COMO PODEM OS INTELECTUAIS TRABALHAREM PARA OS POBRES

Confesso que nunca dei nada para o Lula, nem o meu voto. Em Davos disse que o Brasil precisa ser duro contra a inflação, criticou os EUA, cobrou vaga na conselho da ONU, evitou ter encontros com Bil Gates, pediu ajuda para combater a fome no mundo, mostrou o crescimento do país, pediu ajuda de investimentos estrangeiros, assinou programa de co-financiamento para Haiti, recebeu elogio de Bono Vox, fez Sharon Stone chorar e num ato involuntário pedir dinheiro para a África. E, daqui a pouco ninguém vai saber onde fica o Brasil...

Para aquela platéia endinheirada, pediu atenção para os pobres do mundo. Tá Certo! O país cresceu, está controlando a inflação (?) e não tem pobre. Pobre só o mundo tem. Porque no Brasil, pobre tem vergonha de dizer que é pobre e daqui a pouco até os ricos terão. Ficará tudo "classe média", "classe alta", "classe altíssima"...

ERA UMA VEZ UM MENINO QUE SE PERDU PELOS BREJOS DA TERRA DE MEU-DEUS...(Valdomiro Braz).

O que é pobre? pobre é classificado dependendo do lugar onde mora. O pobre europeu é diferente do pobre brasileiro. O fato de ser operário não define o pobre, no Brasil a instablidade demográfica é o que define o pobre, o nomadismo - o termo: Fulano se virou - ele está se deslocando. O pobre é pobre quando não tem emprego e endereço. Antigamente o pobre era tido como vadio: fulano é vadio.

É nesta hora que entra o intelectual, uma das células da sociedade. A maioria dos intelectuais sentem angústia de não se sentir útil, chegam em um estágio de saber, não habilitados para resolver os problemas da miséria, ele é excluído por saber.

Partindo do princípio que todos os homens podem ser intelectuais e trabalhar com a cabeça para colocar idéias e ideais em outras cabeças, diria que existe uma minoria chamada de "Advogados da Intelectualidade", aquele que tem uma visão geral e universal de dominação social.

A preguiça de saber como a sociedade está funcionando é o que faz cair no marasmo da ignorância. A mídia trabalha com a aparência, A notícia é aparente, cabe ao intelectual dismistificar estas aparências por detrás da notícia para os pobres. Nem tudo que se vê é o que parece ser,

O intelectual deve "suicidar" seu lado intelectual para parecer diante do seu contrário. Uma secretaria de cultura é um estado ampliado de intelectualidade. Qualquer pessoa pode exercer sua intelectualidade, alguns exemplos:

Arthur Bispo do Rosário: Escultor, expressou sua arte para os pobres, não frequentou universidade e passou parte de sua vida internado; Paulo da Portela: compositor, foi o inventor das escolas de samba; Nei lopes: autor e interprete de música popular. Abandonou a carreira de advogado para se dedicar a música e literatura, impulsionou o chamado "pagode de fundo de quintal", rompeu a barreira do preconceito que imobilizava a produção de sambistas oriundos de escolas, autor de várias obras, é um dos dirigentes da AMAR-SOMBRÁS - sociedade de gestão autoral, sócio correspondente do CICIBA - Centro internacional das civilizações Bantu e trabalha em uma obra ambiciosa para reunir verbetes sobre o universo do samba e choro. E, finalmente Mário de Andrade: Que em seu Turista Aprendiz diz: O BRASIL É FEIO, MAS É GOSTOSO!

Texto inspirado na mais recente obra de Joel Rufino dos Santos.

beijus,

28 comentários :

  1. Estive no blog do Nei Lopes e o convidei para vir aqui dar o seu pitaco. Quem quiser conhecer de perto o trablho dessa "sumidade" passa lá www.neilopes.blogger.com.br. Beijos e bom dia! Luma

    ResponderExcluir
  2. Vim agradecer a visita e dizer que quem inspirou-me lá foi Clara em suas escuridões de escorpião...
    Quanto aos seus questionamentos aqui, sinto que tudo não passa de uma hipocrisia tamanha, tentativas embelezadas pela crença dos mesmos, dos pobres... teoremas que nunca serão verdade. É triste. Muito triste.
    Beijos de boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Hipocrisia é querer tapar o sol com a peneira e demonstrar uma virtude que não se tem. Beijus

    ResponderExcluir
  4. Oi Lú,
    É mesmo tem razão quem é pobre, quem é rico? O que é o Brasil?
    Temos que esperar pra ver onde vamos parar com o governo ou tentar fazer a nossa parte e arregaçar as mangas e ajudar com campanhas.
    Acho que o governo tem a parte dele e nós também.
    O Brasil tem condições de manter a população bem de vida, é só mexer alguns pauzinhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Luma, tdo bem? Brigadasso pela visita no meu blog, viu? Eu fico muito feliz!!! Só estou passando pra deixar um oizinho mesmo, pq hj to atarefada até na tampa mas depois venho deixar um comentário decente sobre teu post de hj, ok? Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Querida Luma, Feliz pela sua visita... Arrisca sim, a poesia faz morada nos recantos de seu ser. Gostei da citação do meu amigo poeta (Valdivino Braz)"Eu não sou eu.

    Era uma vez um menino que se perdeu

    pelos brejos da terra-de-meu-deus"...

    (Valdivino Braz)depois você verifique o nome houve um erro de digitação.
    Carinho sempre,
    Weder Soares.

    ResponderExcluir
  7. E aewwww muié... primeiramente, amei os elogios, mto fofos, e o Di, realmente ele tá um gatinho, mas nem sempre foi assim não =(
    Powwwww, o Lula nos surprendeu com o que disse em Davos, nem eu esperava isso... caramba... powww bem legal o seu blog, assunto do momento, preciso ter umas aulas com vc, pq no meu só tem sobre midia ahUIhauiHAuihaiA, não q isso não seja midia, mas é uma midia mto intelectual pra mim ahauahiHAUiahIA, então... voltarei... se cuida muie... bjão!

    ResponderExcluir
  8. A maior pobreza é a "falta de indiganação", que nos coloca apáticos diante de tudo que nos desagrada. Aguentamos impostos escorchantes, políticos corruptos... e tudo continuando igual.... aí, pobres são os outros, a culpa é do governo, "eles" é que matam....

    ResponderExcluir
  9. é impressionante como obrasilwiro se identifica com o mediocre. eu tb não suportoo lula... e amei o txt! =) beijinhos... =)

    ResponderExcluir
  10. TIVER UM PROFSSOR QUE SE FOSSE VIVO, ADORARIA SEU TEXTO, ASSIM COMO EU ADOREI.

    BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  11. Então...ser ou não ser intelectual é a questão???

    Acho que são coisas a serem discutidas no churrasco.

    ResponderExcluir
  12. Oi Luma. bem pela janela de comentários não dá p/ dar a aula pois tem uns códigos que não são aceitos. O que eu posso fazer é mandar por e-mail. Vc tem um?

    ResponderExcluir
  13. Chic Luma teu blog. Casa própria hein?...
    Adorei o texto e dei boas risadas. Sempre foco o ironismo nos textos reflexivos. Engraçado também que hoje coloquei no link "eu que fiz" uma frase dizendo que pobre ainda vai ser cult. E aí vai...
    Ah, veja este site que bacana:
    www.operabufa.com.br

    bjo pra ti
    bom dia, boa noite
    Velasco

    ResponderExcluir
  14. Muitoooo legal este texto. Parabens! 'E isso ai/// e o pior sao os intelectuais que nao se sentem uteis. Entoa AJA porra. Cheers !

    ResponderExcluir
  15. Olá Luma, vim até seu blog pelo exepes...ela está muito lindo...adoro cor de rosa...rs...Referente ao coment...a pior pobreza q existe é a de espirito, pobres as pessoas q são assim...bom...vou ficando por aki...bjus

    ResponderExcluir
  16. Esse discurso é bem mais complexo que isso, pode acreditar. Mas, prometi que não ia mais me meter em política, tampouco me inflamar por uma corrente de pensamentos e não vou.
    Portanto, deixo apenas meus votos de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  17. Nem tem o que falar sobre o Lula!!!
    Péeeessimo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ola Luma. Li todo o post mas meu comentário se limita ao título do post "Como podem os intelectuais trabalharem para os pobres".
    Normalmente o intelectual é aquela pessoa que conhece muitas coisas, estudou bastante, tem títulos acadêmicos, etc. Porém não é isso que define o sucesso. Do que adianta ter muito conhecimento se não sabe como e onde utilizar? E isso não depende da intelectualidade da pessoa, mas de experiência emocionais, tato, intuição. Para muitas coisas é impossível prever racionalmente a solução. É claro, existem pessoas que tem muito tato, mas não são intelectuais, e vice-versa, como tem pessoas com a mistura dos dois. Mas acredito que descobrindo o perfil da pessoa é mais fácil encaixar numa profissão ou atividade que melhor desenvolva seus talentos.
    Beijos, Glau.

    ResponderExcluir
  19. Marcelina01:04

    Partindo do princípio do texto que diz que qualquer pessoa pode ser intelectual, no meu humilde mundinho contribuo em dois dias pela semana em ensinar aquilo que sei para as pessoas que não tem acesso ao estudo, seja por falta de dinheiro ou oportunidades. Adorei o texto..

    ResponderExcluir
  20. Marcelina, vc entendeu bem o que quis transmitir no texto, tanto que dei exemplos de pessoas que tiveram dificuldades nesse Brasil de meu Deus para conseguir um lugar ao sol...beijus

    ResponderExcluir
  21. Weder, realmente o nome foi digitado errado, obrigada...

    ResponderExcluir
  22. Audrey01:05

    Lula esta sendo uma das maiores decepcoes da minha vida. E nem posso culpar a ele. Culpo apenas a mim mesma por esta estupida tentativa de escapar de algo ruim atraves de uma coisa pior ainda.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo01:05

    Audrey,
    Este comentario seu mostra realmente que voce é estupida.
    È só olhar os resultados praticos desse periodo de Governo e da pra saber que as coisas estao melhorando.
    Claro que nao seria possivel consertar o Brasil num periodo tao pequeno, mas nunca o Brasil esteve tao bem.
    Se informar nao faz mal a ninguem.

    ResponderExcluir
  24. Carlos Prates01:05

    desculpa...saiu sem meu nome o comentario anterior

    ResponderExcluir
  25. Audrey01:06

    Carlos Prates
    Meu comentario sobre o governo Lula reflete apenas e tao-somente minha OPINIAO e nao tem a pretensao de ser verdade absoluta sobre o assunto. Sou uma pessoa extremamente bem informada, por gosto e por opcao. Por gosto, porque a leitura sempre foi uma de minhas atividades preferidas. E por opcao porque julgo de suma importancia saber o que se passa no meu pais e no mundo. Minha opiniao, portanto, e fruto de reflexao apos MUITA informacao. Tenho certeza de voce e uma pessoa muito bem informada e que a sua opiniao aqui tambem foi fruto de reflexao. Apenas nao chegamos a mesma conclusao. E estamos muito acompanhados nas nossas respectivas opinioes. Nenhum governo e isento de criticas e ha sempre milhoes de pessoas contra e a favor, cada lado munido de dados, pesquisas e bons argumentos a favor do seu ponto de vista. Por isso, peco a voce a gentileza de nao se referir a mim como estupida simplesmente porque nao partilho de sua opiniao. Alem do mais, falta-lhe informacao para

    ResponderExcluir
  26. Audrey01:06

    (nao coube o final no comment anterior - peco desculpas por ter sido tao extensa ...)
    ... falta-lhe informacao para chegar a tal conclusao a meu respeito. Voce leu apenas quatro linhas escritas por mim, onde apenas expresso uma opiniao diferente da sua. Nao me parece material suficiente pra voce considerar estupida uma pessoa que sequer conhece.

    ResponderExcluir
  27. Audrey, muitos brasileiros estão tendo o mesmo pensamento seu e não precisa ler muito para isso, basta ter olhos e ver o que está acontecendo. Beijos

    ResponderExcluir
  28. A gente vai dando uma volta pela casas dos amigos e vai descobrindo como elas foram construídas.
    Interessante sua primeira postagem, mais ainda quando olhamos o Brasil que você vê lá e como ele hoje está.
    bjs

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor