seu blog é legal passa no meu" se enquadre como opinião...
Como vc disse, no mundo bloguístico existem grupos, e o meu grupo é de pessoas inteligentes e q sabem o q falam, então q esse bando de desocupados, burros e vazios vão comentar nos blogs de gente iguais a eles, do grupinho podre deles...
Eu adoro a teia q se forma ao redor dos blogs de pessoas com senso, agora dessas q não o tem, por mim eu catava um inseticida e esguichava nos insetos dessas teias...
Como vc disse, estamos numa democracia, e eu acho esse tipo de pessoa um bando de otários q merecem o meu desprezo e total indignação e escrevo aqui isso tantas vezes eu quiser!!!"

Luma desabafando no Luz. Por isso ontem contei uma piadinha básica pra provar que numa dessas não dá muito pra comentar...

Concluo: Se um post não oferece nada, o comentário vai ser nada! Onde está o erro?

Beijus,
________________________________________________
Diante do fato que o titular das frases aqui expostas sentiu-se ofendido, digo que em momento algum quis ofender alguém, quis apenas defender um direito da pessoa poder comentar maneira que quiser. Não sou problogger, não faço isso para sustento, tendo para isso outras atribuições. Não tenho o intuito de me promover, não quero fazer parte de listinha nenhuma, adoro o meu anonimato. Antes de ganhar esse blog era comentarista e tenho vários blogues que adoro visitar. Só que tem dias que não estamos dispostos, ou melhor, a cabeça não funciona e sem querer comentamos monossilabicamente.

Não citei o autor para preservá-lo, ele não escreve só esse tipo de coisas, já li coisas interessantes por lá, mas como tem dias que a coisa não funciona e como ele mesmo iniciou o texto, ele não estava bem no dia. Qual o erro? Adoro quando alguém vem aqui e me dá simplesmente um BOM DIA!!! Também já fiz muito isso e vou continuar fazendo, ainda mais quando passo em um blog que já passei e a pessoa não atualizou. Quero mostrar que me preocupei em passar por ali.


Quero deixar claro que, tomei as dores dos comentaristas sim! Temos o direito de comentarmos onde quisermos. Mas sem ofensas! o mundo já está cheio de baixarias...

Pela Liberdade e Democratização da comunicação

36 comentários :

  1. Larissinha16:38

    Que silogismo foi esse no final??
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ricardo16:39

    Desculpe, Luma, não resisti à brincadeira. .

    Em relação aos comentários, acho que é legal saber que alguém está lendo e/ou acompanhando seu blog, mesmo que não queira escrever nada. Um comentário monossilábico serve para isso.

    Agora em relação ao citado blogueiro, deixa o cara viver no mundinho de fantasias dele, onde ele é inteligente e sabe o que fala, e não perca seu tempo. Com gente assim não dá para argumentar, apenas para ignorar.

    ResponderExcluir
  3. Afonso16:39

    Eu tenho uma teoria sobre isso. É assim, se me permites: a maioria das pessoas é mediocre (no sentido de mediana mesmo). Até pouco tempo, somente as pessoas acima dessa mediocridade tinham acesso à cultura, à informação, etc. Agora, quando surge uma tecnologia (internet) que permite o acesso a um número maior de pessoas, onde é que essa tecnologia vai buscar gente para usá-la? Ora, na maioria que é medíocre e que antes não podia. Traduzindo: quanto maior a porta, mais medíocres passam por ela. Deve ser o caso dessa pessoa que citas.

    ResponderExcluir
  4. Mago16:40

    Isso me aturdiu de certa forma! bem eu sempre pensei assim, cada vez qeu entrava para ver os comentários e encontarava um comentáriuo desse, me dava uma raiva, uma vontade de apagar o comentário, afinal acredito que a pessoa nem leu o blog, foi lá fazer propaganda do dele e msmolar visitas. Fato esse que fez com que eu rejeitasse alguns comentários. Penso como você, se não tem nada a dizer não diga nada. Afinal se entrou e não leu, porqeu deixar um oi, e se leu porqeu não dizer o que pensa não não é mesmo. O que sei é qeu legal é algo dentro da lei de resto fala algo. Seu blog está ótimo e continua a trazer para minha pessoa muiot gosto em ler... Um gardne beijo do Mago!

    ResponderExcluir
  5. Afrodite16:52

    Rsss... Primeiramente, adorei os comentários sobre o Outono. Mas está fazendo um frio de lascar já, pra mim isso já é inverno...rs. Quanto aos comentários, você está COMPLETA de razão. Eu ia até visitar por educação, mas hoje nem mantenho mais relações, pra não criar falas expectativas.... Heahue Beijo Luma!

    ResponderExcluir
  6. Denise16:52

    Fazer uma faxina é ótimo.. faxina no quarto, faxina na casa e faxina mental também. As vezes me dá a louca e eu faço aqueeeela faxina no meu quarto. SAi coisa que até Deus duvida daquelas gavetas.. uma coisa que eu curto é ficar relembrando .. já achei coisa do arco da velha, que nem lembrava mais.. divertidíssimo..

    Quanto aos comentários, sinceramente, eu nem retribuo comentários desse naipe. Ninguém é obrigado a visitar meu blog, ou blog de ninguém, mas puxa, se quer comentar, então pelo menos escreva algo decente.. esses comentários são na sua grande maioria, de pessoas que nem lêem os posts e mandam um oi só pra dizer que passou.. sei lá.. Bom, cada um é cada um né.. mas acho que se for pra comentar por obrigação, prefiro que nem comente mesmo

    bjus pra vc e ótima quinta!

    ResponderExcluir
  7. Flávio16:52

    Concordo dona Luma... os comentarios sao de acordo com os posts.

    ResponderExcluir
  8. Ritoca16:55

    que alegria receber vc em minha casa...um pouco abandonada...mas está bem arrumadinha. Obrigada.
    estou bem desanimada...as vezes penso até em largar tudo...coisas de Ritoca.
    Sempre visito os blogs...nem sempre comento....valorizo muito, sinto-me feliz com cada visita. beijos. voltarei...

    ResponderExcluir
  9. Ordisi Raluz16:55

    Rever os vinhos! Boa idéia, a "adega" está a dever ao amigos. Só estou com os parcos intocáveis a envelhecer e alguns deliciosos e obrigatórios chilenos básicos. O resto já era. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ordisi Raluz16:56

    Comentários? Eu gosto e aprecio pacas, desde que não me chamem de fdp ou coisa do tipo. Não tive muitos casos de propaganda explícita, mas procuro - na medida do possível e do razoável - retribuir a atenção que recebo. O que pode acontecer, e aí concordo com sua irritação, é de que a pessoa não tenha se dado ao trabalho de ler o(s) texto(s) e só está usando o seu espaço. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Pati17:48

    Vou seguir sua sugestão de arrumar a casa, meu quarto está uma bagunça, tenho que ter coragem de conseguir arruma-lo. Sobre o que vc falou dos blogs é verdade, volta e meia recebo só um comentario do tipo "legal" acho tão inútil este comentario. Sobre a teia de blogs eu tava observando isto outro dia, curioso vc ter comentado. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Junio17:49

    Lo Borges meu conterrâneo, ele é um poeta bem criativo. Nossa mente sempre precisa de faxina Luma mas mais ou menos nos moldes do que escrevi em Escaninhos da Memória la No Congelador.
    Quanto ao que chamo de spam bloguístico, é complicado concordo em muitas coisas que você disse, agora como eu disse em uma entrevista que dei para o Jornal do Blogueiro, e sustento, retribuo a visita agora se voltarei lá é outra estória.
    Não se você esperava resposta a sua pergunta final, o erro está entre a cadeira e o monitor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Jaqueline Sales18:29

    No mínimo intrigante o post, senão cheio de razão. Amiga, realmente uns coments que nos chegam nos deixam tristes, arrasadas, né? Nota-se uma ausência de idéias,de sentido das coisas.... Mas não faltam necessidade e encontros, percebeu?
    Mas ainda restam exemplares de pura literatura emocional, e creio que sua casa expressa isso muito bem.
    Não nos vimos, fiquei com saudades e vim convidá-la para tomar um suco em minha toca nova, que tal?
    Passe lá e uive comigo, pois estamos com saudades dessa menina-mulher, Luma.
    Beijooooooooooooosssssss da Loba

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro o outono.
    Pra mim é a melhor das estações,sem duvida alguma...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Abel18:30

    Oi Luma. Então.. Primeiro não acredito que vivamos numa "falsa" democracia. Se nossa democracia é ineficiente em resultados, é simplesmente resultado direto da massa que não sabe exercer seu poder.

    Segundo, sobre os comentários monossilábicos: Eu sou partidário da filosofia "as formigas que andam pela minha casa não me incomodam." Quer dizer: ficar estressada por isso não compensa. Acho irrelevante o fato de comentarem com uma letra, uma palavra ou uma enciclopédia (aliás, muitas vezes tem um parágrafo enorme, mas que no fundo não diz nada). Tudo é muito relativo...

    Agora veja só, começou uma verdadeira guerra nos comments e nos posts... Fui lá no Túlio e lá está já o post de réplica ao seu... Agora os comentaristas já se envolvem e logo tudo virará um auê.

    ResponderExcluir
  16. Dani_Florzinh@18:31

    Eu adoro o outono, uma estação ótima p ficar quietinha em casa d preferência acompanhada, hehe...
    Sempre faço faxina em meu quarto qnd naum estou muito bem, no momento estou precisando disso, assim posso me distrair, relembro o passado, reflito sobre o presente p melhorar meu futuro!

    Caramba, eu concordo com vc, a pessoa vai fazer seu comentário d acordo com o conteúdo do post, porém eu confesso q qnd naum tenho tempo p ler os post, eu dou passadinha rapida, apenas p mostrar q eu lembro dos meus amigos virtuais, é q eu só uso a net aki no trab e as vezes fica difícil visitar os blogs com calma, pois eu fico na mesma sala q meu chefe.
    Tenho q ir, outra hr eu volto, beijos...

    ResponderExcluir
  17. Yvonne18:32

    Luma, eu gosto muito de fazer comentários. Além de gostar, eu acho que é uma questão de delicadeza dar um retorno para a pessoa que escreveu. Já tive oportunidade de dizer um "estou sem palavras". Foi uma frase curtíssima, mas que expressou o impacto que me causou. Quanto à faxina, eu penso exatamente a mesma coisa. Quando eu trabalhava e o pessoal tinha a opção de faltar ou no dia 24 ou em 31 de dezembro. Eu sempre quis o dia 31 porque eu faço uma faxina total em todos os cantos. Só inicio o ano com a casa completamente limpa e com tudo arrumado. Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Patty18:32

    É Luma..tbm concordo com vc...as vezes eu venho até aki e deixo só um bjo...ou um bom dia...mas convenhamos neh...isso é qndo estou ocupado e tenhu muito o q fazer...acho q esse individuo pensa q as pessoas tem todo tempo do mundo pra ficar comentando pra ele...rs...bom Luminha...bjinhus...vou ficando por aki..

    ResponderExcluir
  19. Nanda18:32

    Acho que os comentários são muito importantes num blog; Através deles, já fiz muitos amigos e troquei idéias sobre assuntos diversos... Mas não acho que exista uma regra, tem quem apareça rapidamente, sem tempo de comentar, mas deixa um oi... Não deixa de ser uma forma de atenção. Cada caso, um caso. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Nei Costa18:33

    Li, uma vez, algo parecido num blog que acabara de entrar para essa lista dos dez do blogger. No caso, eles (as) têm que aprender que muitos preferem atuar apenas como receptores e a forma menos drástica para dizer que leu algo naquele blog e que gostou é: seu blog é legal. O problema é que muitos se acham capazes de julgar quem diz isso, classificando-o de otario, sem neurônio, etc. Luma, me faça um favor para todos, qual o endereço? Beijoooos!!

    ResponderExcluir
  21. Shê18:33

    Concordo com você em número, gênero e grau. Se um post não oferece nada, porque os comentários seriam relevantes?

    Assim como você gosto de blogs com contéudo, de pessoas que têm de fato algo a dizer, ao contrário de muitos que só possuem gifs animadas.

    Mas enfim, bem ou mal, comente quem quiser, afinal o blog é público, não?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Chico18:34

    Oi Luma,
    Fiquei até com vergonhas de escrever poucas linhas.
    A questão de comments monossilábicos tem dois lados.. Um é vc ver que a pessoa só comentou para ver se a visita é retribuida.. Um outro bem diferente é aquele feito por amigos que simplesmente passam para dizer oi..
    Neste último caso, eu fico feliz por simplesmente vê-los.. Mesmo que eles coloquem três pontinhos e uma carinha engraçada..
    Não creio que meu blog exista para "os outros", mas é maravilhoso receber bons comments, ver uma comunidade se formando.. Fazer parte dela é ainda mais estimulante, e faz com que a vontade de escrever seja ainda maior do que a de organizar os cds ou os vinhos.. ;^)
    Geralmente recebo muito mais e-mails do que comments, e acompanho sempre o tráfego pelo blog, que me deixa espantado ao ver quantos passam inexplicavelmente por lá, mas não deixam sinal de vida.. Talvez eu escreva demais.. Não sei.. Talvez o público que me presenteia com poucos comments seja o que realmente interessa, até pq gosto de quem escreveve mais do que três linhas e o velho "Hoje acordei, escovei os dentes, fiz xixi, tomei a bananada e fui pra aula, bla, bla ,bla.. "
    .. E é isso.. O que vale é ter coisas boas pra ler.. Seu blog é massa, passa lá no meu !! Abraço e bom dia !

    ResponderExcluir
  23. Henrique18:34

    Por falar em Lô Borges estive lá em belo Horizonte no feriado passado. foi uma delícia. fui cecerronado por amiga que conheci num blog.

    Quanto ao blogueiro revoltado, bem sua reação talvez venho do fato de que seja um adolescente sadiamente ativo e dono da verdade, como todo adolescente deve ser. Ou talvez não, ele seja apenas alguém que naquele dia estava de mau humor ou que esteja endereçando o texto para alguém específico, enfim, muitas explicações possíveis e compreensíveis. O problema foi apenas não saber ouvir críticas. Confesso que a vezes caio nessa armadilha.
    No fim das contas;
    'tudo é uma questão de manter/ a mente quieta/ a espinha ereta/ e o coração tranquilo"

    ResponderExcluir
  24. Cilene18:37

    Sinceramente falando, pior do que fazer isso, e visitar os blogs dos outros e deixar comentarios de baixo calao, so porque nao concorda com a pessoa. Digo pra vc, tem um senhor brasileiro que mora aqui, que entra no meu blog so pra deixar esses comentarios. Simplesmente porque ele nao concorda com as entrevistas que faco, e nem aceita que se diga que a escandinavia nao e o paraiso, ou seja, esse senhor e louco ou alguma coisa pior....porque ele nao precisa concordar comigo, mas pode fazer isso como gente educado.... beijos, cilene

    ResponderExcluir
  25. Dora18:38

    Oi, Luma! Tantas idéias me passam pela cabeça, depois de ler seu post inteiro!! Mas, quero mais é falar do poema bonito e da inteligência e lucidez que você possui...
    Quanto ao caso dos cometários...eu não me importo com o "tipo" deles...em meu blog. Tenho-os de todos os tipos e valorizo-os, um a um...
    Beijão!! Dora

    ResponderExcluir
  26. doidivanas18:38

    "Fico triste com toda essa confusão, mas bola pra frente , paz no mundo blogueiro, pq é disso que precisamos!" *** Mesmo comentário feito em ambos os blogs.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  27. Gejfin18:38

    Queria ler todos os comentários antes de escrever, mas faço depois. Tenho e sempre terei uma quedinha pela liberdade, ao mesmo tempo que me incomoda o julgamento de massa. Pode estar sendo injusto ao rechaçar um "legal" sincero. Eu já cansei de comentar textos com coisas como só uma carinha feliz, um "Lalala" ou outra coisa qualquer que não fazia sentido. Foi a minha expressão.. e daí? Não quero que o dono do post fiquei pensando em por que eu escrevi aquilo, ou só aquilo. Se eu quiser que ele fiquei pensando, eu escreverei beeem mais. Enfim...

    No extemo disso está dizer essa bobagem que no círculo de blogs que o tal carinha faz parte só tem pessoas inteligentes. Que sandice. Que burrice falar um troço desses. Ou, só, que míope.

    Comentários monossilábicos não são mais, nem menos. Apenas são. Tem seu lugar na blogosfera. Um comentarista monossilábico de hoje, pode ser um gênio de amanhã. Vai saber. No meu blog são bem-vindos, como são os comentários de 50 linhas. Sem preconceitos.

    Isso tudo só seria realmente um problema, se tivéssemos aquele sistema de comentários que dá choque, do Milton Ribeiro.

    "Legal".
    Bj!

    ResponderExcluir
  28. RosiSexy18:39

    Ola, adoro uma faxia, reorganiza a mente.. e Clareia as idéias.

    Bom, como isso é um democracia, vou discordar de vc, assim quando vc ja conhece a pessoa e ela te acompanha, acho normal alguns comentarios monossilábicos, mas para ia a primeira vez que entra no blog, e comenta "Oi, gostei daqui, passa lá no meu." Sinto mas ta com cara de Ctrl+c, e comigo não cola não. Soa como se nem tivesse lido o post e quizesse apenas receber um comentário.

    Bem é isso, gostei muito das suas idéias, escrevo no cortiço e meu blog pessoal é o Entretantas Eu (tem o link lá caso queria conhecer)

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Manoel Carlos18:41

    Eu não acho que seja apenas uma questão de democracia ou opinião; há diferenças, por exemplo, você hoje deixou um boa tarde, numa postagem minha do dia 25, a qual no próprio dia 25 você comentou; como não atualizei, você apenas registrou que voltou lá, achei ótimo.
    Isto é muito diferente do que a pessoa disse (a propósito: não deve fazer parte do meu universo bloguístico, pois não li) e eu entendo: há pessoas que nem lêem, apenas, ao atualizarem os respectivos blogues, saem espalhando comentários por aí.
    Quando Agreste saiu no BON, temi que chuvesse comentários, digamos, propagandísticos; ainda bem que não foi assim, apenas três ou quatro, os quais ignorei.
    Cada um tem uma perspectiva ao fazer um blogue, nisto concordo com você, é democrático.
    No meu caso, além de escrever por diletantismo, estabeleci vínculos, em geral através de comentários, com alguns bloguistas (vou concordar com você quanto ao termo blogueiro, pois eiro é sufixo de profissão), não tenho interesse em namoros virtuais, mas tenho estabelecido vínculos de amizade; aprecio o que algumas pessoas escrevem e não me dou ao trabalho de fazer falsos elogios, pois, como disse, são vínculos que estabeleço, os quais precisam de um mínimo de franqueza. Numa coisa concordo com você: esta é uma perspectiva minha, mas respeito outras formas de produzir, ler ou comentar em blogues; respeito inclusive a opinião de quem acha que comentários não podem ser simples rastros espalahdos pela blogosfera.
    Grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  30. Lulu on the sky18:42

    Luma,
    Acho lamentável q esse tipo de coisa aconteça nos blogs. Enfim, aqui é o seu blog vc fala o que quiser e as pessoas tem q aceitar isso não é mesmo?
    Qto a esses comentários non sense te digo uma coisa: Ninguém é obrigado visitar uma pessoa só pq pede pelo amor de Deus q entre no blog dela, cada um é livre pra fazer o q quiser. É um comentário inteligente q atrai um visitante para o blog.
    Boa sorte pra vc.
    Big Beijos

    OBS: MESMO COMENTÁRIO FEITO NOS DOIS BLOGS.

    ResponderExcluir
  31. Duellio18:42

    Ás vezes, passo por um blog do qual gosto muito, e não posso escrever um comentário grande, ou o post não me chamou a atenção, não importa, vc comenta da maneira que lhe vier a cabeça, cada post tem o comentário que merece... O que importa é que quando alguém comenta no seu blog, é por que gastou um tempo, por menor que seja, por vc, e isso já é o bastante...

    ResponderExcluir
  32. Claire18:43

    Bom vc comentar isso dos comment dos blogs...
    Não entendo pq algumas pessoas são tão grossas; enfim, pra mim é o seguinte: gosto de receber visitas, quem não gosta? Mas não gosto muito desse"vai-lá-no-meu"; esclareço q sempre vou, por cortesia; se eu gostar do q vejo, viro freqüentadora.Eu nem sempre estou inspirada para comentar; nem sempre concordo com o enfoque de um post(e nesses casos, as vezes comento, as vezes não); nem sempre entendo o texto (é, isto tb acontece!)... E adoro post novo nos blogs q visito; gosto de visitar e comentar; e aprecio as visitas q não são "pidonas" (embora possa ocorrer do blog até ser bom) e dizem "Senti saudades" ou "amo vc", etc.; gosto de me sentir querida. E adoro, adoro, adoro qdo o comentario expressa uma emoção sincera com o q eu escrevi, ou discorda de forma inteligente (tenho comentadores assim; e aprecio suas visitas), ou comenta acrescentando algo no meu enfoque...acho q é isso.
    Ah! Das estações, prefiro o inverno; pena ser tão curto no Rio...

    ResponderExcluir
  33. Mário Sérgio18:47

    não se pode afirmar que comentários monossilábicos sao devido posts sem nexo. não se pode afirmar isso.

    ResponderExcluir
  34. Olha, às vezes não há nada melhor que um "oi", um "bom dia", dado com carinho. Tudo é relativo. Até inventarem outra equação melhor.

    ResponderExcluir
  35. Grace Olsson18:49

    Luma
    BOm Dia
    Sempre passo por aqui, mas, nem sempre comento.
    O meu blog, por ex., sei que dezenas de pessoas lêem diariamente, mas, só recebo 6,10 comments dias, contando todos os posts.
    Mas, nao me incomoda isso näo, de alguém dizer um "OI" ou linhas rabiscadas às pressas ou de forma lenta.
    O mais importante é a liberdade.De quem escreve entender o tempo de cada UM e de quem responde...
    A blogsfera tem lugar para todos.Mas, nao creio ser preciso haver lugar de ignorantes.
    Aqui na blogosfera já me deparei com coisam maravilhosas, amizades que me fazem pensar, repensar,...Mas, tbm abobrinhas.
    No resumo geral, dar para se descobrir qual é a nossa " praia" e surfarmos nela.
    Dias Felizes e continue com a cabeca iluminada

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor