Regras de Uso Eletrônico



Sabemos que o uso incorreto da internet pode comprometer negativamente a imagem de uma pessoa ou mesmo de uma empresa. As empresas incentivam o uso do e-mail, por ser mais eficaz, diminuir o emprego de papel, agilizar o trabalho e por isso adotamos regras para combater o tempo e energia gastos no uso do e-mail.

O e-mail é ferramenta indispensável no dia-a-dia da empresa; é através dele que enviamos relatórios aos subordinados, solicitações do chefe, comunicados internos e externos, contactamos fornecedores e clientes, fazemos contratações, tomamos decisões de compra e venda, etc.. Sem falar nas piadas, correntes, recados, propagandas indesejadas, cartões virtuais e os famigerados pps.

Como devem ser os e-mails pessoais, profissionais e móveis? Como saber se o conteúdo de uma mensagem encaminhada é verdadeiro ou falso?

Existem algumas dicas de cuidados com html, tamanho de e-mails e anexos perigosos. Leiam, apliquem e instruam os amigos a fazerem o mesmo.


- Evite mandar e-mail em html, do tipo papel de carta com cores de fundo, fontes especiais, gifs animados... só se permita fazer esse tipo de coisa se a mensagem em questão for comemorativa ou alusiva a algo especial. Em tempos onde o tráfego intenso na web e por causa do spam, evite mensagens pesadas que contribuem ainda mais para o congestionamento dos servidores.

- Não demore muito para responder um e-mail. Quando isso acontecer, deixe a mensagem original do remetente. Quem enviou a mensagem para você não é obrigado a lembrar de todos os e-mail que enviou a tempos.

- Nem todo assunto pode ser tratado por e-mail. Muitas vezes o telefone é a melhor forma de contato.

- No envio de e-mail para diversas pessoas, a recomenda é usar o cco (cópia oculta).

- Não se deve enviar qualquer tipo de imagem ou mensagens para seus amigos, sem antes perguntar se eles estão dispostos a recebê-las. Lembre-se que podem acessá-las de qualquer lugar, inclusive na frente de crianças.

- Tome cuidado com mensagens enormes, que possam atrasar a conexão. Lembre-se que um computador lento é motivo de muita irritação. Por isso, quando quiser dar sugestão de um site para um amigo, mande apenas o endereço. Evite mandar a página.

- Webcards estão fora de moda. Ninguém mais abre links de cartões virtuais, tamanho o número de scams que usam esse tipo de formato para atrair trouxas. Mande uma mensagem pessoal caprichada, com suas próprias palavras, que têm muito mais valor que bichinhos em flash.

- Pergunte antes para a pessoa se ela gosta de receber mensagens fofinhas ou com piadas. O mesmo vale para mensagens encaminhadas n-vezes, com anexos em ppt/pps.

- E-mail é uma ferramenta de trabalho para muita gente, outros só usam para brincar. Quantos "amigos" você tem que sequer te dão "oi" e só sabem enviar esse tipo de coisa? Anexos exe. nem pensar, a maioria dos vírus estão nesse formato! Então amores, mande mensagens originais para seus amigos.

- Antes de encaminhar mensagens, que mande tomar cuidado com vírus, de clonagem de telefones, com dicas disso e daquilo, verifique o procedência do e-mail! Principalmente aquelas que mandam você encaminhá-la para o maior número de pessoas possível. Denomina-se essas histórias mentirosas de hoax. Além de prejudicar os amigos, você passará por trouxa. Uma boa dica para checar a veracidade dos boatos da web, por alguns sites, por exemplos: Lendas Urbanas e E-farsas.

- E-mails leves, em texto puro, são os ideais para a maioria das mensagens. Lembre-se que muitos internautas brasileiros ainda usam a conexão discada ou suas máquinas não são de última geração ou seus webmails são gratuitos (yahoo, hotmail, ig, etc) neste caso, os webmails não gerenciam direito o html do corpo da mensagem.

- Cuidado com assinaturas de e-mail muito longas com firulas em html e também não faça o oposto, ninguém gosta de responder a alguém que não se identifica, que não diz de onde é, que se atém a um nick.

- Tenha um e-mail profissional e um e-mail pessoal, separados. As empresas não gostam de funcionários trocando piadas ou pornografia em seus e-mails institucionais, e isso é monitorado. Pode dar demissão por justa causa, já que o domínio do e-mail pertence à empresa. No extremo oposto da questão, use ao menos seu nome no e-mail de uso "sério". Se você fosse um recrutador, se animaria a ler o curriculum de alguém cujo e-mail é: morena_fofa[at]hotmail.com ou Saradoparadonaesquina[at]ig.com.br?

- Se você é autônomo ou tem sua empresa, registre seu domínio. Os clientes não vêem com bons olhos uma empresa ou prestador de serviços que usa webmail gratuito, pois o cadastro desses serviços não é rigoroso com a identidade da pessoa.

- E-mails sem cuidado algum com a redação são fatais para sua imagem. A correspondência eletrônica é a evolução da correspondência em papel, os cuidados devem ser os mesmos. Procure usar a língua portuguesa corretamente, do contrário, destinatário desistirá da leitura no meio do caminho.

- Lembre-se: seu e-mail mostra exatamente como você é. Isso pode ser bom se você for consciente, porém é fatal para os descuidados.

Use e abuse corretamente! (rs*) Leve a imagem do post com você!

Mesmo sabendo de todas essas regras, um tempo atrás, por um descuido, enviei um e-mail sem cco para uma lista na blogosfera (o assunto em discussão: confissão de um estupro), não tinha nada a ver como o blogue e isto me gerou um certo aborrecimento, que via de regra, é contornado com a boa vontade de quem recebe, bastando, deletar o e-mail. Porém uma das pessoas cometeu a grosseria de enviar e-mail reclamando do ocorrido, expondo a mensagem para todos e sendo indelicada com os demais. Um erro não se conserta com outro erro. Vale a lição e quando isto ocorrer, enviem e-mail diretamente para a pessoa que cometeu o erro, não querendo ser o 'sabe tudo' diante da 'galera'. E ainda tem gente se valendo deste fato. Fato é que na blogosfera, assim como na vida, basta um deslize para você ser 'enquadrada'.

Em tempo: só passem adiante mensagens recebidas com o consentimento de quem enviou e no caso de haver uma lista de e-mails, exclua a lista antes de encaminhar o seu e-mail.

Leia também e-lixo, filhos da informática.

*Acompanhem as postagens do Movimento Blog Voluntário via twitter e não se esqueçam de usar a tag #mbv2009 quando se referir ao movimento.

Este texto é uma republicação - publicado originalmente no início do ano de 2005 e como de praxe, mantive os comentários antigos.

O texto continua atual e expõe algumas regras para quem inicia sua vida online e também para aqueles que mesmo utilizando da web a bastante tempo, se esquecem, relaxam ou não sabem de algumas regras (etiquetas) para melhor utilizar do serviço de e-mail.

Boa semana!!
Beijus,

10 comentários :

  1. Anônimo18:58

    Infelizmente uma maioria não respeita essas regras, meu anjo. Mas o post foi ótimo. Tomara que as pessoas certas venham ler,o que não acredito. Um beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. O Luz de Luma também é serviço de utilidade pública. Valeu.
    Um beijo e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Obrigado! Obrigado! Olá volto para agradecer por sua visita e também pelo seu gentil e amável comentário. Sinto-me feliz e honrado por sua amizade, muito gratificado pelo apreço que demonstra ao nosso trabalho. Obrigado mais uma vez por sua presença freqüente. James Greene costumava dizer; "Todo o bem que eu puder fazer, toda a ternura que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu os faça agora, que não os adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes pelo mesmo caminho.” Confesso que é muito confortante ter bons amigos mesmo que seja virtual, não importa. Assim desejo tudo de bom para você. Volte sempre! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Tenha uma semana recheada de muito brilho, sucesso, paz, saúde, bênçãos, proteção e alegria. Que Deus esteja presente em cada momento. Um fraterno abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  4. Luma, esse deveria ser um texto pra ser repassado a MUITA gente!!!!

    tem cada email viu? putz!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas desse post, vou copiar e passar por e-mail para meu amigos, posso?

    Obrigada pela visita! Não sei se pegou algum selinho para vc, mas deve pegar sim, só se quiser claro!

    Estou querendo fazer um pouco diferente em relação ao selo, quem fizer um comentário dizendo que pegou eu coloco o link na postagem, mas só quem quiser mesmo, não gosto de nada imposto contra a vontade, então querendo é só deixar um comentário me avisando que pegou um selo e qual, daí eu coloco seu link na postagem em retribuição.

    Agradeço o comentário! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ops! Descobri que não posso copiar o texto! Que pena!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Vc poderia fazer um post tbm sobre o Twitter... haha... Ainda não entendi aquilo direito... Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, ótimo!!!!!
    Vou passar pra toda a minha lista, inclusive do trabalho, recebo cada e-mail...
    E concordo com a Jack, twitter popularizou demais nos ultimos meses, tá precisando de umas regrinhas de bom uso como essas aí também...

    Bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Puxa! Como o texto está atual, nem parece que é de 2005.
    Eu quase não abro mais e-mails, recebo tanto spam que desanima.
    Mas seria muito importante as pessoas começarem a seguir algumas regrinhas básicas e principalmente colocar o bom senso em prática.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi,primeiro te agradeço à presença no meu blog..........que legal o seu texto....realmente,mt gente deveria ler.....abs,Monique

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor