E QUEM MANDOU LÚCIO GUTIÉRREZ METER-SE COM O "REI DAS BANANAS"?

pais das bananas

Banana é saudável, tem um sabor relativamente exótico e sua embalagem natural é bastante prática. Além disso, esta fruta contém um elevado teor do neurotransmissor serotonina, que contribui para melhorar o humor. Bom humor a preços baixos: o que mais se pode desejar?

No entanto, o tema banana vem causando mau humor atualmente. Afinal, os preços deverão subir. Para proteger os produtores europeus dos baixos preços do mercado mundial, a importação das chamadas "bananas-dólar" segue um complicado sistema de cotas.

A Comissão Européia pretende passar de uma complicada regulamentação de cotas para um simples sistema alfandegário. Isso é o que prevê um acordo assinado em 2001 pelos EUA e o Equador, de um lado, e a União Européia, de outro. A banana virou política.

As razões da crise no Equador são várias, uma delas é a profunda divisão da sociedade equatoriana, em classe média baixa e população indígena. O ex-presidente Lucio Gutiérrez fora eleito em segundo turno em novembro de 2002, quando derrotou o "barão das bananas" Alvaro Naboa, com 54% dos votos.

Sua campanha por um novo Equador, "limpo sob o aspecto político", captou simpatias especialmente por assumir sua origem indígena. Mas cercou-se de amigos e parentes demais, num velho modelo latino-americano. Grupos indígenas se mobilizam sem que a classe política pode se mobilizar contra isso.

Pela competência de Maurício Pozo, ministro das Finanças, e aos altos preços do petróleo, no ano passado o país teve um crescimento econômico de 6%. Quem se aproveitou disso foi uma minoria da população que invariavelmente vive na Europa.

Só na Espanha vivem meio milhão de equatorianos. Remessas bancárias dos emigrados somaram dois milhões de dólares, o que tornou a maior fonte de divisas do país depois das remessas de petróleo.

Equador se entope de petróleo, mas escorrega na Banana!

Da mesma forma como na Argentina, o povo começou a clamar pela renúncia do governo. Para os especialistas em América latina, está havendo um enfraquecimento da democracia como instituição, faltam lideranças e interesses regionais esvaziam o governo. Ficando os populistas de lado.

Crises como a do Equador podem se repetir em outros países. Na Venezuela a situação ainda não é boa, tanto quanto o Peru e a Argentina. Condoleezza Rice chega ao Brasil e uma das pautas é a situação política na América latina.

Marta Lagos, em entrevista a Folha de São Paulo: É preciso ensinar novas elites latinas a governar.

O papel do Brasil na crise do Equador é de fundamental importância para consolidar o país como global player e fortalecer as ambições brasileiras a um mandato permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Na Europa, uma intervenção dessas sempre é vista de forma positiva, pois os europeus procuram parceiros que participem de ações no cenário internacional.

As melhores cartas são as brasileiras para conseguir uma cadeira permanente no conselho de Segurança das Nações Unidas, cumpre condições necessárias mais do que os outros dois aspirantes, México e Argentina.

O México está desfavorecido pela dependência em relação aos Estados Unidos, evidenciada na importância desmedida do Nafta na balança comercial do país. No caso argentino, a situação econômica e as turbulências políticas deixam a desejar.

Este seria um passo para a "modernidade" e um passo histórico para um governo de esquerda com raízes populares. O Brasil se sente predestinado a ocupar a vaga em nome da América Latina. Mas será que o país obteria o apoio dos vizinhos para assumir a representação regional?

Beijus,

23 comentários :

  1. Clara19:37

    Luminha...sumi um pouco mas estou voltando e colocando em dia a leitura dos seus textos. Bj, linda!

    ResponderExcluir
  2. Mago19:38

    Pode sre que sim, afinal ou apoiam ou todos estaremos sujeitoa a penas obedecer as ordens qeu vem de lá sem se quer poder dar um palpite, acredito qu e apergunta mais correta seria. Será que o nosso País está preparado para enfrentar as controvérsias que uma cadeira dessas onde existem muitos países, mas a decisão ainda é uni-lateral pode proporcionar? espero que sim, como brasileiro acredito na força do nosso país e no potencial que existe e prec isa ser desenvolvido para o boim de todos! beijos do Mago

    ResponderExcluir
  3. Velasco19:38

    Putz, até hoje eu estou sem telefone, consequentemente sem net. Essa semana sai...
    Ou, vai ter churrascão aqui em casa no sábado! Vc mora longe? Mora fora da cidade?
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Perturbada19:39

    To passando pra dizer que brigadao pelo seu comentario e pela força... e que no final desta semana eu vou fazer de td pra postar um post la rs...
    espero conseguir! pq meu animo nao ta muitto bom nao...
    bom fds...
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Dora19:39

    Penso que é questão de tempo, Luma. Há uma lógica nisso tudo. O Brasil se coloca realmente com candidato provável a ocupar a vaga no conselho de Segurança da ONU.O governo tem trabalhado para isso...E como vc colocou: será que vai obter apoio dos vizinhos? A recente acolhida ao presidente do Equador é mais um passo nesse sentido...não?
    Beijos. Dora

    ResponderExcluir
  6. Glau19:39

    Oi Luma, tudo bem?
    Só quero esclarecer algo sobre meu último comentário. O argentino não foi indiciado por racismo, mas por outra coisa que não sei, por isso coube fiança.
    E ai, novidades?
    Glau.

    ResponderExcluir
  7. Renata19:40

    oi, luma!
    sim... falha na memoria e não adianta tomar fosfosol, preciso mesmo é trocar o "staff"
    kkkkkkkk
    boa semana pra voce
    beeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  8. Fabiano Fusaro19:40

    Po... muito bom seu texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Manoel Carlos21:55

    Quem frusta as esperanças do povo...

    ResponderExcluir
  10. Grace Olsson21:56

    OI, Luma,.,..te encontrei lá nos comments da Cilene.E vim seguindo até aqui.Vou voltar mais vezes.Mas, de antemäo te digo que as minhas verdades näo säo absolutas em relacao a nada.Mas, minha vivência , sim!Cada UM é CADA UM!Óbvio, e os olhos que eu vejo a vida näo sao os mesmos olhos de outra pessoa.Mesmo que essa pessoa tenha a idade e a vivência similar à minha.
    Dias Felizes para ti e que cotninues ILuminada Sempre!!

    ResponderExcluir
  11. Dani_Florzinh@21:56

    Ótimo texto, vim te desejar uma ótima semana!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  12. Patty22:22

    Bom Dia LUma...achu q to sempre comentando atrasada neh...rs...bom...um dia eu concerto rs...bjinhus

    ResponderExcluir
  13. Bené Chaves22:22

    Oi, Luma: passando pra te agradecer sua simpática visita e aproveitar e comer muita banana(rs).
    Um beijo vitamínico...

    ResponderExcluir
  14. Oi,LUMA,ainda tenho milhares de duvidas com relação a este assunto.
    Poderia aqui escrever um romance,mas o tempo urge...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Doidivanas22:23

    Sabe aquela história de que é cobra comendo cobra, então fico reciosa com o apoio (ou não) ao Brasil.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. Chico22:23

    Oi,

    Fiquei surpreso com o post... Muito bom !
    QUanto ao caçula, é claro que eu eu sei o que é !!
    Té a próxima,

    ResponderExcluir
  17. Edgar Borges22:24

    A América Latina é um complexo emaranhado de interesses e contra-interesses sem fim.

    ResponderExcluir
  18. Yvonne22:24

    Luma, estou com o Edgar Borges e não abro. Beijocas. Cadê você no NPN?

    ResponderExcluir
  19. Thayná Cavalheiro22:25

    "Eu estou sempre fazendo aquilo que não sou capaz, numa tentativa de
    assim aprender como fazê-lo".

    Há, aquele dia falei que acordei e fui fazer almoço, pq no sabado geralmente sou eu que faço almoço, pq minha irmã faz de segunda a sexta, ai no sabado que estou em casa sou eu...hehehe bjus. continue a me visitar...

    ResponderExcluir
  20. FrOg22:25

    Sinceramente!? Não sei... o Brasil é tido como bola da vez, sendo um país em crescimento e também por ser uma 'possível potencia mundial'... todos andam condenando o ato do Brasil exilando Gutiérrez, mas na verdade o Brasil está de olho numa Cadeira no Conselho de Segurança... nada mais... o fato da fraqueza de governantes populistas, mostrados pela America Latina e também por Lula, se dá o fato de não serem preparados e usarem de demagogia tamanha para subirem no alto poder... é incrivel ainda como o povo é alienado por propagandas e como a elite politica é despreparada... enfim...
    Você viu aquela frase no Manhatan Connection!? hehe, beijos...boa semana, téMais!!! =D

    ResponderExcluir
  21. FrOg22:26

    Li o post seu sobre o Grafite, com o texto de Urariano Mota, muito bom... ele, honrando sua raça, expõe muito bem idéias e contextos históricos, justificando o erro do jogador do Quilmes e condenando-o... achei muito bom o texto, mostra que muitas vezes, a culpa histórica que desviam, se dá também pela inveja histórica que os brancos têm dos negros, por sua raça mais forte, mais rápida... força física superior. Apesar que do momento que o que acontece em campo, seja levado para o extra-campo, há uma polêmica sensasionalista criada em cima do caso, que é demais... foi isso que eu achei tolice e condeno o fato de condenarem o jogador, como se fosse um fato isolado... mas enfim, é!? Já estão esquecendo de tudo mesmo... =

    ResponderExcluir
  22. Simone22:39

    Engraçado que eu estava a pensar sobre a crise do Equador hoje, enquanto eu vinha no carro, ouvindo uma música clássica e pensando na vida e em tudo isso. Quer saber? Ainda prefiro poesias...rs.
    Meu beijo Luma.

    ResponderExcluir
  23. Nc Mut22:40

    Putz... dessa eu não sabia... valeu a pena ter acordado hoje...

    Se bem que eu prefiro este blog falando de coisas mais suaves... é menos chateante e mais divertido... :D

    Bjs!

    PS:Eu queria passear de Zepelim porque dá pra observar toda a cidade!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor